Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


implantacao:lancamento_de_notas_fiscais_de_devolucao_nfc-e_e_nf-e

LANÇAMENTO DE NOTAS FISCAIS DE DEVOLUÇÃO (NFC-e e NF-e)

1º Passo – Iremos acessar “Gerenciamento do Sistema”, clicando sobre logotipo. Conforme imagem abaixo.

2º Passo – Para realizar lançamento da nota fiscal eletrônica (“Devolução - Modelo 55”). Acesse (ESTOQUE ► NOTAS FISCAIS ► DEVOLUÇÃO). Conforme imagem abaixo.

3º Passo – No campo “Agente”, deve-se digitar o nome do “Cliente” ou “Fornecedor”, conforme o tipo de movimentação desejada. No campo “Últimos”, é possível aplicar um filtro por período (em dias) para visualizar os movimentos realizados dentro do intervalo especificado, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Nesta interface, é possível localizar o documento que dará origem à devolução. Os documentos podem ser uma “Nota Fiscal” ou um “Cupom Fiscal”. Após localizar uma Nota Fiscal, o campo “Agente” será bloqueado para edição, uma vez que a devolução deverá ser feita obrigatoriamente para o mesmo agente do documento de origem. No caso de “Cupom Fiscal”, essa regra não se aplica, permitindo a alteração do agente. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Ao clicar no botão “Nota Fiscal”, será exibida a lista de movimentos disponíveis. Selecione o movimento correspondente ao documento que será devolvido e clique em “Incluir” para iniciar o processo de devolução. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Ao clicar no botão “Cupom Fiscal”, será exibida a lista de movimentos disponíveis. Selecione o movimento correspondente ao documento que será devolvido e clique “duas vezes” sobre ele para iniciar o processo de devolução. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Ao selecionar uma “Nota Fiscal Eletrônica” ou um “Cupom Fiscal”, todos os produtos vinculados ao respectivo movimento serão carregados automaticamente pelo sistema. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Nesta tela, é possível desmarcar os produtos que não farão parte da devolução, permitindo selecionar apenas os itens que realmente serão devolvidos. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

É possível alterar a quantidade dos produtos quando a devolução for parcial, ajustando os valores conforme necessário. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

4º Passo – Após verificar as informações do documento, clique no botão “Gerar Devolução” para concluir o processo. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Será exibida a tela “Modelo/Série”. Selecione a opção Modelo “55” e, em seguida, clique no botão “OK” para confirmar a escolha. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Para confirmar a “Nota Fiscal Própria”, basta clicar no botão “Yes”. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

A tela “Notas Fiscais” será exibida. Verifique todos os dados para finalizar o lançamento da “Devolução”. Após a verificação, clique no botão “Confirmar” para concluir o processo. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

5º Passo - Nesta tela, escolha se há “Frete” ou se não há. As informações da devolução serão preenchidas automaticamente. Caso deseje adicionar alguma observação, acesse a aba “Observação Nota Fiscal”. Para finalizar, clique no botão “OK”. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

A tela “Faturamento” será exibida. Preencha os campos “Forma de Cobrança”, “Nº Parcelas” e “Vencimento” conforme necessário. Para finalizar o lançamento, clique no botão “Lançar”. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

A tela “Agendamento” será exibida. Realize a conferência do faturamento e, em seguida, clique no botão “Confirmar” para prosseguir. Conforme demonstrado na imagem abaixo.

Será exibida a tela de confirmação, referente ao “Financeiro” e à “Confirmação da Nota”, conforme ilustrado nas imagens abaixo.

O lançamento da nota fiscal foi concluído com sucesso.

6º Passo - Com a Nota “Confirmada”, para realizar a transmissão, basta acessar a aba “NFe” e clicar no botão “Transmitir NF”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Será exibida a tela de “Envio dos dados para a Receita Federal”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Após a emissão da NF-e, será exibida a tela com a Nota Fiscal Eletrônica emitida, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Será exibida a tela de “Enviar Email”. Se o e-mail do cliente já estiver cadastrado, ele será exibido automaticamente na tela. Caso contrário, você pode preenchê-lo manualmente, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Após a transmissão da NF-e, ela ficará com o status “TRANSMITIDA”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

implantacao/lancamento_de_notas_fiscais_de_devolucao_nfc-e_e_nf-e.txt · Última modificação: 2025/05/06 19:36 por ecarmo