Versão liberada dia: 27/08/2020
Versão Intellicash: Mínima 3.1.005.000
Versão Executável: 1.4
Versão DLL: 1.4.012.000
Versão EcUpdater: 1.0.0.39
Versão IWS Notify: 1.0.4.0
Versão EcAutoUpdater: 1.0.0.3
Servidor EasyCash: 2.0.5.0
WatchDog: 1.0.0.3
IntelliCash: 3.1.005.000
O sistema foi modificado internamente para que todas as transações do TEF sejam confirmadas assim que a nota tenha sido aceita e confirmada pelo servidor NFC-e, ou seja, antes da impressão da mesma. Isso garante que eventuais falhas no processo de impressão resultem no cancelamento da venda.
Para esta versão é necessário adicionar na pasta Client do EasyCash as seguintes DLL:
O EasyCash foi homologado e integrado com a plataforma Cresce Vendas. Para habilitar o suporte a mesma, basta configurar o acesso:
Uma vez configurado, todas as vendas identificadas serão enviadas a Cresce Vendas. Quando um cliente for identificado, será habilitado na tela de vendas o atalho Shift + F5 para consulta do saldo de pontos do mesmo:
Ao finalizar a venda com um cliente identificado, será validado junto à plataforma se o mesmo possui direito a algum desconto. Caso afirmativo, o respectivo desconto será aplicado automaticamente e o valor da bonificação (seja proveniente de algum item ou no subtotal) será informado na tela de fechamento:
Pode-se acessar o manual completo pelo link Integração com a API da Cresce Vendas.
A fim de facilitar os testes internos no sistema, bem como simulações rápidas destinadas ao suporte, será possível executar todas as funcionalidades do caixa sem uma impressora física instalada na máquina. Ao inicializar o sistema sem uma impressora instalada, a seguinte mensagem será apresentada:
Se clicar em “SIM”, todas as funcionalidades serão habilitadas e a impressão será realizada em arquivo. Ao clicar em “NÃO”, o sistema continuará no modo padrão.
OBS.: Válido somente para o modo de HOMOLOGAÇÃO.
Foi disponibilizado um recurso automático de envio do DANFE NFC-e diretamente do frente de caixa para o email do cliente na finalização da venda. A impressão do DANFE pode ser substituída pelo envio em formato eletrônico ou pelo envio da chave de acesso da respectiva NFC-e conforme o Art. 36-M do RICMS, §§ 2º. Em resumo, a opção de envio, as configurações do remetente e testes podem ser feitas através das configurações do PDV ou no Servidor de envido de NFCe:
Uma vez estando o remetente devidamente configurado, ao realizar uma venda identificada, o sistema questionará se o XML será enviado por email:
Ao clicar em não, o sistema imprimirá a(s) via(s) do DANFE. Ao Clicar em sim, a seguinte tela de confirmação será apresentada, viabilizando a alteração ou inserção de um novo email.
Ao clicar em “Enviar”, a seguinte tela será apresentada durante o processo de envio:
Pode-se acessar o manual completo pelo link Envio de E-Mail.
Para os casos em que existirem muitas vendas rejeitadas por problemas de CEST/NCM, foi criada uma ferramenta que permite a alteração dos mesmos em lote. Basicamente esta ferramenta busca o produto de todas as notas que obtiveram falha de CEST/NCM e que ocasionaram a rejeição e os reúne em uma única interface. Ao corrigir o CEST/NCM dos produtos listados e aplicar a correção, automaticamente todos os XMLs com problemas serão alterados de uma só vez. A ferramenta encontra-se na tela de gerenciamento da NFC-e (Servidor NFC-e ou IntelliCash), no menu Alterar → Corrigir CEST e NCM em lote.
Para corrigir, basta obter os dados do IntelliCash (botão “Obter IC”), caso já tenha corrigido no cadastro de produto. è possível também adicionar manualmente, dando um duplo click sobre o campo que se deseja corrigir, no lado direito (Correção). Por fim, clicar em “Aplicar” e retransmitir as notas.
