Essa é uma revisão anterior do documento!
Versão liberada dia: 11/11/2015 - Compatível com Intellicash versão mínima 3.0.138.005
O EC ganhou uma nova ferramenta em seu sistema, ideal para o estabelecimento que gostaria de emitir um ticket de presente para seu cliente.
Para utilizar esta ferramenta é necessário fazer sua configuração. Para isto entre em configuração – Ticket de Presente.
FUNCIONALIDADE:
Para emitir um ticket de presente é importante observar que:
O sistema possui dois locais para a emissão de um ticket conforme já mencionado e ambos locais a funcionalidade é a mesma.
Para chamar na tela de venda é necessário chamar o atalho Ctrl+K e então abrirá a tela com o número do último cupom fiscal impresso no campo COO, caso não seja este cupom basta então digitar o número do cupom desejado e pressionar 'ENTER'.
Assim todos os itens serão carregados na tela e o foco passará ao grid de itens, caso deseja trocar a quantidade do cupom para emitir o ticket basta ‘correr’ o grid com as setas do teclado e digitar a quantidade desejada. Já para retirar um dos itens basta ir com o cursor sobre o item e pressionar a barra de espaço do seu teclado assim, note que o checkbox Imprimir será desmarcado.
Pensando em uma maneira de facilitar o processo de escolha caso o cupom selecionado possua muitos itens e, apenas 1 será para ticket de presente é possível agilizar o processo desmarcando o item desejado e depois solicitar a inverção da seleção através do botão ‘Inverter’ atalho 'Ctrl + N'. Assim, os itens marcados ficarão desmarcados e o item que estava desmarcado ficará marcado.
Após escolhido os itens basta ir com o enter até o botão imprimir ou acionar o atalho Ctrl+P.
Após a impressão caso não tenha sido selecionado todos os itens abrirá uma janela perguntando se deseja imprimir o restante dos itens ou seja inverter a seleção. Caso o usuário pressione SIM será então impresso os itens que estavam desmarcados na seleção inicial. Caso o usuário coloque NÃO a tela será fechada voltando para a tela de venda.
Ainda na tela de ticket note que há um grid contendo as informações do cupom fiscal, como data, hora e total do cupom impresso bem como o Número do cupom que foi selecionado.
Assim como o intellicash o EasyCash agora mostra uma mensagem de feliz aniversário no frente de caixa quando um cliente é identificado no cupom fiscal na data do seu aniversário.
Para isto basta entrar em configuração –> PDV –> Geral e selecionar em Aniversário o tamanho da mensagem, podendo ser Grande, Pequena ou nenhuma.
Uma vez marcada a configuração grande ou pequena ao fazer a venda em crediário, cheque, troca em um cliente que está fazendo aniversário no dia, uma mensagem será exibida. Além disto a mensagem também será apresentada quando vendido um DAV e quando realizado um recebimento de conta.
A mensagem pequena será exibida no campo inferior direito da tela.
Atualmente o sistema trata somente os clientes de varejo e crediário assim se for realizada a venda para funcionário a mensagem não irá aparecer.
Foi acrescentado na liberação do sistema a opção de configuração das propriedades da porta serial, podendo agora manipular as chaves Porta, Paridade, StopBits, HandShake, DataBits e BaudRate.
Para isto basta na liberação clicar sobre o botão 'Porta Serial' e então abrirá uma tela com todas as propriedades para que seja configurada conforme a impressora conectada.
Todas as configurações realizadas serão salvas no arquivo EasyCash1.ini.
Lembrando que é necessário um cuidado quanto estas configurações, uma vez que interfere diretamente na comunicação da impressora com o sistema.
O menu Fincanceiro (Financeiro –> TEF Automático –> Recebimento) foi criado com o objetivo de auxiliar a verificação dos dados inconsistentes das formas TEF Automático encontrado no sistema, além de auxiliar na correção dos mesmos.
Tratamos dados incosistentes as transações TEF (automático) na qual, o sistema por alguma falha não registrou a forma filho ou seja, a bandeira do cartão utilizado (Visa, Master, etc.), registrando assim no banco de dados a forma pai ou seja cartão de Débito/Crédito.
