Relatório de CMV

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida, e é uma informação crucial para a gestão da empresa, entretanto essa informação pode ser calculada de várias formas e esse relatório visa confrontar duas das formas mais utilizadas, o CMV calculado baseado nos itens vendidos, e o CMV calculado pela entrada de itens e seu estoque.
O CMV calculado pelos itens vendidos é feito pela fórmula quantidade vendida multiplicado pelo custo contábil:

CMV=qVend*CustoCtb

Onde o custo contábil é o preço médio de compra do produto subtraído os créditos de impostos.
O CMV calculado pelas entradas e estoque é feito pela fórmula Estoque Inicial somada às Entradas subtraído Estorno de Entradas e subtrai o Estoque Final, onde todos os valores são descontados os créditos de impostos

CMV=Estq i+Entradas-Estornos-Estq f

Portanto primeiramente deve-se configurar as operações que devem ser consideradas no cálculo do CMV, para isso deve-se ir em Configurações → Tipo de movimentação de estoque e na operação “Rel.CMV” deve-se configurar quais as operações serão consideradas. As operações de entrada serão consideradas como ENTRADA, as operações de saída serão consideradas como ESTORNO DE ENTRADA.

Por padrão, as operações selecionadas são: COMPRAS, DEV. DE COMPRAS, TRANSFERENCIA DE ENTRAD E DE SAÍDA, BONIFICAÇÃO E FRETE.
Feita a configuração, essas são as operações que serão consideradas para o cálculo do CMV como sendo as entrada de mercadoria.
Para acessar o relatório vá em Relatórios → Gestão de Vendas → CMV (Custo da Mercadoria Vendida).

O relatório devemos selecionar o período desejado, e na engrenagem pode selecionar os filtros de classificações dos itens. O usuário poderá também marcar se deseja que o relatório contemple os créditos de impostos. Caso esteja desmarcado o valor do estoque, tanto inicial quanto final, será o último custo do produto, e os valores das operações não será subtraído os créditos de impostos.

O relatório, como dito anteriormente, além de trazer o calculo do CMV pela entrada e estoque (método usado pela contabilidade), também calcula o CMV pela venda, nesse caso será multiplicado a quantidade vendida pelo custo do produto no dia da venda (custo contábil caso esteja marcado para considerar impostos, ou ultimo custo caso esteja desmarcado).