Tabela de conteúdos

Atualização

Preparando para Atualizar

É de suma importância que o sistema Intellicash esteja sempre o mais atualizado possível, pois isso garante que o usuário desfrute das melhorias constantes que são implementadas.

Primeiramente, antes de atualizar o IC (IntelliCash), é preciso verificar se o servidor está atualizado. Para isso verifique onde está instalado o EnterpriseServer.exe, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e clique em propriedades. Na aba Detalhes, veja qual a versão do arquivo. No Manual de Atualização, sempre é exibido no cabeçalho qual a versão ideal do EnterpriseServer para funcionar com a versão atualizada do IC.

É recomendável que sempre trabalhe com a versão ideal do servidor indicado para a versão do IC.

Após verificar a versão do servidor, é preciso certificar que o arquivo de configuração esteja correto para a atualização das maquinas Clients.

No arquivo EnterpriseServer.ini que se encontra junto ao executável do servidor (EnterpriseServer.exe), deverá ter uma seção chamada [Arquivos], nessa seção deverão ser configurados o local onde estarão os arquivos a serem copiadas para as maquinas Clients.

Na máquina Client, é preciso ter na mesma pasta do arquivo Intellicash3.exe o programa IntellistoreUpdater.exe, que será o responsável por atualizar o aplicativo principal. Esse programa verificará se o arquivo contido no caminho MainExec é mais atual que a versão executada na máquina Client, e caso seja, irá atualizar o executável.

O programa IntellitoreUpdater.exe é configurado pelo arquivo Intellistore3.ini localizado na pasta de sistema. (normalmente System32)

Os demais arquivos são atualizados pela aplicação principal (Intellicash3.exe).

Atualizar IC

Depois de verificar se está tudo configurado corretamente, atualizar o IC é muito simples.

Substitua o arquivo Intellicash3.exe instalado no servidor, e execute-o. O IC irá verificar que a versão do executável é mais atual que a anterior e irá perguntar ao usuário se deseja atualizar a versão.

Ao informar que sim, será aberto uma janela para localizar o arquivo .GSS, que é a coleção de instruções para atualização do banco de dados.

Após escolher o arquivo .GSS, o IC faz a validação para saber se o arquivo .GSS está correto, caso esteja, será questionado ao usuário se deseja realizar uma cópia de segurança do banco de dados.

É muito importante realizar a cópia do banco de dados antes da atualização. Só não faça quando tiver certeza absoluta que possui outra cópia para ser usado em caso de algum erro.

Em seguida, caso o usuário escolha fazer a cópia do banco de dados, será preciso escolher o local a ser salvo a cópia de segurança.

Após a copia ser realizada, automaticamente irá iniciar o processo de atualização do banco de dados.

Nunca interrompa o processo de atualização, esse processo irá corromper o banco de dados na grande maioria das vezes.

Ao finalizar a atualização, será exibida a mensagem informando que foi atualizado com sucesso.

Ao ser finalizado o IC, verifique se o mesmo não ficou preso nos processos do Windows.

Caso ocorra algum erro na atualização, clique com o botão direito do mouse sobre o log de erros, salve o erro e envie para a IWS. Depois feche o IC, e volte o banco de dados que foi copiado.

O banco de dados feito como cópia de segurança estará em modo de Shutdown, para reativa-lo, execute o comando gfix -online -user [usuário] -pass [senha] [banco de dados]. Só reative em caso de falha na atualização e se for necessário voltar como base principal.