Quando isto ocorre o valor deste cartão não irá mostrar no financeiro deste caixa, uma vez que a associação das formas de pagamento é feita através das bandeiras sendo essa realizada no intellicash.
Assim esta ferramenta permite que o usuário faça o remanejamento no frente de caixa para a forma correta.
FUNCIONALIDADE:
Ao entrar na tela o primeiro grid irá mostrar as inconsistências e logo no grid abaixo as formas filhos daquele recebimento. Assim uma vez localizada a forma correta, clique em alterar e então a forma será remanejada.
A partir da versão 1.2.1.0 o EasyCash conta com a opção de informar o vendedor no cupom fiscal, para os clientes que desejam fazer o controle de comissão.
Para isto é necessário que o frente tenha o cadastro de todos os vendedores, para isto vá no intellicash e exporte os vendedores (Gerenciamento –> Cadastro –> Exportação –> EasyCash –> Vendedores). Para importar no frente de caixa vá no menu Integração –> importação –> Vendedores.
Para identificar um vendedor no cupom fiscal é necessário que a configuração Pedir Vendedor esteja habilitada. Assim ao realizar a venda e chamar a finalização o botão Vendedor estará habilitado.
Para acionar basta clicar sobre o botão ou utilizar o atalho 'Alt+ V', abrirá assim uma tela para a seleção do vendedor.
Após acionar o botão será aberto uma janela para que seja selecionado o vendedor.
Assim há duas maneiras de realizar a busca do vendedor ou o usuário digita o Código do vendedor ou pressione a seta do teclado, mostrando assim a listagem de todos os vendedores.
Após ser selecionado o vendedor será mostrado uma mensagem informando o nome do vendedor selecionado.
Assim que é feito a identificação do vendedor o ícone do botão é alterado. Assim sempre que tiver este ícone é sinal que há um vendedor identificado no cupom fiscal
Após escolhido o foco irá para a forma de pagamento para que a venda seja finalizada. Caso o usuário queira alterar o vendedor ele deve chamar o botão vendedor e pressionar o Ctrl+R para que seja removido sendo possível que, em seguida seja escolhido um outro vendedor ou até mesmo não finalize o cupom sem vendedor.
Com objetivo de melhorar o processo de backup/restore quando há banco corrompido foi alterado o processo interno do sistema. Assim quando o sistema terminar de fazer o procedimento será aberto uma mensagem informando que o sistema deve ser fechado para concluir a restauração e então o sistema é fechado.
Ao iniciar o sistema uma nova mensagem será aberta “Arquivo do banco de dados renomeado com sucesso!
DE: C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\INTELLIWARE\EASYCASH\BD\TMP_EASYCASH-20151104_164506.FDB
PARA: C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\INTELLIWARE\EASYCASH\BD\FRENTE.FDB”
Esta mensagem é apenas informativa, mostrando que todo o processo foi finalizado conforme esperado.
Até a versão 1.1.2.10 a ferramenta de sincronização de Cupom - ECF verificava apenas o número do COO da tabela CUPOM. Foi melhorado para verificar a tabela CUPOM_CNF também, já que a mesma armazena os cupons não fiscais como leitura X e relatório Gerencial.
DAV Foi criada a configuração para imprimir ou não as observações do orçamento. Esta configuração encontra-se dentro de DAV/Pré Venda e possui 3 opções sendo elas: Não imprime observação, Imprime ou Pergunta ao usuário.
Se configurado - não imprime: ao vender o DAV no frente de caixa os sistema não fará nenhum tipo de impressão.
Se configurada - imprimir: ao vender o DAV no frente de caixa será sempre impressa um relatório gerencial com as observações do DAV.
Se configurado - perguntar ao usuário: o sistema mostra a mensagem questionando o usuário se deseja ou não imprimir. Lembrando que neste caso o foco esta na opção Sim.
Checksum A configuração Checksum do código de barra foi alterada de aba, até a versão 1.1.2.10 esta configuração se encontrava em Equipamentos → Leitor, que só ficava habilitada quando a configuração “Possui leitor Serial” estava marcada. Porém a configuração de Checksum é independente se o leitor é serial ou USB, sendo assim esta configuração passou para a aba CADASTRO.
