1º Passo – Iremos acessar “Gerenciamento do Sistema”, clicando sobre logotipo. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
2º Passo – Para realizar o lançamento de Perdas ou Uso e Consumo. Acesse (ESTOQUE ► CONTROLE DE PERDAS). Conforme ilustrado na imagem abaixo.
3º Passo – No campo “Produto”, insira o nome do item ou código do produto e pressione “Enter”. A tela de localização de itens será exibida. Selecione o produto desejado e clique em “OK”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após selecionar um item para a lista de perdas, preencha os seguintes campos, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após preencher todas as informações necessárias, clique no botão “Inserir”, conforme ilustrado na imagem abaixo.
O produto e as demais informações serão exibidos no campo “Informações Adicionais”, localizado no campo inferior, conforme ilustrado na imagem abaixo.
4º Passo – Ao acessar esta interface, todos os itens previamente inseridos para perdas já serão carregados.
Conforme ilustrado na imagem abaixo.
5º Passo – Para confirmar uma perda, basta selecionar os itens que deseja confirmar. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse sobre o grid, onde haverá as opções:
Conforme ilustrado na imagem abaixo.
6º Passo – Em seguida, clique no botão “Confirmar”. O sistema abrirá uma tela exibindo todos os motivos cadastrados, permitindo que o usuário selecione o tipo de motivo para a perda, uso ou consumo. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
7º Passo – Será exibida a tela para escolher o “Modelo/Série”. Selecione o modelo “55” e clique no botão “OK”, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Agora, informe o CFOP (EMITENTE). Digite o código CFOP (exemplo: “5557/5927”) ou clique sobre a palavra CFOP/Descrição (exemplo: “CFOP 5927 - Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração” / “CFOP 5557 - Transferência de material de uso ou consumo”) e selecione o CFOP desejado. Para finalizar, clique no botão “OK”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Automaticamente, os dados da nota fiscal serão exibidos, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Agora, acesse a aba “Itens da Nota” para conferir se os produtos e quantidades estão corretos. Se todas as informações estiverem corretas, clique no botão “Confirmar”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
8º Passo – Nesta tela, selecione se há “Frete” ou “Não”. Caso seja necessário adicionar alguma informação, acesse a aba “Observação Nota Fiscal”. Para finalizar, clique no botão “OK”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
A tela “Faturamento” será exibida. Para desconsiderar a movimentação financeira, clique no botão “X”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
A tela de confirmação será exibida, conforme ilustrado nas imagens abaixo.
9º Passo – Com a Nota Confirmada, acesse a aba “NFe” e clique no botão “Transmitir NF”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
A tela “Envio dos dados para a Receita Federal” será exibida, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após a emissão da NF-e, a tela da Nota Fiscal Eletrônica emitida será exibida, conforme ilustrado na imagem abaixo.
A tela “Enviar Email” será exibida. Para desconsiderar o envio, basta clicar no “X” ou em “Cancelar”. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após a transmissão da NF-e, ela ficará com o status “TRANSMITIDA”, conforme ilustrado na imagem abaixo.