Versão liberada dia: 24/09/2018
Versão Intellicash: Mínima 3.0.141.001
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.003.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.31
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor SAT: 1.0.0.4
IntelliCash: 3.0.141.001
Foi criado um programa de fidelidade onde o usuário poderá cadastrar a forma de aquisição de pontos e resgate na retaguarda. Após importado no frente de caixa e identificado o cliente no cupom, o sistema irá computar pontos baseado no valor da venda. No caso abaixo temos uma imagem da consulta de pontos e também do fator de multiplicação que é baseado na forma de pagamento:
Foi criado um menu novo no frente de caixa, em que o mesmo permite efetuar o resgate de pontos, diretamente no banco de dados da retaguarda, como descrito no tópico Resgate de Pontos.
Apartir desta versão, o usuário poderá adicionar um preço diferenciado para um cliente na retaguarda e este será exportado para o frente de caixa. Uma vez identificado o cliente no cupom fiscal, o respectivo produto irá receber o valor de desconto cadastrado. Abaixo temos a imagem do preço por cliente mostrado no cadastro do produto no frente de caixa:
Criada uma ferramenta para validação dos cupons fiscais eletrônicos emitidos no sistema com os recebidos e registrados pela SEFAZ, acessível pelo menu SAT na opção Conferência dos CF-e na SEFAZ, conforme a imagem abaixo:
Mais detalhes em Conferência dos CF-e na SEFAZ.
Nesta versão foi tratado para que o sistema efetue a comparação entre os seguintes tipos de desconto que podem incidir em um item:
|
|
|
Em seguida escolha o maior desconto a ser aplicado. Esta função foi implementada pois em um mesmo item não pode incidir dois ou mais descontos devido a restrição do equipamento ECF. No caso do desconto do item(F5) e no desconto e acréscimo na finalização do cupom o sistema mantêm estes valores acima dos outros pois é uma regra da Especificação de Requisitos do PAF-ECF.
Foi adicionado no servidor novas tags, com o objetivo de auxiliar no tratamento de erros de resposta do SAT. As mesmas devem ser setadas na tag [SAT]. São elas:
ValidarNumeroSessaoResposta=0 |
0 - Desabilita 1 - Habilita Utilizada para quando o sistema pedir um determinado processamento para o SAT, ao retornar a resposta, compara o número de sessão enviado com o número de sessão recebido. Caso difira, tenta novamente o número de vezes setado na variável a seguir. |
NumeroTentativasValidarSessao=1 | Utilizado quando o comando acima está habilitado. Caso o comando difira o número de sessão no retorno, reenvia os dados na tentativa de recuperar a informação correta. Não é recomendável setar o valor do número de tentativas para além de 3. |
NumeroTentativasComando=3 | Número de tentativas para reenvio de comandos para o SAT, caso seja reportado erro no processamento, principalmente, erro de abertura e leitura da porta de comunicação. Não é recomendável setar o valor do número de tentativas para além de 3. |
IntervaloEsperaComando=1000 | Tempo de espera para reenvio do comando setado pela tag anterior. |
ForcaHorarioNTP=0 |
0 - Desabilita 1 - Habilita Quando habilitada esta opção, ao invés de consultar a data e a hora atual do equipamento SAT, o sistema efetua a consulta diretamente nos servidores do Brasil do site NTP.br via Network Time Protocol. Caso seja necessário utilizar esta opção, o suporte deve ser notificado. |
Foi criado um menu para permitir importar as tabelas SPC_OPER_CONTRIB$PROD_ALIQ_ZERO, SPC_OPER_CONTRIB$PROD_MONO_AD, SPC_OPER_CONTRIB$PROD_MONO_AU e SPC_OPER_CONTRIB$PROD_ST atualizadas diretamente da retaguarda. Este valor é utilizado no processo de venda. Segue a imagem:
Adicionada uma configuração para que o cliente possa escolher se no caso do parcelamento, caso sobre algum valor residual durante a divisão das parcelas, se o mesmo irá incidir na primeira ou na última parcela.