Foi acrescentado na segunda via do cupom fiscal a impressão do usuário logado, ou seja, caso o operador seja diferente do usuário será impresso ambas as informações.
Caso o sistema tenha mais de 1 registro na tabela cupom_r60m sem data de emissão é mostrada uma mensagem informando quais são estes dias e solicita que o cliente entre em contato com o suporte.
Esta mensagem será apresentada tanto no momento que abre o sistema quanto na abertura do PDV.
O suporte possuindo a redução Z em mãos, pode verificar e corrigir através da ferramenta Validação de Redução Z e Tributação.
Foi realizado algumas melhorias para a impressora Daruma com o objetivo de conter os problemas em que ao passar dois produtos iguais e posteriormente cancelar o cupom em alguns casos o segundo item não constava no banco.
Em alguns clientes ocorreu uma falha com os leitores em que, ao passar um código de barras o leitor cortou o código encontrando assim um produto pesável vendendo assim uma unidade de cada produto.
Para entender o problema tenha por exemplo o código 7898341430111 (Suco Del Valle) ao registrar o mesmo o leitor cortou passando assim 7898 (Carne Seca), 3414 (Presunto), 30111 (Queijo Mussarela). Vendendo 1Kg de cada alimento.
Para evitar problemas assim agora ao passar um produto pesavel e não colocar a quantidade do mesmo será aberto uma janela questionando qual a quantidade vendida.
Pensando ainda em uma maneira de avisar o operador que houve esta falha e que o mesmo precisa digitar a quantidade foi criada uma configuração que quando marcada emite um som, o mesmo da mensagem de erro. Esta configuração de encontra na aba PDV – Som – Emitir Som para Produtos pesáveis.
Devido algumas Limitações dos ECFs no momento da impressão das formas de pagamento, foram criadas algumas regras para evitar maiores problemas. Seguem abaixo as regras:
1ª REGRA) Formas de pagamento TEF NÃO permitem troco.
Nas configurações da forma de pagamento, quando o tipo for setado para CHEQUE TEF ou TEF a configuração “Permite troco” será automaticamente desabilitada não sendo possível a configuração da mesma.
2ª REGRA) Formas de pagamento Cliente, Funcionário e Convênio permitem troco SOMENTE quando for a única forma de pagamento inserida no cupom fiscal.
Caso o operador tentar dar troco em alguma das formas citadas, estando o cupom fiscal com múltiplas formas, será exibido o seguinte AVISO.
Então, será necessário que o operador coloque um valor para a forma de pagamento escolhida que NÃO ULTRAPASSE o restante a pagar, não gerando assim troco para esta forma ou ainda o operador poderá escolher outra forma de pagamento caso deseje.
3ª REGRA) Não é permitido dar troco para Cheque POS e Cartão POS quando já inserido a forma Dinheiro.
Caso o operador tentar dar troco em cheque POS já possuindo a forma de pagamento DINHEIRO inserida no cupom fiscal, será exibido o seguinte AVISO.
Caso o operador optar por excluir APENAS a forma Dinheiro: Ao optar pelo SIM, a forma dinheiro será AUTOMATICAMENTE excluída do cupom fiscal para que seja possível inserir a forma de pagamento Cheque POS. Assim que excluída a forma dinheiro a tela de informações do cheque será aberta.
Caso o operador optar por refazer TODAS as formas não TEF: Ao optar pelo NÃO, todas as formas de pagamento NÃO TEF serão excluídas automaticamente do cupom fiscal, sendo necessário o operador refazê-las.
4ª REGRA) Impressão das formas de pagamento no cupom fiscal.
A ordem de impressão das formas de pagamento no cupom fiscal foi alterada evitando assim problemas de não impressão de alguma forma passada por limitação do ECF, uma vez que para o ECF o total da compra já tenha sido pago.
