Versão liberada dia: 11/11/2015 - Compatível com Intellicash versão mínima 3.0.138.005
O EC ganhou uma nova ferramenta em seu sistema, ideal para o estabelecimento que gostaria de emitir um ticket de presente para seu cliente.
Para utilizar esta ferramenta é necessário fazer sua configuração. Para isto entre em configuração – Ticket de Presente.
FUNCIONALIDADE:
Para emitir um ticket de presente é importante observar que:
O sistema possui dois locais para a emissão de um ticket conforme já mencionado e ambos locais a funcionalidade é a mesma.
Para chamar na tela de venda é necessário chamar o atalho Ctrl+K e então abrirá a tela com o número do último cupom fiscal impresso no campo COO, caso não seja este cupom basta então digitar o número do cupom desejado e pressionar 'ENTER'.
Assim todos os itens serão carregados na tela e o foco passará ao grid de itens, caso deseja trocar a quantidade do cupom para emitir o ticket basta ‘correr’ o grid com as setas do teclado e digitar a quantidade desejada. Já para retirar um dos itens basta ir com o cursor sobre o item e pressionar a barra de espaço do seu teclado assim, note que o checkbox Imprimir será desmarcado.
Pensando em uma maneira de facilitar o processo de escolha caso o cupom selecionado possua muitos itens e, apenas 1 será para ticket de presente é possível agilizar o processo desmarcando o item desejado e depois solicitar a inverção da seleção através do botão ‘Inverter’ atalho 'Ctrl + N'. Assim, os itens marcados ficarão desmarcados e o item que estava desmarcado ficará marcado.
Após escolhido os itens basta ir com o enter até o botão imprimir ou acionar o atalho Ctrl+P.
Após a impressão caso não tenha sido selecionado todos os itens abrirá uma janela perguntando se deseja imprimir o restante dos itens ou seja inverter a seleção. Caso o usuário pressione SIM será então impresso os itens que estavam desmarcados na seleção inicial. Caso o usuário coloque NÃO a tela será fechada voltando para a tela de venda.
Ainda na tela de ticket note que há um grid contendo as informações do cupom fiscal, como data, hora e total do cupom impresso bem como o Número do cupom que foi selecionado.
Assim como o intellicash o EasyCash agora mostra uma mensagem de feliz aniversário no frente de caixa quando um cliente é identificado no cupom fiscal na data do seu aniversário.
Para isto basta entrar em configuração –> PDV –> Geral e selecionar em Aniversário o tamanho da mensagem, podendo ser Grande, Pequena ou nenhuma.
Uma vez marcada a configuração grande ou pequena ao fazer a venda em crediário, cheque, troca em um cliente que está fazendo aniversário no dia, uma mensagem será exibida. Além disto a mensagem também será apresentada quando vendido um DAV e quando realizado um recebimento de conta.
A mensagem pequena será exibida no campo inferior direito da tela.
Atualmente o sistema trata somente os clientes de varejo e crediário assim se for realizada a venda para funcionário a mensagem não irá aparecer.
Foi acrescentado na liberação do sistema a opção de configuração das propriedades da porta serial, podendo agora manipular as chaves Porta, Paridade, StopBits, HandShake, DataBits e BaudRate.
Para isto basta na liberação clicar sobre o botão 'Porta Serial' e então abrirá uma tela com todas as propriedades para que seja configurada conforme a impressora conectada.
Todas as configurações realizadas serão salvas no arquivo EasyCash1.ini.
Lembrando que é necessário um cuidado quanto estas configurações, uma vez que interfere diretamente na comunicação da impressora com o sistema.
O menu Fincanceiro (Financeiro –> TEF Automático –> Recebimento) foi criado com o objetivo de auxiliar a verificação dos dados inconsistentes das formas TEF Automático encontrado no sistema, além de auxiliar na correção dos mesmos.
Tratamos dados incosistentes as transações TEF (automático) na qual, o sistema por alguma falha não registrou a forma filho ou seja, a bandeira do cartão utilizado (Visa, Master, etc.), registrando assim no banco de dados a forma pai ou seja cartão de Débito/Crédito.
Quando isto ocorre o valor deste cartão não irá mostrar no financeiro deste caixa, uma vez que a associação das formas de pagamento é feita através das bandeiras sendo essa realizada no intellicash.
Assim esta ferramenta permite que o usuário faça o remanejamento no frente de caixa para a forma correta.
