Versão liberada dia: 06/11/2019
Versão Intellicash: Mínima 3.1.002.000
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.009.003
Versão EcUpdater: 1.0.0.36
Versão IWS Notify: 1.0.1.0
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor EasyCash: 2.0.2.0
IntelliCash: 3.1.002.000
Efetuada a homologação do TEF Auttar com o EasyCash utilizando para homologação os módulos de ECF e NFC-e. Segue a imagem:
O EasyCash foi homologado junto a Software Express com o roteiro versão 16. Foram testados os módulos de NFC(que é comum ao SAT) e o módulo do ECF.
O sistema agora implementa a circular 03(Janeiro/2018) da Software Express que define na inicialização do TEF os parâmetros 1 e 2 que setam o CNPJ do estabelecimento/loja e o CNPJ da empresa que desenvolveu a automação comercial.
O EasyCash a partir desta versão, irá efetuar a sincronização dos dados dos cupons automaticamente, conforme um temporizador definido nas configurações do mesmo. Segue:
Configuração para que o acréscimo não seja rateado entre os itens no SAT adicionada na aba “PDV → Equipamentos → SAT → Impressão → Imprimir desconto/acréscimo por item”.
Configuração para adicionar e ajustar o logotipo nas impressões da impressora não fiscal (NFCe e SAT) adicionada na aba (PDV → NFC-e ou SAT → Impressão → Imagem e Logo):
Existem dois modos de imprimir o logotipo nos relatórios da impressora não fiscal (POS): Utilizando um arquivo do sistema ou gravando o logo dentro da POS e depois acessando o mesmo e imprimindo.
Os valores de KC1(Keycode 1) e KC2(Keycode 2) são os endereços onde estão gravados o logo dentro da impressora POS. Utiliza a tabela ASCII para representar, logo 48 = 0(zero) para Elgin. Para a Bematech deve-se utilizar 1 e 0 para habilitar o modo legado de gravação.
O FatorX é para imprimir o logotipo reduzido ou 2 para expandido na largura. Já o FatorY é utilizado regular a altura, sendo variável em 1 e 2.
Funcionalidade criada em “NFC-e → Importação de XML” com a finalidade de recuperar os dados de uma venda a partir de um XML, útil em casos em que se percam totalmente os bancos de dados do caixa e do sistema de retaguarda.
Sendo:
- Caminho do XML: Caminho padrão onde o sistema irá buscar os arquivos de XML a serem importados.
- Formas de Pagamento: São as formas de pagamento que o sistema irá setar por padrão em relação ás formas de pagamento do XML.
- Processar XML: Efetua a leitura de cada XML e insere no banco de dados.
- Consultar Cancelados: Consulta a chave de cada XML para validar se a mesma encontra-se cancelada na SEFAZ, se estiver efetua o cancelamento no banco de dados.
- Atualizar XML: Efetua a leitura dos XML preenchendo o campo XML da tabela NFE_CUPOM caso o mesmo esteja vazio.
- Fechar: Sai da tela de importação.
Melhoria realizada na janela de localização de consumidor para não mais diferenciar letras maiúsculas de minúsculas nas buscas pelo “código”.
Melhoria na tela de busca de clientes para permitir a navegação por atalhos sem que trave em algum filtro específico.
No EasyCash, foi adicionado em “NFC-e → Ferramentas” uma ferramenta de manutenção, disponível apenas para o usuário “Admin”:
Tem como objetivo obter diretamente as informações do servidor NFC-e de notas fiscais ou cancelamentos que, por ventura, obtiveram alguma falha no processamento automático e que exijam alguma intervenção manual que antes eram feitas diretamente no banco de dados.
Inicialmente, escolhe-se o tipo de cupom em que se necessita reparar, ou seja venda ou cancelamento. Para venda, é possível preencher o número NFCE (campo CCF) e reativar um cupom que esteja cancelado. Já para o cancelamento, é possível além de preencher o número NFC-e, transformar uma “venda” em “cancelamento”. Para tanto, é necessário informar as chaves, o COO ou o número NFC-e no campo “Dados de entrada”, informando o respectivo tipo do campo em “Tipo de dados a processar”. Cada valor deve ser inserido em uma nova linha. Por fim, selecionar a data da(s) nota(s) inserida(s), podendo exportá-la(s) diretamente para o IntelliCash e/ou executar o encerramento do dia e clicar em “Executar”.
