Versão liberada dia: 06/01/2020
Versão Intellicash: Mínima 3.1.002.000
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.010.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.37
Versão IWS Notify: 1.0.2.0
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor EasyCash: 2.0.3.0
WatchDog: 1.0.0.2
IntelliCash: 3.1.003.000
Quando o sistema estiver configurado para utilizar o servidor de notificações (IWS Notify), será apresentado o acesso à ferramenta de testes e gerenciamento do IWS Notify no menu principal do EasyCash:
A seguinte tela irá abrir:
Nesta ferramenta, teremos as seguintes funções:
|
o sistema irá enviar um texto de teste e tentar obter do servidor a resposta, apresentando-a no campo "Resposta do servidor". |
|
Efetua um teste de comunicação TCP/IP no IP e na porta configurados. |
|
Irá estabelecer um novo canal de comunicação por callback, tal qual é feito na inicialização do sistema. |
A partir desta versão, o servidor EasyCash (NFC-e e SAT) rodará as atualizações no banco de dados automaticamente, com base na versão do executável.
Configuração para escolha do método de sincronia de data/hora criada:
Nela, é possível escolher dentre 4 opções de sincronia:
|
Utiliza um temporizador interno. Menos confiável, mas o processamento é local. |
|
Utiliza o serviço de NTP através do site 'pool.ntp.org', um servidor online, muito utilizado no mundo inteiro. |
|
Utiliza o serviço NTP de vários servidores disponíveis na internet. |
|
Definida como padrão, ajusta a data/hora com base no horário do servidor IntelliCash. |
Acessada apenas com permissão de administrador para fins de suporte, criou-se a interface, acessada em “NFC-e → Sincronização de dados → Sincronizar Ocorrências Excedidas Prazo”:
Nela, deve-se informar o período de abrangência do ajuste, o IP, alias e senha do banco de dados do Servidor NFC-e. Ao executar, todas as notas que estiverem registradas como “Canc. Extemporâneo” no servidor e que estiverem pendentes no frente caixa, serão reativadas como “Venda”, necessitando fazer uma nota de devolução para corrigir o estoque.
Para aumentar a segurança nas vendas em crediário, foi viabilizada a confirmação de autenticidade do cliente mediante uma senha. Desta forma, com o cliente cadastrado e com a senha registrada no IntelliCash, será solicitada após a localização do cliente:
Caso o cliente se esqueça da senha, a venda poderá ser liberada mediante a permissão:
Quando a permissão for concedida, o responsável pela liberação da venda será registrado na impressão da segunda via(ECF-IF) ou logo abaixo do QR-Code(NFC-e).
A configuração para habilitar o uso da senha é a seguinte:
Há ainda a possibilidade de se utilizar o pinpad para digitar a senha, sendo habilitado na seguinte configuração:
O município de código 8508, não costa na listagem atual do IBGE, portanto foi retirada da listagem do sistema a fim de evitar confusão ao cadastrar novos clientes de Itajubá-MG, já que o mesmo se refere à Itajubá-SC.
A fim de evitar lentidão na emissão de NFCe's nos momentos em que os servidores da SEFAZ sofrerem instabilidade, a contingência automática ficará ativa e só retornará quando alguma nota for transmitida com sucesso. Desta forma, nos momentos de lentidão, o sistema não tentará mais transmitir as notas imediatamente.
No relatório de Formas de Recebimento, ao selecionar um turno que não possuísse movimentação financeira, retornava-se uma mensagem dizendo que o turno não tinha sido finalizado. A mensagem foi trocada para “Turno sem movimentação financeira”.
Foi adicionada após a primeira tentativa de transmissão das contingências do dia, uma rotina de tentativa de retransmissão de todas as rejeições (vendas, ocorrências e cancelamentos). Esta rotina é executada uma única vez por dia, para evitar que as notas rejeitadas que realmente precisam ser supervisionadas, não sobrecarreguem o sistema e os próprios servidores da SEFAZ.
Melhoria implementada no EasyCash para que constem os dados financeiros (formas de pagamento envolvidas) dos cancelamentos de cupons no “Relatório de vendas por cupom” do IntelliCash.
Adicionado juntamente com as notificações de liberação de cliente bloqueado ou saldo insuficiente, a mensagem padrão cadastrada nas configurações do sistema.
Na tela de configurações do Easycash, aba “PDV → NFC-e → Impressão”, foi adicionada a opção “Imprimir via Estabelecimento (Contingência)”. Com ela desmarcada, a via do estabelecimento não será impressa.
Alteração dos diretórios padrões dos XML's da NFC-e viabilizados por meio das configurações presentes na aba “PDV → NFC-e → Arquivos”.
Reformulação do comprovante de crédito e débito no modo NFC-e para economia de papel e aproximação do padrão impresso pelo ECF.
Título das impressões da segunda via alterado de “RECIBO DE PAGAMENTO” para “PARCELA n° XX/XX”.
No servidor NFC-e, foi adicionado um procedimento de carregamento e atualização das configurações para NFCe e SAT (as mesmas executadas na inicialização do sistema). A mensagem de reinicialização foi mantida por segurança, uma vez que é recomendada a reinicialização, principalmente no que se refere a alteração do caminho do banco de dados, certificados, etc.
Cada Unidade Federativa possui um limite mínimo para idendificação obrigatória do destinatário que, em Minas Gerais, é de R$ 3000,00. O EasyCash valida este valor, porém o servidor NFC-e, não. Foi adicionada a validação no servidor NFC-e também, para evitar possível rejeição na SEFAZ, principalmente quando o cupom for emitido em contingência.
Na tela de configurações da NFC-e (aba PDV → NFCe → Geral), os campos relacionados aos “Limites Máximos” foram colocados no modo “somente leitura”. Neles, serão mostrados os valores respectivos à UF do estabelecimento (cadastro de empresas) segundo a tabela padronizada. Os valores da tabela poderão ser alterados no IntelliCash, conforme descrito aqui. Alternativamente, podem ser alterados no próprio EC, no menu abaixo:
Ao clicar em um dos dois itens destacados, é possível alterar o respectivo valor de qualquer Unidade Federativa:
Ou
Ao inicializar o frente de caixa, os limites serão setados diretamente no Servidor NFC-e. Portanto, as respectivas configurações foram colocadas no modo somente leitura no servidor também.
Em virtude da possível dificuldade em se compreender a permissão requisitada no servidor de notificações, foi adicionado no IntelliCash, em “Gerenciamento → EasyCash → Cadastros → Descrição das permissões” a possibilidade de descrever determinada permissão:
Ao requisitar uma permissão que contenha uma descrição, será apresentada no servidor de notificações:
E no aplicativo:
Motivo de cancelamento do cupom ou item enviado no servidor de notificações juntamente com a notificação enviada, para facilitar a decisão da gerência. Desta forma, o motivo de cancelamento será solicitado antes do envio da notificação.
Foi trocado internamente os componentes de acesso ao banco de dados de todo o sistema.
Para evitar inversão física de ECF's nos caixas entre empresas diferentes (Multi Empresa), em uma eventual manutenção, será validado também o CNPJ do equipamento, sendo apresentada a seguinte mensagem:
Registro da versão do servidor Notify utilizada no banco de dados do Intellicash.
Troca de componente interno para exibição de algumas mensagens informativas do TEF para forçá-las a serem apresentadas em primeiro plano.
Correção efetuada para imprimir corretamente o número COO na segunda via, inclusive quando possui contingência relacionada.
Correção efetuada para apresentar o número correto da NF importada na tela de conferência das notas emitidas pelo sistema e pelo servidor NFC-e.