FUNCIONALIDADE:
Ao entrar na tela o primeiro grid irá mostrar as inconsistências e logo no grid abaixo as formas filhos daquele recebimento. Assim uma vez localizada a forma correta, clique em alterar e então a forma será remanejada.
A partir da versão 1.2.1.0 o EasyCash conta com a opção de informar o vendedor no cupom fiscal, para os clientes que desejam fazer o controle de comissão.
Para isto é necessário que o frente tenha o cadastro de todos os vendedores, para isto vá no intellicash e exporte os vendedores (Gerenciamento –> Cadastro –> Exportação –> EasyCash –> Vendedores). Para importar no frente de caixa vá no menu Integração –> importação –> Vendedores.
Para identificar um vendedor no cupom fiscal é necessário que a configuração Pedir Vendedor esteja habilitada. Assim ao realizar a venda e chamar a finalização o botão Vendedor estará habilitado.
Para acionar basta clicar sobre o botão ou utilizar o atalho 'Alt+ V', abrirá assim uma tela para a seleção do vendedor.
Após acionar o botão será aberto uma janela para que seja selecionado o vendedor.
Assim há duas maneiras de realizar a busca do vendedor ou o usuário digita o Código do vendedor ou pressione a seta do teclado, mostrando assim a listagem de todos os vendedores.
Após ser selecionado o vendedor será mostrado uma mensagem informando o nome do vendedor selecionado.
Assim que é feito a identificação do vendedor o ícone do botão é alterado. Assim sempre que tiver este ícone é sinal que há um vendedor identificado no cupom fiscal
Após escolhido o foco irá para a forma de pagamento para que a venda seja finalizada. Caso o usuário queira alterar o vendedor ele deve chamar o botão vendedor e pressionar o Ctrl+R para que seja removido sendo possível que, em seguida seja escolhido um outro vendedor ou até mesmo não finalize o cupom sem vendedor.
Com objetivo de melhorar o processo de backup/restore quando há banco corrompido foi alterado o processo interno do sistema. Assim quando o sistema terminar de fazer o procedimento será aberto uma mensagem informando que o sistema deve ser fechado para concluir a restauração e então o sistema é fechado.
Ao iniciar o sistema uma nova mensagem será aberta “Arquivo do banco de dados renomeado com sucesso!
DE: C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\INTELLIWARE\EASYCASH\BD\TMP_EASYCASH-20151104_164506.FDB
PARA: C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\INTELLIWARE\EASYCASH\BD\FRENTE.FDB”
Esta mensagem é apenas informativa, mostrando que todo o processo foi finalizado conforme esperado.
Até a versão 1.1.2.10 a ferramenta de sincronização de Cupom - ECF verificava apenas o número do COO da tabela CUPOM. Foi melhorado para verificar a tabela CUPOM_CNF também, já que a mesma armazena os cupons não fiscais como leitura X e relatório Gerencial.
DAV Foi criada a configuração para imprimir ou não as observações do orçamento. Esta configuração encontra-se dentro de DAV/Pré Venda e possui 3 opções sendo elas: Não imprime observação, Imprime ou Pergunta ao usuário.
Se configurado - não imprime: ao vender o DAV no frente de caixa os sistema não fará nenhum tipo de impressão.
Se configurada - imprimir: ao vender o DAV no frente de caixa será sempre impressa um relatório gerencial com as observações do DAV.
Se configurado - perguntar ao usuário: o sistema mostra a mensagem questionando o usuário se deseja ou não imprimir. Lembrando que neste caso o foco esta na opção Sim.
Checksum A configuração Checksum do código de barra foi alterada de aba, até a versão 1.1.2.10 esta configuração se encontrava em Equipamentos → Leitor, que só ficava habilitada quando a configuração “Possui leitor Serial” estava marcada. Porém a configuração de Checksum é independente se o leitor é serial ou USB, sendo assim esta configuração passou para a aba CADASTRO.
Foi acrescentado na segunda via do cupom fiscal a impressão do usuário logado, ou seja, caso o operador seja diferente do usuário será impresso ambas as informações.
Caso o sistema tenha mais de 1 registro na tabela cupom_r60m sem data de emissão é mostrada uma mensagem informando quais são estes dias e solicita que o cliente entre em contato com o suporte.
Esta mensagem será apresentada tanto no momento que abre o sistema quanto na abertura do PDV.
O suporte possuindo a redução Z em mãos, pode verificar e corrigir através da ferramenta Validação de Redução Z e Tributação.