A nova ordem de impressão das formas de pagamento será:
1º Cartões TEF
2º Cheques TEF
3º Troca de Mercadoria
4º Clientes
5º Funcionários
6º Convênios
7º Cartões POS/Outras/Bonificação
8º Cheques POS
9º Dinheiro
5ª REGRA) Troco em cartão POS
Levando em consideração a ordem de impressão descrita anteriormente na 4ª Regra, se torna necessária a validação realizada nesta regra, sendo a validação:
O sistema irá verificar internamente antes da impressão se há alguma forma de pagamento que seria impressa após a forma de pagamento CARTÃO POS.
6ª REGRA) Troco com dois cheques POS e que ambos supere o valor da compra.
Tendo como exemplo o seguinte caso. O valor total da compra é de R$50,00 e um cliente deseja passar dois cheques POS e ambos superam o valor total da compra. Para este caso o ECF entenderia ao passar o 1º cheque que o valor da compra já foi pago e não seria possível inserir outro cheque. Ou ainda, se o 1º cheque passado for menor que o valor total da compra restando um valor a pagar, possibilitando passar outro cheque e este for passado com um valor que supere o valor total da compra. No momento da impressão o ECF iria mandar apenas o cheque de maior valor não sendo impresso o de menor valor, pois, com o 1º impresso o ECF entenderia que o cupom já foi totalmente pago.
Para evitar estes transtornos foi criado um campo “Valor” na tela de informações de cheque que funciona da seguinte forma:
Primeiramente o operador deverá informar na tela de fechamento a forma de pagamento e em seguida o valor TOTAL dos cheques que serão passados. Por exemplo, um cupom fiscal com total a pagar de ⇒ R$50,00 e o cliente quer dar dois cheques POS:
Cheque POS ⇒ R$ 60,00
Cheque POS ⇒ R$ 70,00
Total ⇒ R$130,00
Deverá o operador informar no campo “Valor Pago” após a escolha da forma de pagamento o valor de R$130,00 sendo o total dos dois cheques POS.
Em seguida, na tela de informações de cheque o operador deverá informar no campo “Valor” o valor do primeiro cheque. Neste caso exemplificado R$60,00 como na figura abaixo:
Ao inserir o valor do 1º cheque POS e passar para o próximo campo é calculado o valor restante e informado ao lado do valor digitado, sendo assim possível, após preenchida as informações do 1º cheque e clicar em ‘OK’ informar os dados do 2º cheque POS, pois, como possui um valor restante o foco irá voltar para campo valor.
Após inserir um cheque será exibido um botão “Visualizar” ao lado do botão Cancelar, clicando no mesmo será exibido ao operador o CMC7 e valor do cheque já inserido.
Assim que fornecidas as informações do 2º cheque, o cupom será finalizado.
Caso o usuário saia da tela de informações de cheque POS no meio do preenchimento, mesmo que já inserido um cheque POS e esteja no preenchimento do 2º cheque as informações serão apagadas sendo necessário o operador realizar o preenchimento novamente.
OBS: Quando turno controlado pela retaguarda o mesmo também funciona quando o DAV não possuir formas de pagamento sugeridas ou ainda se o operador não aceitar as formas sugeridas no momento da venda no frente de caixa, pois, quando possui formas sugeridas e o operador aceitar o cupom é finalizado automaticamente.
7ª REGRA) Troca com troco
A troca com troco SOMENTE é permitida quando for a única forma inserida no cupom fiscal, uma vez que:
• O botão “TROCA” na tela do fechamento será desabilitado assim que inserida alguma outra forma de pagamento diferente de Troca de mercadoria, ou seja, quando possuir uma Troca a mesma deverá ser inserida primeiro no cupom fiscal.
OBS.: Quando a primeira forma inserida for uma “Troca de mercadoria” o botão TROCA continuará habilitado uma vez que pode ser chamada mais de uma troca para o mesmo cupom fiscal e assim que inserida outra forma diferente desta, o botão será desabilitado.
Foi corrigido a impressão da segunda via quando a configuração 'Informar Saldo Devedor na Impressão' está marcada e a venda foi parcelada.
Corrigido problema de multiple rows quando a primeira operação do dia era entrar menu fiscal.
Foi tratado o problema encontrado em alguns clientes em que a impressora é nova ou havia passado por intervenção e que ao liberar o ECF para uso ou quando tirava o Z mostrava a informação de Dados Redução Z Corrompido.