Versão liberada dia: 09/04/2020
Versão Intellicash: Mínima 3.1.004.000
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.011.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.38
Versão IWS Notify: 1.0.3.0
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor EasyCash: 2.0.4.0
WatchDog: 1.0.0.2
IntelliCash: 3.1.004.000
Cumprindo as especificações da NFC-e e ao decreto 47.562/18, foi tratado no sistema o retorno de possíveis denegações. Como se sabe, uma numeração de NFC-e denegada fica registrada nos servidores da SEFAZ, não podendo ser reutilizada em outra NF, cancelada ou inutilizada. Sabe-se ainda que uma nota pode ser denegada por irregularidades tanto do emitente quanto do destinatário. Se a irregularidade for do emitente, o sistema ficará inviabilizado de emitir venda até que as irregularidades sejam sanadas. Ao tentar emitir uma venda nesta situação, será apresentada a seguinte mensagem:
Caso o motivo da denegação seja por irregularidades com o destinatário, será possível duplicar esta nota em nome de outro destinatário ou mesmo, não identificar ninguém, caso a NF possua valor abaixo de R$ 3000,00. Nesse tipo de denegação, a seguinte mensagem será apresentada:
No servidor NFC-e, as notas denegadas ficarão destacadas na tela de gerenciamento:
E ao fechar o turno ou no encerramento do dia, serão registradas no relatório:
Uma vez devidamente configurado no módulo TEF, a opção de pagamento de fatura TRICARD estará disponível nas funcionalidades do correspondente bancário. Esta opção encontra-se na tela de venda, em “Recebimentos(CTRL + R)”, opção “Correspondente bancário”:
A funcionalidade de pré-venda foi revisada para o modo NFC-e. Além do botão habilitado, outras adequações foram implementadas para NFC-e/SAT e melhoradas para o ECF, tais como o cancelamento das pré-vendas pendentes do dia anterior, tratamento de desconto máximo e mínimo, dentre outras correções e melhorias.
A posição das colunas na tela em que se localiza um orçamento no frente de caixa será salva nos registros do Windows. Isso significa que a disposição das colunas modificadas será mantida na próxima exibição.
Configuração para permitir escolher se o sistema emitirá a leitura X ao fechar o turno adicionada em “PDV → Geral → Outros → Imprimir leitura X”:
Nos modos NFC-e e SAT, a permissão para imprimir a leitura será validada, solicitando-a caso o operador não a possua.
Foi adicionado um print screen automático nas mensagens de alerta do TEF, avisos de rejeição, dentre outras, com a finalidade de facilitar o suporte e identificar possíveis falhas no sistema.
Imagem de fundo da tela de venda modificada para exibir a mesma imagem da tela principal. Ajustes foram realizados para que a imagem se adapte de acordo com a resolução do monitor.
Melhoria efetuada na impressão dos comprovantes do TEF para omitir o cabeçalho na segunda via e omitir o rodapé na primeira via, economizando papel.
Ferramenta de suporte adicionada no servidor NFC-e para realizar o arquivamento de notas de venda ou cancelamentos que não serão mais aceitos pela SEFAZ (geralmente, nos casos em que o número foi inutilizado, utilizado em outra venda ou ainda cancelamentos fora do prazo). Na aba “Contingência” ou “Cancelamento”, o item de menu “Arquivar”, acionado pelo botão direito do mouse sobre o registro pendente ou rejeitado, ficará habilitado:
Para concluir o arquivamento, será solicitado um motivo, sendo este obrigatório:
Uma vez arquivada, a nota sairá da tela principal. No EasyCash durante a sincronização do fechamento de turno, será efetuado um cancelamento forçado automaticamente, caso seja uma contingência arquivada, ou a venda será reativada, caso exista um cancelamento arquivado. Portanto, a funcionalidade apenas auxilia o suporte, sendo necessário ainda o papel do técnico de avaliar o procedimento correto a ser seguido.
Foi adicionado na abertura do EasyCash e nas chamadas de validação do servidor, o mesmo procedimento utilizado pelo Watchdog. Para que este processo funcione, basta setar no arquivo EasyCashSRV.ini o diretório onde o servidor se encontra, por exemplo:
[NFCe] Path=C:\Intelliware\EasyCashSRV
Foi habilitado na tela de sincronia de cupons, apresentada quando o sistema decta divergências entre o EasyCash e o Servidor NFC-e, a opção de importar a nota do servidor, independentemente da situação.
Configuração adequar a impressão dos extratos de venda e cancelamento à largura da bobina adicionada. Foi adicionado também o ajuste de espaçamento do topo, fundo, esquerda e direita do extrato:
Sistema de arquivamento de cupons emitidos no modo NFC-e reabilitados para melhoria de desempenho.
A tela de aviso de falha nas inutilizações pendentes foi melhorada, informando também o motivo da falha:
Nos casos de cancelamento por substituição, foi feito uma melhoria para envio da chave da nota cancelada ao IntelliCash, a fim de melhorar o controle interno do sistema e evitar erros na geração do SPED.
Será permitido o pré-cadastro de mensagens personalizadas à gerência através do Servidor Notify: Nesta tela é possível adicionar, remover ou editar uma notificação. Uma vez cadastrado ao pressionar (SHIFT + F3) na tela de venda, será permitido a escolha na seguinte tela:
Ao enviar a notificação, a mesma aparecerá no campo MOTIVO no desktop e no dispositivo móvel.
Extrato de cancelamento do SAT adequado segundo o layout do modelo proposto pela Sefaz-SP no Manual de Orientação versão 2.17.07. Foi adicionado ainda a possibilidade de impressão de logotipo na lateral e QRCode lateral, conforme previsto na documentação.
O número do CRZ (contador herdado do ECF como encerramento do dia no SAT e NFC-e) será gravado em arquivo separado ou obtido a partir do IntelliCash para conseguir evitar repetição nos casos de troca de banco de dados.
Em alguns casos, foi detectado divergência entre o número do PDV impresso no extrato fiscal e o impresso nos demais comprovantes. Foi corrigido para impressão do número correto do PDV em todas as impressões.
Correção efetuada no relatório de fechamento de caixa para imprimir a quantidade total formas de pagamento do dia de movimento, não restrito ao turno somente.
Correção efetuada para que seja registrado o CFOP presente no momento da venda, evitando erros na exportação e geração de relatórios.
Revisão efetuada para que o sistema registre e utilize sempre a alíquota correta no cálculo do PIS/COFINS.
Revisões efetuadas na venda de cestas em que algum item possua promoção por cliente ou conferência de peso.
Nas emissões em contingência, o sistema não atualizava no frente de caixa o XML emitido com o de retorno da SEFAZ. Foi corrigido para que o sistema mantenha os XMLs atualizados.
Correção para não ocorrer “falso positivo” na validação da mensagem de aniversário em cadastros cuja data seja nula.
Foi tratado para que caso o número do CCF seja zero, não tente emitir um cancelamento na SEFAZ, pois poderá ocorrer um comportamento imprevisível de obter um número incorreto e emitir o evento.