Foi realizado algumas melhorias para a impressora Daruma com o objetivo de conter os problemas em que ao passar dois produtos iguais e posteriormente cancelar o cupom em alguns casos o segundo item não constava no banco.
Em alguns clientes ocorreu uma falha com os leitores em que, ao passar um código de barras o leitor cortou o código encontrando assim um produto pesável vendendo assim uma unidade de cada produto.
Para entender o problema tenha por exemplo o código 7898341430111 (Suco Del Valle) ao registrar o mesmo o leitor cortou passando assim 7898 (Carne Seca), 3414 (Presunto), 30111 (Queijo Mussarela). Vendendo 1Kg de cada alimento.
Para evitar problemas assim agora ao passar um produto pesavel e não colocar a quantidade do mesmo será aberto uma janela questionando qual a quantidade vendida.
Pensando ainda em uma maneira de avisar o operador que houve esta falha e que o mesmo precisa digitar a quantidade foi criada uma configuração que quando marcada emite um som, o mesmo da mensagem de erro. Esta configuração de encontra na aba PDV – Som – Emitir Som para Produtos pesáveis.
Devido às novas alterações da lei “de Olho no Imposto”, o campo documento não estava sendo impresso em algumas impressoras quando, na finalização do cupom fiscal a forma de pagamento escolhida era Clientes.
Para contornar este caso foi trabalhado dois campos já que as impressoras (Sweda, Daruma e Bematech) trabalham cada um de uma forma então em alguns casos o campo endereço será cortado deixando apenas uma linha para o mesmo, já para outras impressoras a Mensagem 1 configuranda será omitida.
Melhorado o processo da entrega da seguinte maneira: O botão de entrega está disponível tanto na tela de venda podendo ser chamado pelo seu atalho Ctrl+E na tela de fechamento do cupom fiscal não há botão, somente o atalho Ctrl+E.
A entrega poderá ser acionada antes mesmo de abrir um cupom fiscal. Porém se o sistema for fechado esse será apagado.
Ao acionar a entrega será aberta uma tela onde o operador poderá pesquisar o cliente através do Nome, do documento ou ainda do código do cliente caso possua.
Caso a pesquisa realizada através do nome, documento ou código possua um cadastro e um endereço cadastrado para o mesmo, os campos serão preenchidos com estas informações bastando o operador confirmar com o cliente se será o endereço utilizado para entrega da compra/mercadoria. Se o endereço precisar ser modificado, o operador irá modificar os campos necessários e em seguida clicar em OK.
Caso o cliente pesquisado não possua cadastro, será exibida ao operador uma mensagem perguntando se deseja cadastrar. Quando a pesquisa realizada pelo nome e o mesmo não for encontrado a mensagem exibida será:
Se operador optar pelo SIM: automaticamente será habilitado o checkbox “cadastrar ao efetivar” e as demais informações deverão ser preenchidas.
Se operador optar pelo NÃO: o processo de preenchimento das informações será prosseguido.
Quando a pesquisa realizada pelo documento e o mesmo não for encontrado a mensagem exibida será:
Se operador optar pelo SIM: O foco voltará para o campo onde digitado o documento para que seja informado o nome do cliente a ser cadastrado e após o preenchimento das demais informações desta mesma janela ao clicar em “OK”, será aberta uma janela com o CPF digitado anteriormente para que seja confirmado.
Se operador optar pelo NÃO: o processo de preenchimento das informações será prosseguido.
OBS.: Quando o usuário não possui endereço do tipo Entrega cadastrado será mostrado o endereço que possuir, podendo ser residencial, comercial ou ainda do tipo cobrança. Caso seja realizada alguma alteração no endereço carregado irá substituir o endereço de entrega já existente ou cadastrar um endereço do tipo entrega caso não exista no cadastro do cliente.
Após impressão do cupom fiscal será aberta a tela de entrega com as informações previamente preenchidas para que o endereço seja confirmado e adicionado as informações complementares.
Após chamar a entrega para um cliente será exibido um ícone no rodapé do sistema para que o usuário possa saber que há uma entrega cadastrada para o cupom fiscal.
Caso queira desativar a entrega que já foi solicitada, basta clicar no botão Entrega ou acionar seu atalho Ctrl+E que será exibido a seguinte mensagem:
Por padrão o foco sempre estará no botão Não, para evitar erros do operador, e se realmente ele clicar em Sim para desativar a entrega será gravado no log do sistema e não aparecerá a tela de entrega após a finalização do cupom fiscal.
Log:
[6/11/2015 15:54:31]
O usuário optou por desativar a entrega do cupom [XXXXX]
Parametrização
Foi adicionada nas configurações da entrega a parametrização de dados a serem preenchidos no cupom de entrega a fim de otimizar esse processo, pois, existem alguns dados que devem ser informados nas observações, por exemplo, caixa de leite, vassoura ou botijão de gás, enfim esses dados devem ser informados na entrega e para facilitar é possível criar alguns parâmetros para que facilite no momento de preencher.
Esses parâmetros podem ser de três tipos: Textual, Numérico ou Seleção (check box).
Devido às limitações de espaço, os campos serão mostrados dinamicamente, mas com algumas restrições. Foram disponibilizadas 8 linhas, sendo que cada linha permite apenas um tipo parâmetro. Caso o parâmetro seja do tipo “Numérico” ou “Seleção”, cada linha permitirá até dois itens. Caso o parâmetro seja do tipo “Texto”, será permitido apenas um parâmetro por linha. Sendo assim, o sistema permitirá no máximo 16 parâmetros numéricos ou “check-box” e apenas 8 textuais.
Configuração para obter endereço “Na finalização do Cupom Fiscal”: quando habilitada, o ícone da entrega ficará habilitado no rodapé da tela de venda e a cada cupom finalizado irá abrir a tela de entrega para que o usuário preencha as informações.
A partir da versão 1.2.001.000 do EasyCash poderá ser adicionado um novo parâmetro no arquivo 'EasyCash1.ini', afim de minimizar um problema específico relatado para o suporte. O problema em questão foi observado no log do ECF, onde no fluxo de venda obtivemos comandos referentes a carga de tributação e formas de pagamentos realizados pelo sistema. Com isso, em alguns ECFs ocorria a perda de transmissão. Para evitar isso e já forçar o sistema a carregar estas informações logo no início do sistema, temos o seguinte parâmetro e os seguintesatributos:
[ECF]
CargaParametros=1234567
Onde:
1 - Carregar Alíquotas
2 - Carregar Totalizadores Não Tributados
3 - Carregar Formas de Pagamento
4 - Carregar Comprovantes Não Fiscais
5 - Carregar Relatórios Gerenciais
6 - Carregar Unidades de Medida
7 - Carregar Configurações do ECF
Devido algumas Limitações dos ECFs no momento da impressão das formas de pagamento, foram criadas algumas regras para evitar maiores problemas. Seguem abaixo as regras:
1ª REGRA) Formas de pagamento TEF NÃO permitem troco apenas SAQUE. Quando houver SAQUE, serão permitidas apenas formas TEF neste cupom.
Nas configurações da forma de pagamento, quando o tipo for setado para CHEQUE TEF ou TEF a configuração “Permite troco” será automaticamente desabilitada não sendo possível a configuração da mesma.
2ª REGRA) Formas de pagamento Cliente, Funcionário e Convênio permitem troco SOMENTE quando for a única forma de pagamento inserida no cupom fiscal.
Caso o operador tentar dar troco em alguma das formas citadas, estando o cupom fiscal com múltiplas formas, será exibido o seguinte AVISO.
Então, será necessário que o operador coloque um valor para a forma de pagamento escolhida que NÃO ULTRAPASSE o restante a pagar, não gerando assim troco para esta forma ou ainda o operador poderá escolher outra forma de pagamento caso deseje.
3ª REGRA) Não é permitido dar troco para Cheque POS e Cartão POS quando já inserido a forma Dinheiro.
Caso o operador tentar dar troco em cheque POS já possuindo a forma de pagamento DINHEIRO inserida no cupom fiscal, será exibido o seguinte AVISO.
Caso o operador optar por excluir APENAS a forma Dinheiro: Ao optar pelo SIM, a forma dinheiro será AUTOMATICAMENTE excluída do cupom fiscal para que seja possível inserir a forma de pagamento Cheque POS. Assim que excluída a forma dinheiro a tela de informações do cheque será aberta.
Caso o operador optar por refazer TODAS as formas não TEF: Ao optar pelo NÃO, todas as formas de pagamento NÃO TEF serão excluídas automaticamente do cupom fiscal, sendo necessário o operador refazê-las.
4ª REGRA) Impressão das formas de pagamento no cupom fiscal.
A ordem de impressão das formas de pagamento no cupom fiscal foi alterada evitando assim problemas de não impressão de alguma forma passada por limitação do ECF, uma vez que para o ECF o total da compra já tenha sido pago.
