A partir da versão 3.0.139.003 do IntelliCash foi introduzido o preço por atacado no varejo, ou popularmente chamado de atacarejo, resumidamente essa funcionalidade faz com que a partir de um certa quantidade o produto tenha um preço diferenciado, fazendo com que o cliente tenha um desconto maior caso queira comprar em maiores quantidades.
Identificamos uma certa dificuldade dos usuários em definir quais produtos deveriam trabalhar no atacarejo, e principalmente, qual a quantidade ideal para ser o gatilho e qual o desconto atrelado a essa quantidade.
Pensando nisso, foi criado a ferramenta para Simulação para Preço por Quantidade, a ideia é que com ela, o usuário possa fazer simulações baseadas em vendas passadas, simulando a situação que o preço diferenciado mudaria o comportamento dos seus clientes, ou seja, um pensamento conservador em que o atacarejo não traria novos clientes, apenas fomentaria o desejo dos mesmo clientes em comprar uma quantidade maior para receber o desconto.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Gerenciamento→Relatórios→Cadastros→Produtos→Itens com Preço por Quantidade |
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
A simulação pode ser dividida em duas etapas:
A primeira etapa consiste em escolher o periodo que deseja usar para análise, a seção e/ou grupo de produtos que deseja analisar e se deseja ou não incluir as vendas feitas em periodo de promoção. Como esse relatório é bastante pesado, sugerimos limitar a quantidade de itens que deseja retornar, para isso informe o campo Qtde Reg., inicialmente vem sugerido a quantidade 100, podendo ser alterado de acordo com a necessidade do usuário.
O resultado obtido nos mostra os produtos mais relevantes, e trás as seguintes informações:
Com essas informações é possivel o usuário verificar quais os produtos tem condições de sacrificar a margem para compensar no aumento do volume. As informações acerca da quantidade média vendida por cupom, serve para indicar se mesmo sem diferenciação de preço os consumidores já estão levando bastante quantidade.
Uma vez identificado provaveis produtos a serem vendidos no atacarejo, podemos simular as quantidades e preços usados nessa condição.
Ao lado esquerdo são exibidos os dados atuais de Custo, Preço de Venda e Markup.
O capo Qtde Min p/Atacado é onde será digitado a quantidade a partir do qual o preço de atacado será usado. Abaixo dele, está justamente o Preço por Atacado que é o preço a ser praticado quando o cliente comprar a partir da quantidade minima. Os campos de Markup e Desconto são automaticamete calculados ao digitar o Preço por Atacado, caso queira digitar nesses campos, então o sistema irá fazer o calculo para chegar no Preço por Atacado.
Para completar a simulação, deve informar qual a projeção pretendida com esse desconto, ou seja, qual faixa de consumidores deseja atingir, mudando o seu modo de consumo. Por exemplo, supondo que a quantidade minima seja 6 unidades, então projetamos que os clientes que anteriormente compravam 4 ou 5 unidades no mesmo cupom vão passar a comprar ao menos 6 unidades para ganhar o desconto, nesse caso a faixa de projeção seria de 4 a 5.
Ao clicar sobre o botão Simular, então o IntelliCash irá executar a simulação na tabela com as seguintes informações: Primeiramente são mostrados os dados do produto no periodo selecionado atualizado para os valores atuais:
São mostrados em seguida a simulação do pior caso, ou seja, que não houve sucesso ao tentar mudar o habito de consumo dos clientes, e a projeção não foi realizada e os cientes continuaram comprando exatamente da mesma maneira que antes. É considerado o pior caso, pois os clientes que compravam acima da quantidade minima vão ter desconto que não tinham antes, e nenhum cliente irá comprar mais para compensar esses descontos.
Os campos a seguir são as simulações considerando que foi alcançado com sucesso a projeção realizada.
Na parte inferior ainda existe um resumo contendo o Cenário Atual, o Pior Cenário e a Simulação. São exibidos para cada um dos cenários a quantidade vendida, o valor de venda e a margem de lucro bruto a partir da quantidade minima e sua representação na quantidade total vendida. Nos quadros do Pior Cenário e Cenário Simulado, ainda tem o saldo final comparando com o cenário atual, colorindo de vermelho caso seja negativo, e de azul caso seja positivo.