O EasyCheckOut é um frente de caixa de autoatendimento para facilitar pequenas compras, uma vez que o próprio cliente irá identificar os seus produtos de acordo com o código de barras, pesá-los na balança do terminal (para que o sistema possa conferir que aqueles realmente são os produtos identificados pelo cliente), conferir o valor total, realizar o pagamento e embalar suas compras.
Ao executar o sistema será mostrada esta tela:
Em seguida, será aberta a tela principal do sistema:
Ao selecionar o Consulta Preço, o usuário (funcionário) visualizará a tela mostrada a seguir, na qual poderá consultar o preço de determinado produto através do seu código de barras.
A maioria das configurações do EasyCheckOut são as mesmas do EasyCash, com a exceção de três casos: configuração da balança, configuração da conferência e configuração do sinaleiro (como pode ser visto nas imagens e descrições abaixo).
Como pode ser visto acima, ao acessar Gerenciamento → Configuração → Equipamentos → Balança → Balança de Conferência, é possível fazer o ajuste da balança de conferência que é responsável por fazer a validação dos pesos dos produtos comprados
Já na tela acima, ao acessar Gerenciamento → Configuração → Conferência, é possível fazer o ajuste das informações que serão utilizadas durante o processo de venda:
Por fim, as telas acima são as configurações do sinaleiro, o qual faz parte do terminal e irá indicar:
Além das configurações no EasyCheckOut, também foram acrescentadas algumas configurações no IntelliCash.
Caso o cliente tenha o EasyCheckOut liberado na chave do produto, o sistema irá apresentar o seguinte menu:
Nas configurações gerais, foi criada a configuração 2607 para que no cadastro de produto novo e alteração dos dados do armazenamento seja pedido para o peso ser informado, conforme a imagem:
Esta configuração está presente também no próprio EasyCheckOut. Segue a imagem:
Além dessa configuração, na opção Configurações → Outras configurações foi adicionada a aba Balança, conforme a imagem abaixo:
Uma vez a balança configurada na imagem acima, na tela de Armazenamento, será mostrada um botão de Balança, conforme a imagem abaixo:
Já nas configurações específicas do EasyCheckOut, existe a configuração da balança de conferência (assim como aquela existente no próprio EasyCheckOut):
Existe também, caso tenha algum caixa liberado para EasyCheckOut, a seguinte opção na tela de cadastro de operadores:
Uma vez configurada esta opção, ao exportar operadores para o frente de caixa, será preenchida a tabela SC_OPCAIXASXPDV. Com isso, ao entrar no EasyCheckOut, aparecerá a mensagem:
Com isso, ao abrir o EasyCheckOut será sempre logado o operador linkado ao seu IDCX na retaguarda, não sendo necessário identificar o mesmo por usuário e senha. Esta relação é de 1×1 (um para um), ou seja, cada terminal do EasyCheckOut terá o seu respectivo operador.
A configuração do logotipo da empresa também é disponível para o EasyCheckOut, mas, diferente do EasyCash e do EasyPDV, o EasyCheckOut utiliza a imagem no formato PNG. A razão disto é a necessidade do efeito de transparência no fundo da imagem nas telas do EasyCheckOut. Segue:
No cadastro do produto, foi adicionada à tela de armazenamento a opção de ignorar peso na venda e a opção da balança, caso esteja configurada. É nessa aba que é setado o peso do produto a ser utilizado pelo EasyCheckOut.
Na tela de cadastro de ECF, também foi adicionada a seguinte opção:
Com isso, na tabela EFCS, quando for self-checkout, o Modelo terá o sufixo -SC e o campo SELFCHECKOUT estará setado em 1:
Por fim, existe também a atribuição de imagens de produtos pesáveis do EasyCheckOut:
Que abrirá a seguinte tela:
Nessa tela, é possível selecionar no lado superior esquerdo a seção dos produtos, facilitando identificar os produtos de açougue e horticultura. No lado superior direito podemos selecionar um diretório que contenha as fotos do produtos no formato PNG.
Caso o produto já tenha uma foto vinculada no banco de dados, será mostrada na parte central em Imagem Banco de Dados. Caso selecione uma foto de um arquivo será mostrado um preview em Imagem Arquivo.
Ao clicar no botão Salvar a imagem do arquivo será reduzido para 128×128 pixels e convertido para BASE64. Logo após será gravado no campo BASE64 na tabela FOTOSPROD.
Essas imagens serão exibidas na tela de produtos pesáveis do EasyCheckOut conforme abaixo:
Como visto anteriormente, ao iniciar o PDV será visualizada a seguinte a tela de compra:
Nela, estão disponíveis as seguintes opções:
Uma vez notificado, o funcionário poderá liberar diretamente na tela (imagem abaixo), com seu nome de usuário e senha, ou pelo próprio aplicativo do Notify no celular.
Uma vez que o cliente passar o primeiro produto pelo código de barras, ele deve colocá-lo na balança de conferência para que o sistema possa confirmar que aquele realmente é o produto identificado pelo cliente:
Caso o peso do produto aferido seja diferente do peso cadastro e da tolerância prevista do mesmo, o sistema apresentará a seguinte tela de divergência:
No qual o funcionário responsável pelo terminal do EasyCheckOut poderá conferir o peso que está na balança, devolver o produto, cancelar a venda ou forçar conferência, a qual irá forçar o sistema a aceitar/cadastrar o peso aferido como o peso correto e, assim, continuar o processo de venda.
Caso contrário, uma vez conferido o peso do produto, a seguinte tela ficará disponível:
Nela, além das opções disponíveis na tela anterior, o cliente também poderá:
Podendo optar por passar mais produtos ou pagar a compra, por meio de cinco opções: cartão de crédito, cartão de débito, vale alimentação, Pix ou PicPay (carteira digital).
Uma vez que a compra for aprovada, a seguinte tela irá aparecer (processo de finalização de compra):
Por fim, o cliente deverá embalar e tirar os produtos da balança. Além disso, caso desejar, o cliente poderá avaliar a sua experiência com o EasyCheckOut:
Este relatório retrata todos os itens que passaram pelo EasyCheckOut, marcando em vermelho aqueles que foram devolvidos ou cujo cupom foi cancelado. Ele traz como informações: número do cupom, número do item no cupom, código EAN do produto, quantidade de itens, peso aferido, peso cadastro, a tolerância permitida de variação de peso, se o peso do produto deve ser ignorado, o peso líquido do produto, o peso bruto do produto e se a embalagem está violada ou não.
Este relatório retrata todos os itens em que ocorreu uma divergência de peso, ou seja, produtos que estavam acima ou abaixo da tolerância permitida. Ele traz como informações: número do cupom, número do item no cupom, código EAN do produto, quantidade de itens, peso aferido, peso cadastro, a tolerância permitida de variação de peso, o peso aferido da tara de balança naquele momento (não é o peso do produto), o peso líquido do produto, o peso bruto do produto, se o peso do produto deve ser ignorado e se a embalagem está violada ou não. Além disso, é possível visualizar qual foi o menor peso aferido, o maior peso aferido e a média de todos os pesos aferidos daquele produto naquele período. Por fim, é possível filtrar os resultados de acordo com uma data inicial e final e de acordo com o terminal (caixa self-checkout) usado.
Nesse relatório, o usuário terá a opção de recalcular o peso cadastro do produto escolhido para a média do mesmo:
Ou de mudar manualmente o valor cadastrado (Armazenamento):
Onde devem ser mudados os pesos bruto e líquido do produto.
Neste relatório, o cliente poderá visualizar as respostas da pesquisa de opinião que foram selecionadas em cada selfcheckout. Segue a imagem: