Nota Fiscal de Devolução


Foi desenvolvido uma forma de realizar Notas Fiscais de Devolução simplificada que tem como objetivo agilizar o processo.


Antes de usar esse novo método é preciso configurar os CFOPs, para isso vá ao menu em:

Gerenciamento→Cadastro→CFOPs

Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:

É necessário configurar o CFOP, indicando qual CFOP deve ser usado para realizar a devolução. .:Ex. 1102 (compra para comercialização) → 5202 (Dev. de compras para comercialização). Para mais informações visite o manual de cadastro de CFOP Clicando Aqui.

Após isso para realizar a devolução deve-se entrar no menu em:

Gerenciamento→Estoque→Notas Fiscais→Devolução

Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:

Nessa interface é possivel localizar o documento que irá dar origem a devolução. Esses documentos podem ser uma Nota Fiscal ou um Cupom Fiscal.
Após localizar uma Nota Fiscal, não poderá mais alterar o agente, pois a devolução não poderá ser feita para outro agente que não seja o mesmo do documento de origem. No caso do cupom fiscal essa regra não é obedecida.
O sistema irá limitar a busca nos ultimos X dias, devidamente configurados.

Para alterar o numero de dias, que por padrão são 30 dias, basta alterar a configuração de ”ID 9902: Dias Para Devolução

Para alterar a qtde de dias pela interface é preciso ser pelos botões ao lado do campo, ou pelas setas para cima e para baixo do teclado. Ao sair da Interface e voltar, será restaurado a qtde padrão.

Para Alterar a qtde de dias pela interface é preciso ter autorização no Modulo DEVOLUÇÃO, função Alterar Dias

Caso queira localizar o documento por um intervalo de data qualquer, basta alterar para 0(zero) dias, que ao abrir a interface para localizar o documento de origem, os campos de inicio e termino serão exibidos desbloqueados

Após buscar o documento de origem serão listados os itens pertencentes a esse documento.

O usuário poderá desmarcar os itens que não deseja que seja feita sua devolução.

Ao clicar sobre Gerar Devolução então será gerado a Nota Fiscal, vinculando ao documento de origem, permitindo rastrear sua origem.

Após escolher o modelo da Nota Fiscal, o usuário será questionado se a Nota Fiscal é de emissão própria ou não. Case tenha recebido uma Nota Fiscal de Terceiros, será pedido o numero dessa nota para dar entrada.

Alterações de valores ou quantidade deverá ser realizada pela interface da nota fiscal, como de costume.