1º Passo – Iremos acessar “Gerenciamento do Sistema”, clicando sobre logotipo. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
2º Passo – Para realizar geração do “Boleto Bancário”, “Arquivo Remessa” ou “Importação do Arquivo de Retorno”. Acesse (FINANCEIRO ► TESOURARIA ► INTERCÂMBIO BANCÁRIO). Conforme ilustrado na imagem abaixo.
3º Passo – Para emitir um boleto bancário, acesse a aba “Boletos” e as sub-abas “Emissão” e “Geral”, seguindo as etapas abaixo:
Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Após a geração do boleto, a tela para salvar o arquivo .PDF será aberta automaticamente. Selecione a pasta desejada e clique em “Salvar”, conforme ilustrado na imagem.
Para reimprimir um boleto, acesse a sub-aba “Impressos”. Selecione o movimento desejado e, se necessário, marque a opção “PDF”. Em seguida, clique em “Imprimir Boleto”. Conforme ilustrado na imagem.
📌 Prazo de Liberação: O registro do boleto e a liberação para pagamento ocorrem, em média, em um dia útil.
Exemplo: Se um boleto for emitido hoje (27/03/2025) e a remessa for enviada no mesmo dia, com vencimento em 27/03/2025 ou 28/03/2025, é provável que o pagamento ainda não esteja disponível para o cliente.
⚠️ Atenção aos feriados, sábados e domingos, pois podem afetar o prazo de processamento.
1º Passo – Para gerar o arquivo de “Remessa” a ser enviado para o banco correspondente aos boletos gerados anteriormente, siga as etapas abaixo:
Uma tela de confirmação será exibida, informando que o arquivo de Remessa foi gerado com a extensão ”.TXT”, conforme ilustrado na imagem.
Após a geração do “Arquivo de Remessa”, os boletos correspondentes serão automaticamente redirecionados para a aba “Transmitidos Pendentes”. Conforme ilustrado na imagem.
⚠️ Importante: Cada banco possui um processo específico para essa operação. Geralmente, o treinamento sobre a utilização da aplicação bancária é realizado pelo gerente da conta ou responsável financeiro da empresa.
✅ Confirmação do Envio: Após acessar a aplicação do banco e enviar o Arquivo de Remessa, o sistema do banco exibirá a mensagem “Arquivo enviado com sucesso”, confirmando o processamento.
Para validá-lo no sistema, acesse o site ou aplicativo do banco e faça o download do arquivo.
⚠️ Importante: Esse procedimento confirma os pagamentos registrados pelo banco no sistema.
1º Passo – Para importar o Arquivo de Retorno do banco, siga as etapas abaixo:
Conforme ilustrado na imagem.
2º Passo – Automaticamente, será exibida uma tela para localizar a pasta onde o Arquivo de Retorno está salvo. Selecione o arquivo e clique em “Abrir”, conforme ilustrado na imagem.
A tela “Resumo do Retorno” será exibida. Em seguida, clique no botão “OK”, conforme ilustrado na imagem.
A tela “Logs de Arquivo” será exibida, listando todos os boletos encontrados no Arquivo de Retorno, conforme ilustrado na imagem.
A seguir, detalharemos a funcionalidade de cada sub-aba:
✅ Banco do Brasil – CNAB 240; ✅ Bradesco – CNAB 240; ✅ Caixa – CNAB 400; ✅ Coopsul / Sicoob – CNAB 240; ✅ Itaú – CNAB 400; ✅ Santander – CNAB 400; ✅ Sicredi – CNAB 400.