Criada configuração para enviar ou não o registro de produtos consultados pelo “Consulta preços (F7)”.
As seguintes melhorias foram adicionadas:
1) Validação e revisão dos casos em que a chave relacionada a cupons que sofreram o cancelamento por substituição não constavam no sistema de retaguarda.
2) Possibilidade de reativação de cancelamentos forçados processados como venda pelo servidor na tela de sincronização e conferência do frente de caixa, apresentada quando o EasyCash detecta divergência entre os dois sistemas.
3) Importação automática de cancelamentos realizados manualmente no servidor NFC-e.
4) Possibilidade de “forçar cancelamentos” para os casos em que o cupom não consta no servidor NFC-e através da tela de sincronização do frente de caixa.
5) No momento da sincronização dos dados do Servidor NFC-e, se detectado um cancelamento por substituição, o sistema recalculará os valores do movimento financeiro automaticamente, evitando possíveis diferenças.
6) Bloqueio da tela de venda se a versão do Servidor NFC-e não for compatível com o EasyCash.
7) Na ferramenta de correção de XML's no servidor (tela “Gerenciamento”, menu “Alterar”), foi adicionado um botão para facilitar a identificação da inconsistência de CEST ou NCM:
Na tela de correção de XML's no servidor NFC-e, foi aberta a possibilidade de se inserir os dados do destinatário, obrigatório nas vendas acima de R$3000,00 no estado de MG.
O Backup automático foi melhorado para realizar o arquivamento dos dados do dia corrente e não mais do dia anterior. Foi adicionado também o processo de arquivamento e restauração dos dados da NFC-e.
Apresentação de alerta informativo quando o sistema detectar alteração no gerador do Número de Cupom Fiscal Eletrônico (NFC-e e SAT) e no Contador de Ordem de Operação:
Nos casos de falha momentânea de comunicação entre o sistema e o hardware do SAT, faz-se uma tentativa automática de reenvio. No entanto a falha pode ocorrer justamente no retorno da resposta. Neste caso, foi adicionada uma consulta do último cupom processado no equipamento para eliminar a possibilidade de duplicidade da venda.
Adição e melhoria de validação do fluxo de TEF automático na finalização da venda, apresentando a seguinte mensagem, caso se tente interromper:
Validação de tamanho máximo e mínimo dos números de telefones inseridos na NFC-e, quando identificada, para evitar rejeições nos cadastros incorretos.
Troca na rotina de fechamento forçado do sistema quando se cancela a troca de usuário, evitando travamentos.
Correção adicionada para permitir trazer os clientes vinculados a um produto. Importante salientar que é recomendável importar primeiramente os produtos no caso de um banco novo.
Correção adicionada no modo “SAT” para validar também o tipo (NFC, SAT ou ECF-IF), assim como é feito no NFC-e. Desta forma a liberação de um novo equipamento, o número do PDV será subsequente ao respectivo tipo, e não mais aos emissores cadastrados.
Correção adicionada para viabilizar emissão de ticket presente no modo NFC-e.
Corrigido para que não ocorra duplicidade de numeração de NFC-e's ocasionada por falha de sincronia entre o EasyCash e o Servidor NFC-e. Foi tratado de modo análogo ao que se utiliza na emissão de contingências, ou seja, pulando uma numeração e inutilizando-a caso não seja utilizada.
Sincronia do gerador somente com as informações do sistema de retaguarda, para casos do perda do banco do EasyCash. Em conjunto, foi adicionado uma correção para importar os dados, mesmo sem empresa cadastrada no sistema, com base no CNPJ que consta no arquivo EasyCash1.ini.
Rejeições tratadas para serem apresentadas na tela de venda, evitando emissão em contingência:
204 - Rejeição: Duplicidade de NF-e;
241 - Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado.
Com a instabilidade na SEFAZ, foi obtido o erro “12007 - O nome do servidor não pode ser resolvido”, que ocasionou duplicidade de uma ocorrência para uma mesma nota em contingência. Correção adicionada para este erro em específico e para algum outro semelhante que possa vir a surgir com o tempo.