Esta funcionalidade foi testada em ambiente de homologação utilizando a seguinte versão das DLL providas pela Software Express:
Além da integração direta com a carteira Pic Pay, o sistema também conta com o suporte às carteiras digitais integradas ao módulo TEF da Software Express. Para utilizá-las, o frente de caixa deve possuir uma forma de pagamento denominada CARTEIRA DIGITAL. Mais detalhes pode ser encontrado no manual Carteira Digital.
A partir desta versão, o sistema possui suporte à algumas carteiras digitais vinculadas ao módulo TEF. Em particular ao PIC PAY, foi viabilizado também a integração direta entre o EasyCash e o aplicativo de pagamentos instantâneo por qrCode, de forma independente ao módulo TEF. Mais detalhes pode ser encontrado na manual Carteira Digital - PicPay.
O sistema poderá confirmar a autenticidade de um cliente de crediário ou funcionário pelo uso da biometria. Para tanto, foram criadas as seguintes operações:
Note que para “Venda em cliente” e “Venda em funcionário” é possível “Identificar” e/ou “Autenticar”. Quando a identificação está marcada, o sistema solicitará a biometria para localizar a agente. Com a autenticação marcada, o sistema solicitará a biometria após a identificação do agente. Portanto, com ambos os modos marcados, o sistema solicitará a biometria duas vezes, uma no início e outra no fim da operação. Caso a autenticação biométrica falhe, ou seja, cancelada, será solicitada a permissão “Liberar autenticação (LIBERARAUTENTICACAO)”. Caso o sistema esteja também configurado para autenticação via senha do agente, a validação biométrica será prioritária, anulando a segunda. Nesse caso, se a biometria for cancelada, a senha do agente será solicitada.
A fim de economizar papel e “personalizar” o CCD, foram criadas as seguintes configurações:
Desta forma, será permitido alterar o alinhamento, o tipo de fonte e a formatação do texto.
A comunicação entre o sistema e a impressora POS poderá possuir uma camada a menos, através do acesso direto a porta USB, sem a necessidade de se emular uma porta serial. Uma vez que a impressora utilizada suporte o modo USB e que ela esteja devidamente configurada para tanto, bastará inserir a porta no arquivo EasyCash1.ini, no seguinte padrão:
Para Elgin modelo I9:
Modelo=EPSON
Marca=EPSON
Porta=USB:Elgin, I9
Para a Sweda modelo SI-300S:
Modelo=EPSON
Marca=EPSON
Porta=USB:Sweda, SI-300s
Na tela de configurações da impressora, foi adicionado o botão “Informações USB”, que ao pressionado, abrirá a seguinte tela, com um resumo de todas as impressoras conectadas na máquina:
Por fim, foi adicionado também um popup na tela principal do sistema, exibido sempre que um dispositivo for conectado ou retirado da porta USB. Mais detalhes pode ser encontrado no manual Suporte direto a USB.
Foi eliminada a solicitação de qualquer permissão relacionada aos descontos durante o processo de duplicação do cupom, uma vez que há o entendimento de que se um desconto já foi concedido no cupom, este já foi devidamente permitido no cupom de origem.
Realizado uma melhoria interna para registrar em auditoria a exclusão do controle temporário de inutilizações de NFC-e.
Na tela de conferência de vendas no IntelliCash, foi adicionada uma melhoria para forçar a sincronia das notas com informações incompletas:
A opção “Obter da Retaguarda”, presente na tela de configurações do servidor NFC-e, antes funcional somente para se obter os dados da empresa, foi expandida para se obter as outras configurações que também são genéricas, tais como as configurações gerais da NFC-e, certificado, WebService e E-mail.
Alterado internamente no sistema para basear o controle de histórico sempre pelo ID do produto no lugar do ID do EAN, já que o ID do produto é imutável, ao contrário do EAN.
