Essa é uma revisão anterior do documento!
Versão liberada dia: 06/01/2019
Versão Intellicash: Mínima 3.1.002.000
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.010.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.37
Versão IWS Notify: 1.0.2.0
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor EasyCash: 2.0.3.0
WatchDog: 1.0.0.1
IntelliCash: 3.1.003.000
''
===== Novidades =====
==== [NOTIFY]Tela de ferramentas para o servidor de notificação ====
Quando o sistema estiver configurado para utilizar o servidor de notificações (IWS Notify), será apresentado o acesso à ferramenta de testes e gerenciamento do IWS Notify no menu principal do EasyCash:
A seguinte tela irá abrir:
Nesta ferramenta, teremos as seguintes funções:
<html>
<center>
<table style=“width:100%”>
<tr>
<td>
<center><b>
Notificar Canal
</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>
o sistema irá enviar um texto de teste e tentar obter do servidor a resposta, apresentando-a no campo “Resposta do servidor”.
</i></b>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<center><b>
Teste Online
</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>
Efetua um teste de comunicação TCP/IP no IP e na porta configurados.
</i></b>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<center><b>
Atualizar ID CallBack
</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>
Irá estabelecer um novo canal de comunicação por callback, tal qual é feito na inicialização do sistema.
</i></b>
</td>
</tr>
</table>
</center>
</html>
==== [NFC][ATUALIZACAO]Atualização do banco de dados do Servidor EasyCash ====
A partir desta versão, o servidor EasyCash (NFC-e e SAT) rodará as atualizações no banco de dados automaticamente, com base na versão do executável.
==== Sincronização de data/hora no frente de caixa ====
Configuração para escolha do método de sincronia de data/hora criada:
Nela, é possível escolher dentre 4 opções de sincronia:
<html>
<center>
<table style=“width:100%”>
<tr>
<td>
<center><b>Temporizador Interno</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>Utiliza um temporizador interno. Menos confiável, mas o processamento é local.</i></b>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<center><b>Servidor NTP (Pool)</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>Utiliza o serviço de NTP através do site 'pool.ntp.org', um servidor online, muito utilizado no mundo inteiro.</i></b>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<center><b>Servidor NTP (Lista)</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>Utiliza o serviço NTP de vários servidores disponíveis na internet.</i></b>
</td>
</tr>
<tr>
<td>
<center><b>Servidor IntelliCash</b></center>
</td>
<td>
<b><i style=“color:#2370BC;font-size:12px;”>Definida como padrão, ajusta a data/hora com base no horário do servidor IntelliCash.</i></b>
</td>
</tr>
</table>
</center>
</html>
==== [NFC]Interface para sincronização das Ocorrências Excedidas do prazo ====
Acessada apenas com permissão de administrador para fins de suporte, criou-se a interface, acessada em “NFC-e → Sincronização de dados → Sincronizar Ocorrências Excedidas Prazo”:
Nela, deve-se informar o período de abrangência do ajuste, o IP, alias e senha do banco de dados do Servidor NFC-e. Ao executar, todas as notas que estiverem registradas como “Canc. Extemporâneo” no servidor e que estiverem pendentes no frente caixa, serão reativadas como “Venda”, necessitando fazer uma nota de devolução para corrigir o estoque.
==== Liberação de venda em crediário mediante senha do cliente - Ticket 12777 e Ticket 13438 ====
Para aumentar a segurança nas vendas em crediário, foi viabilizada a confirmação de autenticidade do cliente mediante uma senha. Desta forma, com o cliente cadastrado e com a senha registrada no IntelliCash, será solicitada após a localização do cliente:
<note important>O sistema concederá três tentativas de inserção da senha, cancelando o processo automaticamente, caso extrapole as tentativas.</note>
Caso o cliente se esqueça da senha, a venda poderá ser liberada mediante a permissão:
Quando a permissão for concedida, o responsável pela liberação da venda será registrado na impressão da segunda via(ECF-IF) ou logo abaixo do QR-Code(NFC-e).
A configuração para habilitar o uso da senha é a seguinte:
Há ainda a possibilidade de se utilizar o pinpad para digitar a senha, sendo habilitado na seguinte configuração:
===== Melhorias =====
==== Cidades IBGE - Código de município [8508] removido ====
O município de código 8508, não costa na listagem atual do IBGE, portanto foi retirada da listagem do sistema a fim de evitar confusão ao cadastrar novos clientes de Itajubá-MG, já que o mesmo se refere à Itajubá-SC.
==== [NFC]Alterar temporariamente modo de envio para OFFLINE quando houver timeout de conexão com a SEFAZ ====
A fim de evitar lentidão na emissão de NFCe's nos momentos em que os servidores da SEFAZ sofrerem instabilidade, a contingência automática ficará ativa e só retornará quando alguma nota for transmitida com sucesso. Desta forma, nos momentos de lentidão, o sistema não tentará mais transmitir as notas imediatamente.
==== Melhoria no Relatório de Formas de Recebimento ====
No relatório de Formas de Recebimento, ao selecionar um turno que não possuísse movimentação financeira, retornava-se uma mensagem dizendo que o turno não tinha sido finalizado. A mensagem foi trocada para “Turno sem movimentação financeira”.
==== [NFC]Processar as notas pendentes sem que o cliente entre no suporte ====
Foi adicionada após a primeira tentativa de transmissão das contingências do dia, uma rotina de tentativa de retransmissão de todas as rejeições (vendas, ocorrências e cancelamentos). Esta rotina é executada uma única vez por dia, para evitar que as notas rejeitadas que realmente precisam ser supervisionadas, não sobrecarreguem o sistema e os próprios servidores da SEFAZ.
