Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


easypdv:manual_de_instrucao

Essa é uma revisão anterior do documento!


EasyPDV - Frente de Caixa

O EasyPDV é um sistema destinado a geração de orçamentos para serem posteriormente convertidos em venda. Ele cria portanto um documento auxiliar de venda (DAV) para posterior emissão de Nota Fiscal (NFe, NFCe ou SAT). Na versão 2.0, o EasyPDV foi otimizado para inserção rápida e simplificada de itens, formas de pagamento e exportação de venda, sem perder as funcionalidades principais da antiga versão. Foi criada ainda uma camada extra no tratamento dos dados, permitindo que os orçamentos sejam gerados mesmo de forma offline, ou seja, sem o vínculo direto com o IntelliCash, evitando perda de dados em casos de falhas de conexão. O Intelicash, no entanto, continua sendo totalmente compatível com os orçamentos gerados no novo EasyPDV e ainda se mantém como sistema principal para gerir as vendas.

Funcionamento

O EasyPDV trabalha em conjunto com os seguintes aplicativos:

1) EasyUpdater

Responsável pela importação de produtos, usuários, clientes, vendedores e configurações modificadas no IntelliCash para o banco de dados local;

2) easyhub

Centraliza e gerencia a conexão de todos os terminais do EasyPDV fazendo uma interface com o IntelliCash. Responsável também pela exportação dos orçamentos gerados, bem como a emissão de notas fiscais no Intellicash ou exportação dos documentos auxiliares de venda (DAVs) para o EasyCash.

3) EasyPDV

O EasyPDV em si funciona como um simples terminal de vendas, com algumas funções extras pertinentes ao IntelliCash tais como abertura e fechamento de caixa e recebimento de crediário. Depende integralmente dos outros dois aplicativos para seu correto funcionamento.

De forma simplificada, segue abaixo o diagrama estrutural do novo EasyPDV:

Instalação

A instalação do EasyPDV deve respeitar a estrutura do diagrama acima. Se a estrutura for composta por dois ou mais terminais de venda, uma máquina principal deverá ser eleita para hospedar o EasyHub em conjunto com o EasyUpdater. Os demais terminais deverão sempre apontar para esta máquina. A maquina eleita pode ser um dos terminais ou o próprio servidor. Não se deve instalar um EasyHub para cada terminal em hipótese nenhuma, sob o risco perda dos orçamentos gerados! As configurações de acesso ao retaguarda e modo de emissão de nota fiscal deverão constar tanto no EasyPDV.ini quanto no EasyHub.ini, uma vez que existem validações em ambos os lados.

Execução:

Primeiramente deve-se inicializar o EasyHub no terminal eleito. É recomendável adicioná-lo na inicialização automática do Windows para garantir sua execução. O EasyUpdater será inicializado de forma automática em conjunto com o EasyHub. Abaixo, a tela inicial do EasyHub:

Em seguida, os terminais também poderão ser inicializados. Ao executar um terminal pela primeira vez, será necessário registrá-lo no IntelliCash, portanto a seguinte tela será apresentada para que se possa efetuar a liberação:

Ao clicar em “Ok”, poderá ser apresentado um aviso de alteração no gerador:

E por fim, a tela principal será exibida:

Na primeira execução, será necessário importar configurações, vendedores, produtos, clientes, empresas, etc. O processo é muito semelhante ao EasyCash, inclusive no IntelliCash são feitas através mesma ferramenta, acessada em “IWS > PDV > Exportação para PDV”, bastando incluir a opção para exportar ao EasyPDV:

As importações, no entanto, serão feitas através do EasyHub:

Após as importações, é importante garantir que as formas de pagamento estejam devidamente carregadas. Para isso, basta acessar a ferramenta no terminal do EasyPDV em “Cadastro > Pagamento/Recebimento” e clicar em “Carregar”:

easypdv/manual_de_instrucao.1702928213.txt.gz · Última modificação: 2023/12/18 19:36 por bmalavolta