Versão liberada dia: 15/01/2018
Versão Intellicash: Mínima 3.0.140.004
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.001.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.29
Versão EcAutoUpdater: 0.0.0.3
Versão Servidor SAT: 1.0.0.2
IntelliCash: 3.0.140.004
O sistema foi revisado e adequado para atender às especificações de requisitos do PAF-ECF 02.05, com base nos diversos perfis nele exigido.
O sistema foi adequado ao PAF-ECF 02.05. Porém alguns requisitos desta especificação diferem do MG 002. Portanto, o sistema foi revisado para atender às especificações do MG 002, quando utilizado no estado de Minas Gerais.
Apartir desta versão ficou decidido manter a Pré-Venda com funcionamento equivalente ao DAV. Desta forma para ser computado um desconto por quantidade na pré-venda, é necessário passar a quantidade total de uma só vez e os produtos da pré-venda não contabilizarão desconto extra à produtos vendidos na finalização do cupom, caso mais algum produto semelhante seja inserido.
Nesta versão para as forma de recebimento CHEQUE, foi adicionada uma nova configuração nas formas de recebimento, com o intuito de que fique gravado no banco de dados a imagem do cliente que entregou o referido documento para o operador no frente de caixa. Esta é uma segurança adicional para o cliente, possibilitando rastrear quem entregou o cheque, para o caso de fraude.
O sistema permite que a finalidade dos produtos que irão para o frente de caixa seja configurado. Os produtos não pertencentes a este conjunto de finalidades são enviados desativados. Para o caso do item composto (kit) e Pré-Venda, para que não haja discordância no momento da venda, os mesmos agora são isentos desta validação.
Nesta versão foi realizado a implementação para que no momento do fechamento da venda em CLIENTE possa ser possível selecionar o AUTORIZADO do mesmo para efetuar a conclusão da mesma.
Adicionado tratamento para o frente de caixa para que no caso do ECF, se o mesmo tiver Inscrição Municipal cadastrada e o munícipio do cliente tiver contrato com a Secretaria da Fazenda, possa fazer uso desta funcionalidade. Neste caso é muito importante e altamente recomendável pedir orientação ao contador.
O EasyCash, o ECUpdater e o servidor do EasyCash foram tratados para que não mais utilizem a DLL GDS32 e passem agora a utilizar somente a FBCLIENT. A GDS32 é uma DLL de retrocompatibilidade para versões antigas do FireBird, como não precisamos desta característica, vamos utilizar agora a DLL compilada especificamente para a versão do FireBird utilizada nos sistemas.
Caso o usuário possua permissão, é possível agora efetuar busca de cupom na tela de troca de mercadoria, através do atalho [CTRL + F].
Foi realizado um tratamento para que o retorno do módulo DMCARD fique guardado em banco de dados e a cada três meses seja arquivado no banco de dados de backup, liberando espaço no banco de dados principal.
Foi atualizado o script de arquivamento para o banco reserva AM$FRENTE com as novas alterações implementadas na versão corrente e na versão anterior.
Efetuada algumas melhorias nas telas de eram apresentadas ao operador, diferindo os termos PDV e CAIXA para que evite confusão no momento de efetuar cadastro na retaguarda e liberar o sistema do frente de caixa, padronizando os mesmos.
Nesta versão foi realizada uma revisão de utilização das tags do arquivo 'EasyCash1.ini' retirando registros duplicados ou que não possuem utilização.
Foi realizado tratamentos específicos no cadastro de cheque para quando o agente utilizado diferir do tipo VAREJO e também do tipo CHEQUE A PRAZO, pedindo agora a permissão LIBERARVENDABLOQUEADA para continuar a venda.
Trocado o CST 300 para o CST 400(Não tributado) para o regime do Simples Nacional, conforme atualização do layout 0.07.
Nesta versão foi retirada a exportação de dados referente a tempo em que cada forma de pagamento é inserido na retaguarda, ganhando maior agilidade neste processo.
As threads de exportação de dados de venda do SAT e também de dados de performance do sistema foram unificadas e adicionado variáveis de controle, permitindo maior eficiência no processo.
Realizado alguns testes e tratamentos para que a validação se o retaguarda encontra-se online ou off-line seja realizada de modo mais rápida.
