Essa é uma revisão anterior do documento!
Versão liberada dia:
Versão Intellicash: Mínima 3.0.139.005
Versão Executável: 1.3
Versão DLL: 1.3.002.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.27
Versão EcAutoUpdater: 0.0.0.3
O sistema agora permite personalizar o grid da tela de venda. É possível aumentar a fonte e alterar as posições das colunas.
No caso da fonte, o valor padrão é 12. O valor varia entre 8 a 34. Caso extrapole esses limites, o EasyCash assume o padrão 12.
A configuração do tamanho deve ser realizada no arquivo EasyCash1.ini adicionando o seguinte paramêtro dentro do módulo Sistema(no singular), da seguinte forma:
[Sistema]
TamFonteGDPdv=12
No caso da alteração das posições das colunas, cada vez que houver mudança nas colunas ou uma coluna sofra alteração na largura, será salvo no mesmo diretório do arquivo EasyCash1.ini um arquivo denominado config.pdv. Ao sair e entrar na tela de venda, o grid é personalizado caso tenha sido alterado anteriormente.
O sistema agora permite criar um Termo de Compromisso por forma de pagamento. Para isto é necessário realizar algumas configurações.
A primeira configuração a ser feita é a padronização do Termo.
Para isto entre em Configurações EasyCash marque a opção “Imprimir termo de pagto.” e em seguida clique sobre a imagem ao lado, será aberto então uma janela para que o usuário digite a mensagem que será impressa.
Depois de configurar o termo é necessário identificar qual forma de pagamento é necessário a impressão.
Assim nas configurações da forma de pagamento informe se o Termo deverá ser sempre impresso ou se gostaria que perguntasse. Por padrão esta configuração vem marcada como Não Imprime.
Essa ferramenta foi criada com o objetivo de realizar a devolução de mercadoria no caixa, ou seja, quando o cliente não quer levar nenhuma mercadoria em troca. Desta forma será possível entrar com o vale troca e dar saída na forma de pagamento DINHEIRO.
Para isso será emitido o vale de troca no Intellicash da mesma forma que já é feito hoje através da tela de Troca de Mercadoria onde o cliente informa o número do cupom fiscal e o item que será devolvido, pois esse item precisa voltar ao estoque, ou seja, uma vez lançado o cupom de troca será disponibilizado para fazer a nota de devolução.
Como se trata de uma devolução de mercadoria em que é devolvido o dinheiro, não poderá ser utilizado a tela que já existe hoje, que é na tela de fechamento da venda e esse procedimento será uma sangria, onde sai o dinheiro do caixa. Desta forma foi utilizado o botão Sangria para registrar essa devolução.
Ao acionar o botão Sangria (F4) aparecerá a seguinte tela:
Por padrão, o foco fica sempre na opção SANGRIA, para mudar apara opção DEVOLUÇÃO, basta ir pela setas do teclado ou acionar o atalho ALT+D.
Uma vez acionado a devolução, aparece uma tela onde o usuário deverá informar o número do cupom de devolução/troca gerado:
Após clicar em Ok, uma nova tela será aberta com os dados do número da devolução bem como o valor da devolução a ser realizado. Essa tela não poderá ser editada.
Após a confirmação, será impresso um comprovante não fiscal.
Lembrando que é necessário realizar a associação dos comprovantes não fiscais no sistema:
Essa devolução é registrada na tabela TMPLOG da retaguarda e entra no financeiro como uma Sangria:
No relatório de fechamento de turno que é impresso pelo EC, essa informação aparece dentro da categoria Dinheiro como Devolução:
Foi acrescentado nesta nova versão a opção de gerar o arquivo TDM pelo EasyCash.
Para tal, acesse o menu ECF opção Arquivo TDM.
Ao entrar na tela será questionado o mês e ano que deve ser gerado o arquivo.
Após pedir para processar, será salvo o arquivo junto a raiz do executável.
Foi adicionada uma nova configuração para que seja emitido um Bipe ao passar um produto que não tenha estoque. Assim como as outras configurações de Som a configuração é feita pela interface de Configuração - SOM.
É um Módulo do TEF que permite o aplicativo da automação comercial através de uma autorizadora, efetuar o pagamento de uma conta do tipo tributo ou arrecadação. No caso do EasyCash, esta funcionalidade está disponível somente para a TriBanco. Disponível também o pagamento de fatura dos cartões Conductor e Sigacred. Para todas as informações acesse o link: http://wiki.intelliware.com.br/doku.php?id=easycash:manual_de_instrucao&#correspondente_bancario
Conforme solicitado por alguns clientes, mesmo que a retaguarda ainda não trate a sangria em cheque, foi liberado novamente. Lembrando que se o cliente realiza o financeiro, essa sangria subirá na forma Dinheiro.