Validação de IP adicionada no IWS Notify, para evitar travamentos devido a IP inválido durante a inicialização do mesmo.
Melhorias efetuadas para evitar possíveis erros durante o processo de venda de um orçamento sem cliente identificado no frente de caixa.
Opção para gravar o certificado e sua respectiva senha no banco de dados criada no servidor NFC-e. A opção ficará habilitada ao utilizar a SSLLib como Capicom e CapicomDelphiSoap. Para os outros tipos, após preencher os dados e clicar em OK, será salvo automaticamente junto à configuração no banco de dados.
Quando o turno está controlado pelo retaguarda, o frente de caixa não pode efetuar operação de venda que não tenha sido gerada no IntelliCash, portanto o botão para permitir duplicar um cupom foi desabilitado.
A antiga permissão LIBERARSENHACLIENTE foi trocada para LIBERARAUTENTICACAO pois a mesma permissão serve para liberar tanto a validação de senha do cliente quanto à identificação biométrica. Essa permissão não irá mais se sobrepor em relação a permissão LIBERARVENDABLOQUEADA, como fazia-se antes.
Configuração adicionada para bloquear a consulta de preços ou busca de produtos pela descrição. Com ela marcada, apenas será possível buscar um produto pelo seu código numérico (EAN).
Foi efetuada uma melhoria para o caso em que o consumidor final não queira ser identificado no DANFE a ser impresso, mas apenas internamente no sistema. Na identificação do consumidor no sistema foi adicionado a seguinte opção:
Criada a configuração “Informar limite disponível para cliente”. Com ela marcada, no informativo de saldo da segunda via do cliente e na impressão do recebimento serão impressos o saldo disponível e o respectivo valor restante.
Criado tratamento interno para tratamento de eventuais falhas de sincronia a serem executados durante o fechamento do turno.
Na tela de conferência de sincronia, visível somente se o sistema detectar divergência entre as notas emitidas no EC em relação ao servidor NFC-e.
Ao entrar na tela, o filtro ativo será “Falha de sincronia”, ou seja, somente as notas com falhas estarão visíveis. Ao clicar com o botão direito do mouse, serão apresentadas dois itens de menu novos:
1) Consultar falha selecionada na SEFAZ;
2) Consultar todas falhas de sincronia na SEFAZ.
Como o próprio nome diz, ao clicar em um dos dois itens, uma consulta será feita e o sistema tentará ajustar automaticamente a situação da(s) nota(s) no sistema com base nas informações obtidas pela SEFAZ. Todas as alterações realizadas pelo sistema por este processo serão registradas internamente para auditoria técnica.
Foi viabilizado o recebimento de clientes de outras empresas do grupo no frente de caixa. Para tanto, basta selecionar a empresa correspondente durante o processo de recebimento.
A tela de atalhos foi atualizada para contemplar a nova opção:
Com a realização de um arquivamento de uma NFC-e que não pode ser mais aceita pela SEFAZ, a mesma não era eliminada dos controles do sistema, fazendo com que ocorressem problemas na confirmação de vendas. Foi corrigido para que a nota arquivada seja excluída das tabelas de controle automaticamente, para facilitar o suporte.
Nova configuração adicionada para permitir realizar a mesclagem do DAV no frente de caixa:
Com a configuração desmarcada (padrão), o sistema trabalhará como de costume, sem nenhuma alteração. Com ela marcada, permite-se inserir vários orçamentos de um mesmo cliente e selecionar os itens que farão parte do novo DAV. Se nenhuma alteração for feita no DAV original e tiver inserido um único documento, o sistema prosseguirá com a sua venda normalmente. Ao inserir um novo DAV ou mesmo desmarcar algum item de um único DAV, ao clicar em “OK”, um novo DAV será gerado e os anteriores serão descartados, seguindo o mesmo procedimento efetuado no IntelliCash.