Criado no frente de caixa um relatório simples de venda e cancelamento onde o operador pode acompanhar os dados de uma compra. Nesta mesma opção pode-se exportar os respectivos arquivos sem precisar acessar diretamente o banco de dados. Segue:
Ao finalizar uma venda utilizando a forma de recebimento CARTÃO POS e se a configuração da forma estiver marcada para pedir o NSU será exibida a seguinte tela:
Esta informação, posteriormente será utilizada para linkar os dados na conciliação de cartão da retaguarda. Caso seja cancelada a tela, o fluxo de venda prosseguirá normalmente.
Foi realizada uma melhoria em relação a tela de busca por produto. Ao entrar na mesma, caso o usuário logado não tenha permissão para pesquisar por descrição, só será permitido ao mesmo digitar o código de barras do produto. Segue a tela:
Ao efetuar uma venda em CLIENTES(Crediário), caso o agente apresente algum tipo de restrição referente ao status, na mensagem de aviso foi adicionada a opção do operador continuar ou não a venda nesta forma de recebimento. Segue a imagem:
Foi realizada uma melhoria para que no fechamento do cupom fiscal, possa ser utilizado um agente que não possui documento, sendo a pesquisa realizada apenas utilizando o nome.
Foi definido também que em todos os cadastros realizados pelo EasyCash, o documento continuará sendo obrigatório. No entanto, se o cadastro já vier sem documento do retaguarda, todas as operações devem transcorrer normalmente, exceto:
As operações de entrega e troca de mercadoria podem utilizar cliente sem documento.
Para a mensagem de pouco papel no ECF, além de exibir na barra de status o ícone com cor diferente para cada status, foi adicionado também uma tela informativa que irá aparecer por um segundo nos processos do EasyCash, alertando o operador. Esta tela informativa irá ser mostrada e ocultada automaticamente pelo sistema.
A tela do EasyCash de consulta de cheque foi padronizada em relação as mesmas informações apresentadas pela tela de fechamento em cheque, ficando da seguinte forma:
Ao detectar um atraso na entrega de vasilhames durante um novo empréstimo, o sistema solicitará a decisão do usuário e permissão para prosseguir com o empréstimo.
Criado um relatório para visualização das promoções especiais vigentes e futuras aceitas e importadas no caixa. O relatório pode ser acessado em Relatórios → Promoções especiais.
Adicionado uma configuração (aba PDV → Equipamentos → TEF) para permitir escolher o valor máximo de recarga de celular. Caso o limite de um operador ultrapasse o concedido, uma permissão será solicitada.
Adicionado tratamento para permitir o TEF automático detecte parcelamento no cartão e efetue a correlação com a sua referida forma de recebimento. Esta funcionalidade é importante pois dependendo da quantidade de parcelas, difere a taxa cobrada pela administradora do cartão.
Adicionado tratamentos no banco de dados e no sistema com o intuito de padronizar as tributações PIS/COFINS possíveis, para o correto cálculo do CST.
Na versão 1.3.5.1 do EasyCash, foi adicionado um campo para permitir ao operador escrever, no momento do empréstimo, alguma observação a ser impressa no ticket. Esta observação será também apresentada na ferramenta de controle de vasilhames do IntelliCash.
Melhorias adicionadas no processo de exportação dos clientes de entrega a fim de agilizar a localização das coordenadas na ferramenta de controle de entrega no retaguarda para clientes já cadastrados.
Devido a algumas atualizações e reestruturações internas, ajustes tiveram que ser realizados no sistema, resultando em melhorias de desempenho e no tratamento de falhas externas. Dentre as melhorias, foi adicionado no EasyCash1.ini os parâmetros “TempoMsgTEF” (Tag [Sistema]) e o “MaxLinhasBuffer” (Tag [ECF]). O primeiro tem a finalidade de permitir alterar o tempo mínimo de exibição das mensagens do TEF, padronizado em 1s. O segundo refere-se à quantidade de linhas que serão armazenadas no buffer do ECF durante a impressão de relatório gerencial ou CCD, porém, gera pausas durante a mesma. Foi padronizado em 0, para utilizar o buffer máximo do ECF e, consequentemente, agilizar a impressão.