Quando passa algum produto pesável na tela de venda e não informa o peso, aparece uma tela pedindo para informar o peso. Nessa tela foi acrescentado a descrição do produto que foi passado:
Assim como no Intellicash, foi acrescentado na tela de Troca de Mercadorias do EC (PDV → Troca de Mercadorias) os campos Motivo e Observação.
O campo Motivo da troca, deve ser previamente cadastrado no Intellicash(Gerenciamento → configurações → Motivos).
Já o campo observação é um campo para digitar um texto conforme necessidade.
O usuário poderá parametrizar para o cursor não passar por esses campos, clicando sobre o painel superior da interface de troca.
Foi verificado que na impressão de cupom e de alguns relatório emitidos pela DARUMA FS700 estavam ficando desconfigurados quando há algum caracter especial:
Para melhorar a impressão foi acrescentado no arquivo EasyCash1.ini um parâmetro dentro de ECF:
[ECF] PaginaDeCodigo=850
O banco do frente de caixa continua somente com os últimos 90 dias e o arquivo morto (AM$) contém todas as vendas do dia -1, ou seja, passa a ter as informações das vendas do dia anterior ao que está abrindo o caixa.
Melhoria realizada para quando identificar um consumidor que já é cadastrado seja possível alterar além do endereço (que já permitia) o telefone na sequênciado fluxo.
* Adicionado para chamar o menu fiscal nas telas:
- Troca de Mercadoria
- ECF
- Cadastro
- Consultar Preço - Relatórios
- Configurações - Utilitários
* No menu 'ECF → Ferramentas' e na tela de liberação do ECF adicionada a mensagem 'MENU FISCAL INACESSÍVEL NESTA TELA'.
* Adicionado para que na versão da ER no registro R01 apareça 'M002'.
No cupom de entrega havia um campo chamado “Qntd de caixas” enquanto na tela este campo se chamava “Volume”.
Assim foi melhorado a impressão sendo exibido agora “VOLUME (QT. DE CAIXAS)”.
Para o caso dos recebimentos que não são vendas, exemplo: recarga de celular, recebimento do retaguarda, correspondente bancário e etc…
Foram criadas algumas regras para padronizar o modo do comportamento das mesmas para o retaguarda:
CORRESPONDENTE BANCARIO
1) CHEQUE + TROCO - 1 registro apenas na TMPFPG por cheque. Não entra na TMPLOG.
2) DINHEIRO - Sempre envia o valor líquido para o retaguarda. Só aparece o seu registro na TMPLOG.
RECARGA DE CELULAR
1) CHEQUE + TROCO - 1 registro na TMPFPG por cheque. Não entra na TMPLOG.
2) DINHEIRO e CARTAO - Valor líquido destas formas de pagamento vai somente para a TMPLOG.
RECEBIMENTO
Todas as formas na TMPLOG incluindo o TROCO em registro separado, enviado como SANGRIA, caso a forma em questão NÃO SEJA DINHEIRO.
Salvo o CHEQUE que deve ser enviado os dados para a TMPFPG.
Quando marcada a opção pede endereço, tanto em Cheque POS quanto em TEF, depois de informar os dados do Cheque, pede o endereço. Quando o cliente já possui um endereço, mostra o endereço e ao passar pelo campo CEP é validado junto com o nome da rua e caso encontre divergência(entre CEP e rua), o sistema exibe uma mensagem perguntando se deseja alterar o mesmo.
Em caso de mais de um endereço sempre mostrará primeiro o residencial, em caso de outro endereço, por exemplo Entrega, ele mostrará como residencial e ao realizar a alteração, no frente de caixa irá cadastrar um novo endereço do tipo residencial. Logo no frente irá conter os dois endereços. Após a confirmação do financeiro o endereço na retaguarda também é alterado.
Ao exibir a tela de endereço e dou ESC ou cancelo, a tela do telefone é chamada normalmente.
Foi corrigido para abrir a gaveta quando efetuar uma recarga de celular.
Foi corrigido o campo TOTAL na segunda via do cliente, quando havia desconto.
Foi corrigido o problema de venda do PV, na qual havia produtos pesáveis e finalizada com difença de 0,01 na venda.
Quando se chamava um orçamento em que o agente tinha endereço no cadastro o mesmo não era exibido. Portanto foi corrigido.
Quando era passado produto pesável em um cupom, na tela o valor total ficava centavos diferes do valor no cupom fiscal impresso.
Corrigido para quando há identificação de cliente a entrega funcione corretamente.