Na tela principal do sistema, foi adicionado o atalho SHIFT + F8 a fim de efetuar o bloqueio do caixa. Ao efetuar o bloqueio, será exibido no canto superior esquerdo o horário do bloqueio e no canto superior direito, a data e a hora corrente. Na parte central inferior uma mensagem solicitando ao usuário a pressionar qualquer tecla para aparecer a caixa de login. Tanto a imagem de fundo quanto a formatação do texto informativo exibido são configuráveis e estão disponíveis em:
Para configurar a imagem, basta escolher o caminho do arquivo:
Na parte inferior encontra-se um botão chamado Fonte, nele pode-se configurar a cor, tamanho e família da fonte utilizada para exibir os caracteres na tela de bloqueio. Segue:
Na aba de contingências do servidor NFC-e, ao dar um “duplo click” sobre uma contingência rejeitada, automaticamente será guiado para aba de rejeições, precisamente na sub-aba “Descrição”, agilizando a identificação da falha.
Configuração para consulta de estoque na ferramenta de consulta de preço adicionada:
Com esta configuração marcada, um novo atalho será exibido na tela de busca de preços. Ao acioná-lo, uma caixa de diálogo será exibida, contendo as informações de estoque do produto buscado:
Foram criadas duas configurações para possibilitar a inclusão ou não do desconto e acréscimo em cada item no extrato de venda(DANFE) NFC-e ou SAT:
O EC não respeitava o dia do vencimento cadastrado para os clientes de crediário. Foi viabilizada a utilização do vencimento cadastrado por meio de duas novas configurações. Ambas as configurações foram adicionadas no cadastro da forma de pagamento, em um novo agrupamento. A configuração já existente “Pede vencimento” foi movida para este grupo, por estar relacionada às novas::
A configuração “Permite alterar vencimentos” habilita na listagem a manipulação das datas. Por padrão ela estará marcada.
A configuração “Obter do cadastro de cliente” utilizará o dia e o tipo de vencimento do cadastro do cliente. Por padrão, estará desmarcada.
As alterações efetuadas foram:
1) Inversão do processo de obtenção dos dados, solicitando o cliente antes do vencimento, da mesma maneira que já ocorre na forma “Funcionários”;
2) Quando não houver parcelamento e o cadastro da forma exigir um vencimento (configuração “Pede vencimento” marcada), o sistema também respeitará o dia do vencimento do cadastro do cliente, se configurado.
Várias configurações foram criadas para permitir pequenas alterações no DANFE:
1) Cabeçalho do DANFE (Fortes Report); Fundo na cor preta e fonte branca: Destaca o cabeçalho.
2) Não exibir mensagem de quantidade de itens: Oculta ou exibe a mensagem de quantidade de itens;
3) Configuração de Espaços e de Tamanho de Descrição: Refere-se à quantidade de espaçamento reservado aos campos quantidade, valor e descrição.
4) Imprimir a via do cliente(TEF) junto ao DANFE: Permite que a primeira via do comprovante de crédito e débito do cliente seja impressa logo abaixo do rodapé do DANFE.
Na interface de sincronização das informações de turnos da NFC-e agora podemos sincronizar todos os turnos de uma única vez selecionando a opção abaixo:
O sistema utiliza o serviço WMI do Windows para obter o serial da máquina e validar com o arquivo ecf.cad. Segue a imagem:
Pode ocorrer do referido serviço sofrer algum tipo de corrupção e não poder iniciar. Para este caso, foi adicionado o processo de liberação temporária, para que caso o problema ocorra no meio do dia, o cliente possa finalizar seus processos normais e depois no final do dia efetuar o devido suporte ao sistema operacional. Na inicialização foi adicionado a seguinte mensagem caso a validação falhe:
Foi corrigido um problema onde o sistema validava na retaguarda os pré-vendas pendentes mesmo a configuração de vender pré-venda estando desabilitada.
Foi corrigido um problema onde os tipos 103, 104, 105, 106, 107 e 108 não eram enviados para serem desativados no frente de caixa.