A nova ordem de impressão das formas de pagamento será:
1º Cartões TEF
2º Cheques TEF
3º Troca de Mercadoria
4º Clientes
5º Funcionários
6º Convênios
7º Cartões POS/Outras/Bonificação
8º Cheques POS
9º Dinheiro
5ª REGRA) Troco em cartão POS
Levando em consideração a ordem de impressão descrita anteriormente na 4ª Regra, se torna necessária a validação realizada nesta regra, sendo a validação:
O sistema irá verificar internamente antes da impressão se há alguma forma de pagamento que seria impressa após a forma de pagamento CARTÃO POS.
6ª REGRA) Troco com dois cheques POS e que ambos supere o valor da compra.
Tendo como exemplo o seguinte caso. O valor total da compra é de R$50,00 e um cliente deseja passar dois cheques POS e ambos superam o valor total da compra. Para este caso o ECF entenderia ao passar o 1º cheque que o valor da compra já foi pago e não seria possível inserir outro cheque. Ou ainda, se o 1º cheque passado for menor que o valor total da compra restando um valor a pagar, possibilitando passar outro cheque e este for passado com um valor que supere o valor total da compra. No momento da impressão o ECF iria mandar apenas o cheque de maior valor não sendo impresso o de menor valor, pois, com o 1º impresso o ECF entenderia que o cupom já foi totalmente pago.
Para evitar estes transtornos foi criado um campo “Valor” na tela de informações de cheque que funciona da seguinte forma:
Primeiramente o operador deverá informar na tela de fechamento a forma de pagamento e em seguida o valor TOTAL dos cheques que serão passados. Por exemplo, um cupom fiscal com total a pagar de ⇒ R$50,00 e o cliente quer dar dois cheques POS:
Cheque POS ⇒ R$ 60,00
Cheque POS ⇒ R$ 70,00
Total ⇒ R$130,00
Deverá o operador informar no campo “Valor Pago” após a escolha da forma de pagamento o valor de R$130,00 sendo o total dos dois cheques POS.
Em seguida, na tela de informações de cheque o operador deverá informar no campo “Valor” o valor do primeiro cheque. Neste caso exemplificado R$60,00 como na figura abaixo:
Ao inserir o valor do 1º cheque POS e passar para o próximo campo é calculado o valor restante e informado ao lado do valor digitado, sendo assim possível, após preenchida as informações do 1º cheque e clicar em ‘OK’ informar os dados do 2º cheque POS, pois, como possui um valor restante o foco irá voltar para campo valor.
Após inserir um cheque será exibido um botão “Visualizar” ao lado do botão Cancelar, clicando no mesmo será exibido ao operador o CMC7 e valor do cheque já inserido.
Assim que fornecidas as informações do 2º cheque, o cupom será finalizado.
Caso o usuário saia da tela de informações de cheque POS no meio do preenchimento, mesmo que já inserido um cheque POS e esteja no preenchimento do 2º cheque as informações serão apagadas sendo necessário o operador realizar o preenchimento novamente.
OBS: Quando turno controlado pela retaguarda o mesmo também funciona quando o DAV não possuir formas de pagamento sugeridas ou ainda se o operador não aceitar as formas sugeridas no momento da venda no frente de caixa, pois, quando possui formas sugeridas e o operador aceitar o cupom é finalizado automaticamente.
7ª REGRA) Troca com troco
A troca com troco SOMENTE é permitida quando for a única forma inserida no cupom fiscal, uma vez que:
• O botão “TROCA” na tela do fechamento será desabilitado assim que inserida alguma outra forma de pagamento diferente de Troca de mercadoria, ou seja, quando possuir uma Troca a mesma deverá ser inserida primeiro no cupom fiscal.
OBS.: Quando a primeira forma inserida for uma “Troca de mercadoria” o botão TROCA continuará habilitado uma vez que pode ser chamada mais de uma troca para o mesmo cupom fiscal e assim que inserida outra forma diferente desta, o botão será desabilitado.
Foi corrigido a impressão da segunda via quando a configuração 'Informar Saldo Devedor na Impressão' está marcada e a venda foi parcelada.
Corrigido problema de multiple rows quando a primeira operação do dia era entrar menu fiscal.
Foi tratado o problema encontrado em alguns clientes em que a impressora é nova ou havia passado por intervenção e que ao liberar o ECF para uso ou quando tirava o Z mostrava a informação de Dados Redução Z Corrompido.