Para que o operador possa duplicar um cupom fiscal, foi adicionada uma permissão específica. Esta permissão não será pedida, caso o sistema detecte que houve, por exemplo, no caso do SAT, uma falha de transmissão, onde o processo de duplicação faz parte da contenção.
Adicionada uma opção para que no relatório de entrega, caso esteja configurada, entre cada informação será inserida uma ou mais linhas em branco, com o intuito de facilitar a leitura pelo funcionário. Segue a imagem:
Ao fechar o turno, o sistema irá validar se em alguma venda ou cancelamento ocorreu algum erro de comunicação entre o PDV(cliente) e o servidor SAT. O objetivo é eliminar problema de sincronia entre os dados de cupom do servidor e do frente de caixa. Se algum problema for detectado, será mostrada a seguinte tela:
Inserido um looping de tentativas de reenvio ao servidor para casos de falhas de processamento no Servidor SAT (estouro de timeout de resposta, por exemplo) nos comandos de envio dos dados de venda, cancelamento e consulta dos status de operação do SAT. As tentativas serão contadas e, caso o usuário desista de reenviar o comando, será registrado em log a quantidade de tentativas executadas.
Foi tratado para que o sistema importe o agente como cliente e funcionário, dependendo do modo que o tratamento da venda para este caso específico esteja configurado na retaguarda. Anteriormente o sistema dava prioridade para funcionário quando este também era do tipo cliente.
Foi eliminado o uso de datas fixas, inicializadas junto com o sistema, para leitura da data corrente da máquina, a fim de evitar possíveis divergências em casos em que o sistema permaneça aberto durante vários dias seguidos.
Adicionado um novo tipo de relatório gerencial, denominado Entrega para que os comprovantes de entrega possam ser diferenciados dos Relatórios Gerais. O número de sequência deste novo relatório é 17, devendo ser cadastrado e associado ao ECF. Para clientes que utilizam apenas o SAT, nada precisará ser feito.
O ECUpdater e os processos de importação foram revisados a fim de agilizar o processo e eliminar registros antigos. Foi adicionado no EasyCash1.ini a tag [EcUpdater] contendo a configuração nivelLog, com o objetivo de controlar o que será logado pelo EcUpdater. Definiram-se três níveis para esta configuração:
nivelLog=0 | Não loga nada, nem mesmo exceções, exceto as mais críticas. |
nivelLog=1 | Definida como padrão, irá logar apenas o horário de início e de término das verificações de importação e todas as exceções. |
nivelLog=2 | Logará tudo, conforme era inicialmente. Recomendado para casos em que se queira analisar algum erro específico do aplicativo. |
Na tela de cancelamento de itens, foram adicionados dois botões, sendo um para permitir ir para o ultimo item da lista (Alt + U) e outro para ir ao primeiro item da lista (Alt + P), além do atalho para cancelar o último item sem que a lista seja percorrida (Ctrl + U).
Processo de troca de mercadoria reajustado para permitir efetuar várias trocas de um mesmo item de um cupom fiscal, desde que a quantidade já trocada não ultrapasse a quantidade registrada na venda.
Mensagem informativa do TEF solicitando a retenção do cupom foi suprimida nos casos em que houver cancelamento de cupom contendo cheque TEF e este cupom não tenha sido finalizado.
Foi liberado no frente de caixa o uso de Clientes de Atacado para operações de entrega, vasilhames, troca de mercadoria e na identificação do cupom fiscal em geral, não sendo mais tratado com o tipo Cheque a Vista/Cheque a Prazo. Foram realizadas também correções a fim de melhorar integração entre os clientes provenientes do Intellicash para as operações de troca de mercadoria e vendas em cheque.
Implementado para que na tela de orçamentos no frente de caixa, possa ser efetuada a busca dos orçamentos gerados no IntelliCash por meio do código interno, conforme a imagem abaixo:
Na ferramenta de sincronização de cupons entre o sistema e o ECF acessível pelo menu:
Utilitários → Ferramentas → Sincronização Cupom → ECF |
Foi adicionada a possibilidade de inserção de um item em algum cupom fiscal que necessite de manutenção. A operação poderá ser feita pelo atalho F6 ou pelo botão direito do mouse, no subitem Adicionar Item (F6), disponíveis apenas quando a Ação → Permitir Modificações estiver habilitada.
