Tabela de conteúdos

EasyPDV - Ponto de venda

O EasyPDV é um sistema destinado a geração de orçamentos. Ele cria portanto um documento auxiliar de venda (DAV) para posterior emissão de Nota Fiscal (NFe, NFCe ou SAT). Na versão 2.0, o EasyPDV foi otimizado para inserção rápida e simplificada de itens, formas de pagamento e exportação de venda, sem perder as funcionalidades principais da antiga versão. Foi criada ainda uma camada extra no tratamento dos dados, permitindo que os orçamentos sejam gerados mesmo de forma offline, ou seja, sem o vínculo direto com o IntelliCash, evitando perda de dados em casos de falhas de conexão. O Intelicash, no entanto, continua sendo totalmente compatível com os orçamentos gerados no novo EasyPDV e ainda se mantém como sistema principal para gerir as vendas.

Funcionamento

O EasyPDV trabalha em conjunto com os seguintes aplicativos:

1) EasyUpdater

Responsável pela importação de produtos, usuários, clientes, vendedores e configurações modificadas no IntelliCash para o banco de dados local;

2) EasyHub

Centraliza e gerencia a conexão de todos os terminais do EasyPDV fazendo uma interface com o IntelliCash. Responsável também pela exportação dos orçamentos gerados, bem como a emissão de notas fiscais no Intellicash ou exportação dos documentos auxiliares de venda (DAVs) para o EasyCash.

3) EasyPDV

O EasyPDV em si funciona como um simples terminal de vendas, com algumas funções extras pertinentes ao IntelliCash tais como abertura e fechamento de caixa e recebimento de crediário. Depende integralmente dos outros dois aplicativos para seu correto funcionamento.

De forma simplificada, segue abaixo o diagrama estrutural do novo EasyPDV:

Instalação

A instalação do EasyPDV deve respeitar a estrutura do diagrama acima. Se a estrutura for composta por dois ou mais terminais de venda, uma máquina principal deverá ser eleita para hospedar o EasyHub em conjunto com o EasyUpdater. Os demais terminais deverão sempre apontar para esta máquina. A maquina eleita pode ser um dos terminais ou o próprio servidor. Não se deve instalar um EasyHub para cada terminal em hipótese nenhuma, sob o risco perda dos orçamentos gerados! As configurações de acesso ao retaguarda e modo de emissão de nota fiscal deverão constar tanto no EasyPDV.ini quanto no EasyHub.ini, uma vez que existem validações em ambos os lados.

Execução

Primeiramente deve-se inicializar o EasyHub no terminal eleito. É recomendável adicioná-lo na inicialização automática do Windows para garantir sua execução. O EasyUpdater será inicializado de forma automática em conjunto com o EasyHub. Abaixo, a tela inicial do EasyHub:

Em seguida, os terminais também poderão ser inicializados. Ao executar um terminal pela primeira vez, será necessário registrá-lo no IntelliCash, portanto a seguinte tela será apresentada para que se possa efetuar a liberação:

Ao clicar em “Ok”, poderá ser apresentado um aviso de alteração no gerador:

E por fim, a tela principal será exibida:

Na primeira execução, será necessário importar configurações, vendedores, produtos, clientes, empresas, etc. O processo é muito semelhante ao EasyCash, inclusive no IntelliCash são feitas através mesma ferramenta, acessada em “IWS > PDV > Exportação para PDV”, bastando incluir a opção para exportar ao EasyPDV:

As importações, no entanto, serão feitas através do EasyHub:

Após as importações, é importante garantir que as formas de pagamento estejam devidamente carregadas. Para isso, basta acessar a ferramenta no terminal do EasyPDV em “Cadastro > Pagamento/Recebimento” e clicar em “Carregar”:

Venda

Com as formas de pagamento carregadas e com a empresa, produtos, usuários, vendedores e configurações importadas, o EasyPDV está pronto pra gerar novos orçamentos. Para tanto, basta entrar na tela de venda clicando em “Ponto de venda (F2)“. Se tudo estiver certo, a seguinte tela será exibida:

O processo da venda em si é análogo ao EasyCash. Essa referência também se expande à consulta de preços, desconto nos itens, entrega, identificação de clientes e recebimento de crediário. Há no entanto algumas particularidades do EasyPDV, já que trata-se de uma ferramenta auxiliar da venda, listadas abaixo no próximo tópico.

Particularidades do EasyPDV

1) Interrupção do processo de venda

A venda pode ser interrompida e retomada a qualquer momento. Durante a inserção de itens, o botão “Novo orçamento (F3)” ficará habilitado. Ao pressioná-lo a seguinte mensagem será exibida:

Para retomar o orçamento, basta clicar em “Localizar Orçamento (F4)”, encontrá-lo na listagem e clicar em “Alterar”. Os filtros podem ser utilizados para facilitar a localização:

Nesta mesma tela, é possível também imprimir ou duplicar um orçamento. Se o orçamento estiver finalizado, é possível exportar para NFCe/SAT ou NFe. Orçamentos fechados e exportados, não são mais passíveis de alteração, portanto só poderão ser duplicados ou reimpressos.

2) Compartilhamento entre terminais

A venda pode ser reassumida em outro terminal, por outro vendedor/operador ou mesmo no IntelliCash. Na mesma funcionalidade de localização citada no item “1” é possível obter orçamentos gerados em outros terminais, inclusive os gerados no IntelliCash (terminal 0).

3) Formas de pagamento

Não é obrigatório inserir uma forma de pagamento, porém orçamentos sem forma de pagamento só poderão ser exportados para o EasyCash, onde o pagamento será efetuado.

4) Exportação dos orçamentos

Não é obrigatório exportar o orçamento para NFCe/SAT ou NFe ao término do processo. Caso opte por fazer a exportação posterior, o orçamento deverá ser localizado na ferramenta citada no item 1 ou no EasyHub e exportado. Importante ressaltar que o orçamento só terá movimentação financeira quando a venda for concretizada, seja via EasyCash ou via Nota Fiscal no IntelliCash.

No easyPDV, a seguinte tela é apresentada para escolha do destino do orçamento:

Se o EasyCash estiver aberto e configurado pra receber requisições externas, há a possibilidade de se escolher o caixa em que o orçamento será emitido e o mesmo efetuará a emissão da venda imediatamente. O botão ao lado da caixa de seleção do PDV serve para exibir a tela do EasyCash selecionado, utilizada principalmente para testar a comunicação. Já a opção de nota fiscal só estará disponível se devidamente configurado e se o orçamento gerado estiver completo, ou seja, com forma de pagamento e identificação de cliente com documento e endereço cadastrado.

No EasyHub a exportação fica disponível na ferramenta de gerenciamento, acessada em “Orçamento > Gerenciamento”:

5) Avisos no processo de exportação

Todos erros, avisos e alertas no processo de exportação para NFCe/SAT e principalmente para NFe ficarão registrados na tela de gerenciamento do EasyHub. Em caso de erro, estes orçamentos ficarão pendentes até que o problema seja sanado. Quando houver falha no processo de exportação, ao localizar o orçamento na tela de gerenciamento do EasyHub (“Orçamento > Gerenciamento”), a mesma ficará registrada na coluna “Processado”:

Ao dar um duplo clique sobre o registro, serão exibidas todas as falhas encontradas:

E se novamente der um duplo clique sobre uma das mensagens, veremos ela de forma completa:

Ao resolver a causa da falha, é possível reexportar o orçamento através do menu “Processar”.

6) Uso de comandas

O EasyPDV viabiliza a atribuição de comandas (código interno) no processo de venda. Para tanto, basta habilitar a configuração:

Há 3 modos possíveis:

a) NÃO:

Desabilita o uso de comandas nos terminais;

b) SIM – SEM TELA DE COMANDA:

Permite a atribuir comandas mas a tela não aparecerá automaticamente. Ao iniciar um novo orçamento, o botão “Atribuir comanda(F9)” deverá ser chamado, caso queira vincular o orçamento à comanda desejada.

c) SIM:

Habilita o uso de comandas. Ao entrar na tela de vendas sem nenhum orçamento aberto ou após a finalização de um orçamento, será exibida a janela para inserção da comanda via leitor de código de barras (ou digitando o número da comanda e pressionando “enter”):

Em seguida a mensagem se a comanda não estiver sendo utilizada:

Se a comanda estiver sendo utilizada e o orçamento estiver com situação “Aberto” o sistema carregará o orçamento sem nenhum questionamento. No entanto, se a comanda estiver aberta em outro terminal, é possível carregá-la no terminal em uso clicando em “Sim” na mensagem de confirmação:

7) Operadores e usuários

Os usuários do EasyPDV 2.0 são os mesmos do EasyCash. Desta forma, as permissões locais do EasyPDV devem ser atribuídas na mesma tela de cadastro de operadores de caixa no IC (“Gerenciamento > PDV > Cadastro > Opeadores de caixa”) e importadas nesse sistema. Entretanto, o turno do EasyPDV é totalmente controlado pelo retaguarda, assim como a emissão de notas fiscais, pagamentos de crediários, etc. Portanto, há de se ter uma correção entre o operador de caixa e o usuário do Intellicash. Esta correlação é feita selecionando um operador de caixa e clicando no botão “Usuários” no canto inferior esquerdo:

8) Turno controlado pelo IntelliCash

Conforme citado no item anterior, o turno é totalmente controlado pelo intellicash, respeitando portanto as configurações deste sistema. Caso esteja configurado para abertura automática de turno, o EasyPDV abrirá um turno para cada operador logado assim que ele fizer a primeira venda do dia. No dia seguinte, o turno anterior será fechado e um novo turno aberto. Os turnos podem ser visualizados clicando no botão “Turnos do Caixa (F3)” ou no próprio IntelliCash. Nesta mesma tela é possível fazer sangria e suprimento, mediante permissão do usuário do ItelliCash e EasyCash.

9) Impressão de comprovantes

O EasyPDV imprime seus comprovantes por meio de relatórios no formato “rtm” permitindo uma maior versatilidade na personalização dos documentos a serem impressos. Atualmente, é permitido alterar os documentos de venda e de recebimento. É importante ressaltar que, para facilitar a configuração de um destes rtm's é necessário que se tenha ao menos um orçamento ou um recebimento gerado previamente, pois o sistema considera como exemplo o último orçamento ou o último recebimento efetuado.