Integração do EasyCash com o módulo o CardSE da Software Express e com a implementação de acesso direto a API do PicPay.
Esta funcionalidade foi testada em ambiente de homologação utilizando a seguinte versão das DLL providas pela Software Express:
No retaguarda, foi criado uma forma de recebimento chamada CARTEIRA DIGITAL conforme a imagem abaixo:
Na configuração de formas de recebimento do frente de caixa foi criado:
No frente de caixa, deve-se ter uma forma de pagamento denominada CARTEIRA DIGITAL, conforme a imagem:
Na aba Carteira Digital, teremos as seguintes configurações:
A descrição das mesmas encontra-se abaixo:
Integração direta com a API do PIC PAY - Quando esta opção estiver setada o sistema não irá utilizar a integração da Software Express com Carteira Digital e sim a integração direta com a API do PIC PAY. Segue o link:
PicPay - E-Commerce Public API (1.0)
Pedir CPF do cliente com antecedência - Quando esta opção estiver setada e não estiver setado para integrar direto com a API do PIC PAY, o sistema irá pedir para que seja selecionado antes do fluxo da carteira o agente. Com isso eu passo para o fluxo o documento do mesmo, evitando que seja coletado o documento do cliente pelo pinpad. Em outras palavras é executada a instrução a seguir:
Será mostrada a seguinte tela no sistema:
A versão 1.4.012.000 do EasyCash foi integrado com a versão 7.0.14.9 do CardSE. Logo, o referido módulo deve ser solicitado a Software Express e ser devidamente configurado no SiTEF do cliente.
No frente de caixa, no arquivo CliSITEF.ini, na tag Geral deve-se adicionar:
7 : Habilita venda via Carteira Digital
8 : Habilita cancelamento via Carteira Digital
Segue uma imagem de exemplo:
Com a configuração de acesso direto a API do PIC PAY desmarcada, ao selecionar a forma de pagamento CARTEIRA DIGITAL na tela de fechamento do cupom, será aberta a opção:
No final do fluxo da carteira digital pela Software Express será impresso:
Caso seja efetuado um cancelamento teremos:
No caso da carteira digital ITI/ITAU é utilizado o QrCode para validar a transação, então será mostrada a tela:
Na retaguarda ao acessar no menu de gerenciamento a seguinte opção:
Teremos acesso aos dados do turno e podemos validar a venda na forma definida:
Especificamente nas transações de venda(Crédito/Débito) e seus respectivos cancelamentos, da carteira digital da Cielo, o QRCode deve ser exibido no pinpad. Para que o pinpad possa exibir o QRCode, este deve ter os seguintes requisitos:
Em ambiente de homologação foram testadas as seguintes carteiras digitais, segue:
Segundo a documentação Carteiras Digitais - Biblioteca CliSiTef - Versão 1.23 (Anexo I pág. 28 a 35) temos a descrição das seguintes carteiras:
O primeiro procedimento a ser realizado é cadastrar o cliente como lojista na plataforma do PicPay e em seguida fornecer para o suporte da IWS os dois tokens apresentados na seguinte tela:
O segundo procedimento a ser realizado é acessar a plataforma PicPay IWS e cadastrar o cliente como Usuário e posteriormente como Vendedor fornecendo as informações da API. Apartir desta informação iremos gerar o Token de Acesso para ser utilizado no EasyCash.
Na retaguarda nas configurações do EasyCash podemos efetuar as seguintes configurações que posteriormente serão exportadas, segue:
Ao clicar para Alterar teremos:
Na forma de recebimento citado no tópico anterior deve estar setada a seguinte configuração:
Além de estar setada a configuração acima, deve na configuração do EasyCash:
Nesta tela, teremos:
Agente Responsável, E-Mail e Tel. Comercial - Estas informações mostradas aqui são as informações que por padrão o sistema usará caso a informação do cliente esteja incompleta ou não exista para acessar a API do PIC PAY. As
informações do comprador na API são obrigatórias. Vide PicPay - E-Commerce Public API (1.0).
Por padrão, o sistema irá pegar o documento do agente responsável ao invés do CNPJ da empresa, uma vez que a API pede um CPF. No entanto, vimos em teste que por enquanto nenhuma restrição é efetuada nesta informação quanto ao tipo(CPF/CNPJ).
IP, porta e token - São informações que serão disponibilizadas do nosso servidor para que o CNPJ de determinado cliente acesse a API intermediária com a API do PIC PAY. Os valores default são:
IP: picpay.iws.com.br
Porta: 80
Tempo Base/Incremento/Qtde. Tentativas - Refere-se ao tempo de exibição do QR Code na tela e ao tempo de espera para efetuar uma nova requisição de status do pagamento para o servidor.
Teremos:
Tempo Base / Requisição de status /
Tempo Base + Incremento / Requisição de status /
…
Logo:
5 segundos / Requisição de status /
5 + 2 segundos / Requisição de status /
7 + 2 segundos / Requisição de status /
…
O processo se repete pelo tempo definido no campo Qtde. Tentativas. Isso evita que o sistema faça muitas requisições de status para o servidor. É um processo muito utilizado pela Netflix, por exemplo.
Perguntar ao cliente telefone e e-mail incompleto - Caso esta opção esteja marcada, se no momento de montar as informações para a API do PIC PAY for detectado que o cliente em questão não possui telefone ou e-mail, ao invés de mandar as informações DEFAULT da empresa, será solicitado para que o mesmo informe os dados corretos.
Uma vez configurado, no fluxo de pagamento do cupom ao selecionar CARTEIRA DIGITAL, será mostrada a tela:
No celular do cliente, caso o telefone e o e-mail estejam corretos, teremos:
Ao efetuar o pagamento:
Caso o cupom seja cancelado, teremos o estorno diretamente pela API do PIC PAY e o cliente será informado conforme a imagem:
Caso a configuração Perguntar ao cliente telefone e e-mail incompleto esteja marcada, será validado no momento de criar o JSON do pagamento as seguintes informações:
TELEFONE - Não vazio e tamanho maior ou igual a 8
E-MAIL - Não vazio e a posição do caractere @ não pode ser 0
Se o operador clicar em SIM, será mostrada a seguinte tela:
Na plataforma da IWS na aba Pagamentos podemos validar se um pagamento foi efetivado normalmente junto ao PicPay, segue a imagem:
O lojista também através de acesso a plataforma do próprio PicPay, pode acompanhar as transações efetuadas conforme a imagem:
Caso o caixa esteja sem internet no momento de acessar a carteira digital, não será possível efetuar o fechamento do cupom na referida forma de recebimento(CARTEIRA DIGITAL). Caso tenha realizado a venda e posteriormente seja necessário cancelar o mesmo e no momento do cancelamento não tenha acesso a internet, o cupom fiscal será cancelado em contingência e o envio do cancelamento para o PICPAY ficará pendente. Com isso ao iniciar o sistema, será mostrada a seguinte mensagem:
Com base nessa informação o usuário poderá acessar na tela principal do sistema:
Ao acessar será aberta a seguinte interface:
Ao clicar no botão Processar o sistema enviará para o PICPAY todos os cancelamentos pendentes. Este mesmo processo de processar os pendentes irá ocorrer automaticamente no momento do fechamento de cada turno.