==== Exportar financeiro dos cupons cancelados para a retaguarda ====
Melhoria implementada no EasyCash para que constem os dados financeiros (formas de pagamento envolvidas) dos cancelamentos de cupons no “Relatório de vendas por cupom” do IntelliCash.
==== [NOTIFY]Melhoria para permissão relacionada a forma de recebimento Clientes ====
Adicionado juntamente com as notificações de liberação de cliente bloqueado ou saldo insuficiente, a mensagem padrão cadastrada nas configurações do sistema.
==== Exibir documento e cliente na tela de permissão - Ticket 13902 ====
Adicionado nome e documento na tela de permissão quando relacionada a algum cliente ou funcionário.
==== Impressão da via do estabelecimento ====
Na tela de configurações do Easycash, aba “PDV → NFC-e → Impressão”, foi adicionada a opção “Imprimir via Estabelecimento (Contingência)”. Com ela desmarcada, a via do estabelecimento não será impressa.
<note important>Ao desmarcar esta opção a empresa deve lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência - modelo 6, ou formalizar declaração de opção segundo disciplina que vier a ser estabelecida por sua Unidade Federada, assumindo total responsabilidade pela guarda do arquivo e declarando ter ciência que não poderá, posteriormente, alegar problemas técnicos para justificar a eventual perda desta informação eletrônica sob sua posse, assumindo as consequências legais** por ventura cabíveis.(NFC-e Manual de Padrões - Padrões Técnicos Contingência Off-line ENCAT v2.0(16/12/2016))</note>
==== Caminho dos XML de Venda, Inutilização e Cancelamento ====
Alteração dos diretórios padrões dos XML's da NFC-e viabilizados por meio das configurações presentes na aba “PDV → NFC-e → Arquivos”.
==== Impressão de CCD (Comprovante de Crédito e Débito) ====
Reformulação do comprovante de crédito e débito no modo NFC-e para economia de papel e aproximação do padrão impresso pelo ECF.
==== Melhoria na descrição de segunda via de vendas em cliente - Ticket 13833 ====
Título das impressões da segunda via alterado de “RECIBO DE PAGAMENTO” para “PARCELA n° XX/XX”.
==== Aplicação das configurações do Servidor sem reiniciar ====
No servidor NFC-e, foi adicionado um procedimento de carregamento e atualização das configurações para NFCe e SAT (as mesmas executadas na inicialização do sistema). A mensagem de reinicialização foi mantida por segurança, uma vez que é recomendada a reinicialização, principalmente no que se refere a alteração do caminho do banco de dados, certificados, etc.
==== Acrescentar validação do valor do cupom no servidor do EasyCash ====
Cada Unidade Federativa possui um limite mínimo para idendificação obrigatória do destinatário que, em Minas Gerais, é de R$ 3000,00. O EasyCash valida este valor, porém o servidor NFC-e, não. Foi adicionada a validação no servidor NFC-e também, para evitar possível rejeição na SEFAZ, principalmente quando o cupom for emitido em contingência.
==== [NFC]Configuração do valor do cupom que exige identificação ====
Na tela de configurações da NFC-e (aba PDV → NFCe → Geral), os campos relacionados aos “Limites Máximos” foram colocados no modo “somente leitura”. Neles, serão mostrados os valores respectivos à UF do estabelecimento (cadastro de empresas) segundo a tabela padronizada. Os valores da tabela poderão ser alterados no IntelliCash, conforme descrito aqui. Alternativamente, podem ser alterados no próprio EC, no menu abaixo:
Ao clicar em um dos dois itens destacados, é possível alterar o respectivo valor de qualquer Unidade Federativa:
Ou
Ao inicializar o frente de caixa, os limites serão setados diretamente no Servidor NFC-e. Portanto, as respectivas configurações foram colocadas no modo somente leitura no servidor também.
==== [NOTIFY]Adicionar descrição para a permissão ====
Em virtude da possível dificuldade em se compreender a permissão requisitada no servidor de notificações, foi adicionado no IntelliCash, em “Gerenciamento → EasyCash → Cadastros → Descrição das permissões” a possibilidade de descrever determinada permissão:
Ao requisitar uma permissão que contenha uma descrição, será apresentada no servidor de notificações:
E no aplicativo:
==== [NOTIFY]Motivo de cancelamento Item/Cupom ====
Motivo de cancelamento do cupom ou item enviado no servidor de notificações juntamente com a notificação enviada, para facilitar a decisão da gerência. Desta forma, o motivo de cancelamento será solicitado antes do envio da notificação.
==== Remoção de classe herdada de componentes de terceiros do projeto do PDV ====
Foi trocado internamente os componentes de acesso ao banco de dados de todo o sistema.
==== Validação CNPJ do equipamento com o banco de dados ====
Para evitar inversão física de ECF's nos caixas entre empresas diferentes (Multi Empresa), em uma eventual manutenção, será validado também o CNPJ do equipamento, sendo apresentada a seguinte mensagem:
==== [NOTIFY] Atualização do banco de dados do servidor Notify ====
Registro da versão do servidor Notify utilizada no banco de dados do Intellicash.
===== Correções =====
==== Problema ao passar cartão TEF ====
Troca de componente interno para exibição de algumas mensagens informativas do TEF para forçá-las a serem apresentadas em primeiro plano.
==== Corrigir a palavra CF-e para COO na segunda via do cupom fiscal ====
Correção efetuada para imprimir corretamente o número COO na segunda via, inclusive quando possui contingência relacionada.
==== [NFC]Número da NFCE está exibindo errado na mensagem de conclusão na importação do cupom ====
Correção efetuada para apresentar o número correto da NF importada na tela de conferência das notas emitidas pelo sistema e pelo servidor NFC-e.