Ferramenta para se criar relatórios através de consulta SQL, onde o usuário pode configurar os tipos de dados de entrada e de saída, importação e exportação de relatórios, incluindo a configuração de impressão (*.rtm). Nessa interface, o usuário pode criar um novo, alterar, configurar parâmetros de entrada ou saída, importar ou exportar um relatório.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Gerenciamento→Ferramentas→Gerador Relatório |
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
Na coluna à esquerda há as seguintes abas:
Na coluna à direita há as seguintes abas:
É o local onde se coloca a consulta SQL, tanto quando se estiver criando ou alterando um relatório.
É onde o sistema irá retornar o resultado do teste do relatório que está sendo criado.
Há também os seguintes botões:
Para exportar um relatório, é necessário selecionar o relatório pai desejado e informar o caminho onde se deseja exportar o arquivo.
O sistema faz a exportação de quatro arquivos, sendo:
E no final, o sistema exporta um arquivo compactado, que é o arquivo que o sistema irá importar para poder criar o relatório.
A descrição do item para armazenar os relatórios deve ser apenas de caracteres válidos.
Descrever o nome do relatório a ser criado, apenas com caracteres válidos.
No caso de relatório filho, escolher o relatório pai dele. Caso seja um relatório pai, escolher a opção “0.Sem Relatório Pai”.
Esta interface de configuração aparecerá apenas para relatório configurado como pai. Ela permite a configuração de um relatório filho, sendo que:
Na utilização de relatório filho, deve-se criar o parâmetro de entrada do relatório filho, com o mesmo nome do parâmetro de saída do relatório pai, podendo ser do tipo Numérico, Texto ou Data.
Se o relatório ainda não foi salvo o sistema não salva os parâmetros configurados, por isso antes de abrir a tela de configuração dos parâmetros de saída, o sistema permite o usuário escolher entre configurar ou não os parâmetros de saída.
Esta mensagem irá aparecer para o usuário, quando o relatório já estiver salvo, quando os parâmetros de saída já estiverem configurados corretamente o usuário não precisa reconfigurar todos os campos novamente, é só clicar no botão No. Mas caso queira fazer a configuração clique no botão Yes.
Se clicar no botão Yes, o sistema permite ao usuário fazer uma configuração padrão, pois normalmente podem existir muitos parâmetros de saída, neste caso o sistema salva o “Display” com o mesmo nome do “Nome” do campo e o “Tamanho” de todos os campos como zero, sendo assim todos os parâmetros estarão configurados como invisíveis, ou seja, não será mostrado no relatório, mas aí depois de salvar as alterações, basta o cliente selecionar o relatório e ir à aba Parâmetros e reconfigurar apenas os campos desejados.
Se clicar no botão No, o sistema exibe a tela de configuração de parâmetros de saída para cada um dos campos.
Os relatórios se encontram no menu em:
Relatórios→Gerador→(Selecionar o gerador desejado) |
Nos relatórios que são feitos através do gerador de relatórios, cada um tem uma interface dependendo dos parâmetros que são gerados em cada uma das consultas SQL que são colocadas para cada relatório.
Segue alguns modelos dos possíveis filtros que podem ser configurados na hora de se criar ou configurar um relatório:
Este filtro teve seu parâmetro configurado com o tipo de dado Texto e complemento igual 9 no gerador de relatório.
Este filtro teve seu parâmetro configurado com o tipo de dado Numérico e complemento vazio no gerador de relatório.
Este filtro teve seu parâmetro configurado com o tipo de dado Chave e no complemento foi colocada uma consulta que retorna as marcas que foram cadastradas no sistema.
Este filtro teve seu parâmetro configurado com o tipo de dado Data no gerador de relatório.
Este filtro teve seu parâmetro configurado com o tipo de dado Data/Hora no gerador de relatório.
Após inserir os dados nos filtros, que são os parâmetros de entrada, basta clicar no botão Aplicar, para o sistema retornar os dados conforme a configuração do relatório.
Caso o relatório tenha configurado os parâmetros de saída com Link fixo ou relatório, o sistema irá abrir uma interface quando for dado um duplo click no campo onde tenha sido configurado. No caso do link fixo o sistema pode abrir interface do Cadastro de Fornecedor, Cadastro do Produto e Nota Fiscal. No caso de Relatório, o sistema irá abrir o relatório que foi escolhido na configuração.
Nos relatórios criados através do gerador de relatórios é possível Imprimir, Exportar .XLS, Exportar .TXT e Exportar .PDF e enviar o arquivo .PDF por Email.
Quando o relatório tiver algum campo chamado de “EMAIL”, o sistema irá habilitar uma opção “Enviar Email”, quando o usuário clicar com o botão direito do mouse. Esta opção irá abrir a interface de enviar email do sistema, copiando o email que foi selecionando para que o usuário insira o assunto e a mensagem do email.