Em casos em que valida-se a consulta de status ou validações do saldo do cliente, onde emite-se a mensagens de problemas cadastrais, foi adicionado a opção do usuário não prosseguir com a venda, antes da validação de permissão do usuário. Foi adicionado na tela de configurações (aba PDV → geral) a opção Msg saldo/bloqueio: Foco em “Não”, para adequar o foco do aviso na opção mais utilizada.
Foi detectado que após ocorrer um desligamento na impressão da forma de recebimento, quando o ECF volta a ficar em linha, a impressão ocorria normalmente, mas no final do processo não era limpa a tela de venda. Foi realizado um tratamento na variável de controle do ECF para que este erro não ocorra mais.
Quando era utilizado CHEQUE TEF e CARTÃO TEF com saque na finalização do cupom, o sistema entendia que o valor do cupom já estava fechado, pois por ordem de prioridade o CARTÃO TEF é impresso primeiro. Para evitar este problema, o SAQUE só é permitido quando existe somente a forma de recebimento CARTÃO TEF na finalização do cupom fiscal.
Realizado um tratamento para que em caso de erro na impressão da forma de pagamento evite que o cupom fique em aberto no banco de dados. Embora no final do cupom o sistema reconheça que ocorreu um erro, avise o operador e peça para cancelar o cupom, foi realizada uma melhoria para este caso de uma maneira mais pontual. Este mesmo tratamento foi realizado para o ECF SWEDA.
Tratado internamente para quando o valor da retaguarda for maior que o valor calculado no frente de caixa, o sistema efetue o rateio do acréscimo, levando em consideração uma tolerância máxima de R$0,05.
Efetuada uma alteração no modo em que o sistema calculava internamente o CRZ, pois não estava levando em consideração o fato de que a cada 3 meses os registros passam para o arquivo morto e são apagados do banco oficial do sistema.
Foram realizadas duas melhorias no modo de exportar as informações novas ou atualizadas da entrega para a retaguarda, evitando o disparo de exceções, que por sua vez desencadeavam erro de acesso ao arquivo de log.
Corrigido para que não ocorra divergência entre os dados do cliente identificado pelo operador no cupom fiscal nas tabelas de registro da retaguarda.
Efetuado um tratamento adicional caso na carga de formas de recebimento no EasyCash, o sistema detecte alguma divergência de ID para a mesma informação. Será considerado válido o maior ID da forma de recebimento, inativando o ID menor no frente de caixa.
Corrigido o problema em que ao entrar na tela de fechamento e em seguida retornar para a tela de venda, o botão da gaveta ficava desabilitado.
Corrigido o problema em que ao efetuar uma entrega no frente de caixa era inserido o CNPJ/CPF na tabela restrita somente para IE/RG na retaguarda.
Foi corrigido o problema que ocorria ao tentar inserir estes dois tipos específicos de forma de recebimento na finalização do cupom fiscal, eliminando a diferenciação de clientes neste caso.
Corrigido o problema de divergência de valores que ocorria ao inserir SAQUE em alguma forma TEF. Foi adicionada a restrição para que esta função só esteja disponível quando no fechamento do cupom fiscal só existir CARTÃO TEF.
Na impressão do CF-e foi adicionado para que o SAQUE saia como troco, conforme a orientação da Software Express.
Corrigido para que ao exportar os dados do cupom para a retaguarda, seja enviado o valor bruto, ou seja, valor da venda somado ao valor do saque, para que seja contabilizado corretamente na confirmação do financeiro.
Alterado para que a sequência de forma de pagamento para o ECF EPSON não fique representado como 0X, pois o ECF deste fabricante utiliza como representação para as formas de recebimento somente o valor direto, neste caso, o valor X.
Corrigido para que ao estar habilitada a configuração de cheque 'Pedir Endereço', ao tentar passar múltiplos cheques POS, seja pedido e validado o endereço informado de cada cheque individualmente.
Foi corrigido o tratamento de quantidades fracionadas na tela de troca de mercadoria e adicionado validação na unidade de medida para não permitir quantidades fracionadas em produtos unitários no momento da troca.
Ao se tentar cadastrar uma segunda alíquota no EasyCash, dependendo do valor informado, ocasionava erro no banco de dados. Foi corrigido.
Foi detectado que em casos de desligamento inesperado do sistema durante uma transação TEF, o sistema não realizava o tratamento esperado. Alguns tratamentos foram melhorados.