Foi adicionado na ferramenta de reimpressão, acessada na tela principal em SAT → Reimpressão ou pelo atalho Ctrl + P, na tela de venda, a opção de reimpressão do relatório de encerramento do dia da data desejada.
Na tela de configurações da impressora POS, acessível em:
Configurações → Aba Equipamentos → SAT → Impressão |
Foram adicionadas quatro novas configurações:
|
Determina o número máximo de bytes a serem enviados pela porta serial. |
|
Determina o tempo em milissegundos a ser aguardado pelo sistema antes do envio do próximo Buffer de dados. |
|
Tempo máximo que irá esperar uma resposta da impressora para considerar a mesma inoperante. Esta propriedade funciona no nível mais baixo de requisição ao hardware. |
|
Limita a quantidade de informações que estarão no buffer para envio para a impressora. |
Os valores podem ser reajustados para compatibilização com os vários modelos de impressora.
Nesta aba, foi melhorada a visualização das configurações em alguns aspectos:
- Retirada a porta, que se referia ao Enterprise, que não é mais utilizado no EasyCash
- Adicionado o caminho do banco de dados do IntelliCash, que é efetivamente utilizado pelo EasyCash para conexão com a retaguarda
- Adicionado o timeout do ping, melhorando na tela, a descrição de cada item, facilitando a identificação
Segue a imagem:
O Relatório de Encerramento do Dia do SAT será emitido em um tipo próprio, ficando definido agora da seguinte maneira internamente as identificações:
Várias procedures do banco de dados foram revisadas a fim de delimitar e padronizar o tamanho dos caracteres requisitados, eliminando a possibilidade de erro de truncamento de string.
Devido ao tratamento de cliente e funcionario de forma separada no fechamento de caixa realizado no IntelliCash, foi necessário adequar também o frente de caixa. Para que o EasyCash respeite a alteração, basta realizar uma exportação completa de Clientes no Intellicash e reimportá-los no EasyCash sempre que a configuração “5903” do IntelliCash for alterada. Desta forma, todos funcionários serão tratados como clientes, caso o usuário opte em não trabalhar com fechamento em funcionários.
Na tela de venda do EasyCash, na identificação do consumidor(F6) e escolher para cadastrar um novo consumidor, foi corrigido para que o operador não possa adicionar mais de 30 caracteres.
Efetuada uma correção, onde na tela de dados inconsistentes do TEF Automático, só mostre as formas de recebimento FILHO se houver algum registro PAI.
Quando possuísse mais de um tipo de vasilhame no ticket e este não estivesse sido utilizado no cupom fiscal, era ignorado no ticket residual. Correção efetuada para gerar ticket residual de vasilhames diferentes sem correspondência no cupom fiscal.
Correção efetuada para dimensionamento correto do código de etiqueta, dando maior flexibilidade às configurações por valor, peso ou quantidade dentro do limite de 13 caracteres. Na interface de configuração, foi adicionado também um campo para inserção de um exemplo de etiqueta para verificação se o código lido corresponde ao gerado pela balança.
Quando o registro estivesse com situação em aberto, apresentava-se para este registro, um valor incorreto. Foi corrigido para evitar valores de campos que deveriam estar vazios.
Correção adicionada pela Software Express para solicitação de saque em cartões que não possuem saque, caso no mesmo fluxo tivesse sido efetuado e cancelado anteriormente uma solicitação de saque. Correção testada com a versão 6.1.114.44.r1 do CliSiTEF.
Foi visto que alguns tratamentos para o TEF homologados para o ECF, não estavam funcionando para o SAT. Como não existe ainda um roteiro específico para o SAT e NFCe, vários tratamentos foram revisados para impedir possíveis erros críticos que possam influenciar as transações TEF. Compatibilizado com o Roteiro de pré-homologação CliSiTEF versão 15.
O relatório de conferência não estava mostrando as informações corretamente quando configurado para exportar a conferência para o IntelliCash. Foi corrigido para mostrar as informações corretas independente desta configuração.