Foi corrigido no sistema para que o campo ID da tabela PDV seja consistente com a tabela ECF.
Foi melhorado no sistema um problema onde as tags vUnCom e vUnTrib apresentavam uma discordância para produtos pesáveis de R$ 0,01 em relação ao que era impresso no DANFE.
Foi corrigido um problema onde ao obter um DAV fechado na retaguarda como CONSUMIDOR acima do valor máximo permitido sem identificação, o sistema do frente de caixa irá permitir identificar um cliente válido.
Foi corrigido um problema que acontecia no sistema que ao tentar cancelar um cupom que não era o último o sistema tentava cancelar o TEF do último cupom, pedindo portanto, no fluxo, as informações do último cupom.
Foi melhorada a validação de contingências pendentes ou dados incompletos da NFC-e no IntelliCash.
Foram realizadas melhorias no modo em que o servidor efetua a desconexão, além de setar para que o próprio componente de transação monitore commits não efetuados. Foi adicionado também validação de integridade nas principais tabelas do sistema visando garantir a consistência dos dados.
Para as estruturas de exportação(threads) do frente de caixa e para algumas requisições específicas, foi adicionado para além de efetuar um ping no IP da retaguarda, tentar efetuar uma conexão com o banco de dados. Caso seja bem sucedido nos dois procedimentos o frente de caixa envia os dados, caso não o sistema trata a retaguarda como offline.
Melhoria interna para evitar conflitos de tipo de variável que podem ocasionar a falha descrita.
Todas as consultas que registram o XML no banco foram atualizadas para utilização do XML Assinado, com as informações do protocolo.
Quando uma contingência era cancelada antes de ser transmitida, não estava atualizando os dados corretamente nos controles internos do sistema, podendo dificultar a conferência das vendas, em algumas situações. Foi corrigido para forçar a sincronização correta independente da situação da nota.
A validação de conferência de vendas não barrou um caso de Cancelamento forçado em específico. O EasyCash foi alterado para sempre obter todas as notas transmitidas pelo Servidor NFC-e e atualizar seus respectivos controles, a fim de aprimorar as validações de consistência e integridade das informações, bloqueando a conferência em caso de falha, para que uma análise técnica seja acionada.
Correções e melhorias inseridas no servidor NFC-e para evitar avarias no cadastro da Empresa deste aplicativo, o que ocasiona falhas no frente de caixa.
Os comprovantes do TEF serão gravados temporariamente no banco de dados para possibilitar que seja reimpresso caso ocorra alguma falha durante o processo de venda, que resulte em uma sincronização forçada entre o frente de caixa e o servidor NFC-e. Nesses, casos, os comprovantes do TEF serão reimpressos automaticamente, caso estejam registrados no sistema.
Foi detectado um erro ao ordenar por nome na tela de busca de clientes/funcionários. Correção implementada.
O sistema faz uma validação preliminar do XML em relação às regras de negócio da NFC-e, no entando esta validação preliminar não levava em consideração o controle interno de rejeições críticas (aquelas que não podem ser reparadas e que impedem a venda).
Para o modo NFC-e, as configurações de porta serial modificadas pela interface de configurações não eram registradas no arquivo EasyCash1.ini. Foi corrigido inclusive para registrar o novo suporte a comunicação direta via USB.
Revisão e testes para encontrar a falha mencionada, no entanto a mesma não ocorre mais na versão corrente.
Melhoria interna para evitar que o referido componente seja alocado uma única vez, evitando esse tipo de erro.
Foi melhorado o modo de detecção do número de HD's disponíveis no computador do frente de caixa, além de setar o tratamento específico para cada caso.
Troca do componente de gravação de texto em arquivo por outro mais estável e já utilizado em outras operações do sistema.
Foi efetuada uma correção no ECUpdater que viabilizava disparar todas as threads de importação ao mesmo tempo, deixando o aplicativo instável. O processo foi adequadamente serializado.