Importar: Para importar produtos para a nota fiscal, há varias maneiras de se fazer a importação.
Na janela de Nota Fiscal, o botão ”Importar” exibe as informações de importação para Nota Fiscal disponíveis no Intellicash:
No submenu ”Entrada” são exibidas as opções de importação disponíveis apenas para nota fiscal de entrada, e para isso é preciso lançar os dados da capa da Nota Fiscal. Disponiveis para entrada temos: Pedido, Coletor(Intellistock) e Recebimento.
No submenu ”Saida” temos a opção de importação de Orçamento de Venda, para disponibilizar essa opção é preciso lançar os dados da capa da Nota Fiscal.
A opção Cupom Fiscal, é utilizada para emitir Nota Fiscal a partir de cupons fiscais, que podem ser tanto para entrada como para saída, por isso é preciso lançar os dados da capa da Nota Fiscal.
As últimas opções, ”Importar XML” e ”Capturar XML pela Chave”, são métodos que independem da capa da Nota Fiscal, e por isso já ficam habilitados. Os dois métodos são similares, e servem para importar um arquivo XML de NF-e para o Intellicash. A diferença é que na opção ”Capturar XML pela Chave” o Intellicash consulta a página da Receita Federal (http://www.nfe.fazenda.gov.br) e realiza a consulta da chave, se estiver disponível no site da Receita Federal, o Intellicash monta o XML com as informações disponíveis no WebSite.
Para habilitar a opção ”Importar Pedido” é necessário antes, criar uma capa da nota, ou localizar uma nota que não esteja confirmada. Após isso ao clicar em Importação / Entrada / Pedido irá abrir a seguinte interface:
Nesta interface é necessário localizar um pedido para fornecedor (Geralmente são pedidos criados na interface de pedido para fornecedor ”Cadastros→Fornecedores / Pedido”), e nesta interface são listados todos os pedidos criados. Após selecionar um pedido aparecerá a seguinte interface:
Nesta interface basta confirmar os dados, ou se precisar alterar, apenas os campos ”Código” e ”Quantidade NF” podem ser alterados. Feito isso, basta clicar no botão ”Importar Produtos” e após isso os itens já estarão inseridos na nota fiscal de acordo com o campo ”Quantidade NF”.
A opção de ”Importar Coletor” é utilizada caso tenha feito recebimento pelo Intellistock, pois irá exibir quais os produtos foram coletados para essa Nota Fiscal e permitirá associar os itens que serão lançados na NF com os itens devidamente recebidos.
O botão Coletor é usado para localizar a nota coletada ou importar do arquivo caso ainda não o tenha feito.
Nessa janela, é mostrado o caminho da pasta onde são despejados os arquivos com a coleta das Notas Fiscais, para localizar uma coleta realizada em outra data, basta mudar a data e clicar em carregar. Para mostrar todas as notas coletadas nessa data, é necessário marcar a opção ”Exibir Todas as Notas Coletadas”. Na tabela de baixo, são exibidos os itens coletados para a Nota Fiscal, também utilizando o artificio de cores:
Nessa janela, ainda existem algumas opções para continuar o processo de importação:
Após todos os itens estiverem tudo ok aparecerá a seguinte interface para indicar os valores e a tributação.
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após isso basta clicar no botão ”Confirmar”. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
A opção de Importar do Recebimento é utilizada caso tenha feito recebimento pela ferramenta Recebimento de Mercadoria. Para isso é necessário criar a capa da nota, com as informações correspondente ao recebimento de mercadorias realizado. Feito isso ao escolher a opção de importar o sistema irá associar as informações da capa da nota com o recebimento de mercadorias e abrirá a seguinte interface:
Nesta interface é necessário a quantidade e a data que foi realizado o recebimento de mercadorias e após clicar em ”Localizar” o sistema irá buscar os dados referentes as informações preeenchidas. Após realizada as pesquisa basta selecionar a nota fiscal desejada e selecionar os itens que serão importados no checkbox ”Insere” e em seguida clicar no botão ”Inserir”, feito isso abrirá uma nova interface:
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após isso basta clicar no botão ”Confirmar”. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
Ao oprtar pela opção de ”importação por orçamento”, antes é necessário criar uma nova nota, com natureza de saída. Feito isso ao clicar na importação por orçamento aparecerá a seguinte interface:
Nesta interface basta selecionar o orçamento desejado para fazer a importação dos produtos e após isso clicar no botão abrir. Feito isso os itens ja serão importados.
Ao optar pela opção de importação por cupom fiscal, antes é necessário criar uma nova nota, e em seguida preencher os dados da capa da nota e preencher o CFOP com o código ”5929 - Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF”
Somente após criada a capa nota é necessário clicar no botão de importação e após isso aparecerá a seguinte interface:
Após isso é necessário escolher os cupons que serão importados e para isso basta localizá-los nessa interface preenchendo os campos na parte superior da tela.
Após localizados todos os cupons desejados irá abrir uma nova interface para confirmar os valores:
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após confirmar. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
Ao escolher a opção Importar XML será exibido uma interface para buscar o arquivo XML. Escolha a pasta onde os arquivos enviados pelo fornecedor serão armazenados. Por exemplo (“C:\XML”).
Para facilitar a localização da NF-e serão informados Razão social, CNPJ, Serie, Numero e Chave
da NF-e.
Caso escolha Capturar XML pela Chave, será exibida a janela para informar a chave de consulta contida no DANF-e. Será preciso também informar o Captcha (imagem de validação).
Após importar o XML seja pelo arquivo ou pela chave, será iniciado o processo de importação, primeiramente será verificado se o Fornecedor já existe, caso não exista este será cadastrado automaticamente, em seguida é criada a Capa da NF com seus totais. Então será exibida uma interface com os itens da NF.
As informações contidas nessa interface são as mesmas que estão no arquivo XML. Para dar seqüência a importação é preciso que todos os itens sejam cadastrados ou associados a algum produto que esteja em seu cadastro. Para facilitar a identificação foi feito um esquema de cores:
Nesta tela há os seguintes botões:
Na janela de comparação exibirá do lado esquerdo os itens contidos no XML, e do lado direito serão exibidos os itens coletados. Nessa janela também são usadas cores para identificar a situação dos itens:
Na tabela do lado direito, o campo # XML exibe o número do item que está associado a ele no XML.
Para associar manualmente um item é preciso selecionar o item do lado direito e do lado esquerdo e clicar sobre o botão Associar que fica na parte inferior da janela.
Na parte inferior há uma terceira tabela que exibe os itens associados que estão selecionados para facilitar a comparação. No XML existem as informações Comerciais e as informações Tributárias, para alternar entre elas na comparação da tabela basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela esquerda e selecionar a opção desejada.
Caso alguma associação esteja incorreta, é possível desassociar clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela da direita e clicar em Desvincular.
O botão Coletor é usado para localizar a nota coletada ou importar do arquivo caso ainda não o tenha feito.
A partir desta versão, notas com itens já lançados, quando acessadas as opções de Importar→Coletor ou Importar→Pedido exibirão a interface de importação e em seguida a interface de comparação. Caso a nota não tenha itens laçados, o itens serão importados diretamente para a nota.
Nesta tela há os seguintes botões:
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre algum produto aparecerá as seguintes opções de acordo com seu status: