Vesão GNFe: 2.0.10.10 <detalhamento dos Cupons NF 5929, Descartar Orc., etc. >
Versão DLL: 1.09 <Não foi modificado>
Versão UDF: 1.00 <Não foi modificdo>
Correção da interface de Classificação de PIS/Cofins em Gerenciamento / Relatórios / Cadastros/ Produtos / Classificação Pis/Cofins, Aba EFD – PIS/Cofins.
Ao tentar alterar a tributação de um item Tributado para outra tributação (Monofásico, Aliquota Zero ou ST), o sistema exibia a mensagem abaixo:
Produtos cadastrados a partir desta versão apresentarão a hora de cadastro dos produtos. Os produtos cadastrados anteriormente a esta versão exibirão apenas a data.
Na seção de ‘Orçamento’ da área Cadastro/Clientes é possível selecionar múltiplas linhas mantendo pressionada a tecla “Ctrl” ou “Shift” enquanto seleciona os itens com o mouse. Esta seleção de diversos itens possibilita a exclusão de todas as linhas selecionadas de uma única vez.
Uma funcionalidade interessante do Intellicash é a possibilidade de inserir valores no lançamento da Nota Fiscal que não fazem parte do documento, porem que influenciam o Custo do produto. Esse campo é chamado de Outros Custos, e é possível lançar o valor referente a Nota Fiscal como um todo, que será distribuído proporcionalmente entre seus itens, ou lançar valores individuais a cada item.
O calculo de outros custos é feito da seguinte forma:
Dessa forma, foi adicionado um novo campo na capa da NF que se chama Outros Custos Itens, que não pode ser editado e é calculado de acordo com o lançamento de cada Item.
Esse valor é acrescentado ao Total da Nota Fiscal (Total Contábil) para calcular o Total Real que a Nota Fiscal custou.
Foi adicionada uma coluna com a data de vencimento do saldo devedor do cliente nas filiais. Essa coluna ira mostrar a data da primeira parcela vencida ou a data da próxima parcela a vencer. De acordo com o vencimento o sistema ira pintar a linha para melhor visualizar, por exemplo, se a parcela estiver vencida o sistema ira pintar a linha de amarelo, caso ela esteja vencendo no dia o sistema ira pintar a linha de verde, e caso não tenha conexão o sistema ira pintar a linha de vermelho.
Ao confirmar um orçamento o sistema ira validar a quantidade disponível do item em estoque se a configuração estiver como sim.
Caso o mesmo não tenha quantidade suficiente para o pedido será exibida um mensagem com o produto, a quantidade pedia e a quantidade disponível. O sistema ira perguntar se deseja continuar mesmo assim, caso seja colocado que sim ele ira continuar o processo, caso não ele ira para a operação para corrigir a quantidade. Caso queria ver se o item está reservado basta dar dois cliques no registro do produto e ir ao cadastro dele e verificar na aba estoque / reservados.
Referente a correção nas abas “Vencimento” e “Pagas” do Relatório Gerencial por Centro de Custos.
NF-e de Cupom Fiscal não estava alimentando as Tags especificas que detalham os cupons que compõe a NF. (Correção não altera em nada o processo, nem o Danfe, apenas o XML).
Alteração feita para que a nota de transferência de Crédito de ICMS, seja escriturada no valor de ICMS ao invés do valor Total da NF.
Validação deita pelo CFOP 1601.
Foram travados todos os campos para somente leitura, exceto o selecionar no cadastro de promoções na aba itens para confirmação.
Uma nova função foi incluída na área de Estoque/Mala Direta cuja finalidade é permitir que listas de agentes possam ser salvas no banco e carregadas quando necessário. Há um campo de seleção de Listas já cadastradas onde pode-se abrir a lista escolhida pressionando a tecla Enter ou clicando no botão Abrir como mostra a figura abaixo: Como podemos notar há ainda o botão Nova Lista que abrirá uma janela semelhante a primeira onde a lista de agentes será criada e gravada de acordo com a necessidade. Para cadastrar a lista é necessário dar um nome a ela. Clicando com o botão direito na lista aberta é possível Excluir Lista ou Editar Lista. Para editar, a janela de criação será carregada com todas as entradas já cadastradas, onde podemos remover ou acrescentar novas entradas e em seguida gravar as Alterações clicando no botão Alterar.
A opção de busca rápida de produto foi criada para ajudar o usuário localizar um certo produto em uma lista de produtos já localizada. Portanto deve ser sempre usada como um complemento da Auto Busca.
Enquanto a Auto Busca tenta localizar um produto enquanto o usuários está digitando, sem a necessidade de pressionar o Enter, a Busca Rápida tenta otimizar esse processo, verificando se o produto já está na tela, sem precisar acessar o banco de dados novamente.
Caso seja marcada a opção Ativa Busca Rápida, e não tenha nada localizado na tela, o sistema não exibirá o erro, porem não trará nenhum beneficio ao usuário.
Na interface de confirmação da importação de vendas, existe um Total das Vendas, que deveria mostrar o total de vendas do dia, porem, está mostrando um valor incorreto.
Como essa interface foi sendo alterada com o decorrer do tempo, muita coisa mudou e o calculo não foi atualizado. a partir dessa versão, foi retirado o Total das Vendas, e adicionado ao fim de cada coluna seu totalizador, para que possa ser verificado o Total Bruto, o Total Liquido, o Total Recebido e o total da diferença, que deve corresponder ao total de cancelamento e descontos.
Ao tentar cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica que foi originada de um Orçamento, será questionado se deseja ou não excluir o orçamento.
Caso o orçamento seja excluído, então não poderá mais gerar nota originário desse orçamento (pedido de venda), caso não seja excluído o usuário poderá criar uma nova nota a partir desse mesmo orçamento (pedido de venda).
Ao enviar o email do CT-e, antes do primeiro email estava sendo exibido um (;), que é um separador de endereços. Apesar de inofensivo, foi corrigido para não exibir o (;) antes do primeiro email.
Em cadastro de produtos foi incluído um campo chamado Código ANP que se encontra na aba Impostos na área de Cadastro. Para alterar ou inserir um código APN basta clicar com o mouse sobre o nome do campo e então uma janela de alteração será exibida. A alteração no código será gravada permanentemente na confirmação desta janela.
Ao montar um desmembramento será possível digitar a quantidade proporcional(%) e o custo proporcional(%)
ao colocar a quantidade proporcional desejada o sistema ira sugerir o custo do cadastro no campo de custo proporcional, e o mesmo pode ser alterado pelo valor proporcional do custo.
Na interface de desmembramento que abre ao clicar no botão confirmar a nota foram feitas algumas alterações nas descrições para melhor visualizar as informações e também foi adicionada uma coluna com o custo proporcional(%) que pode ser editado, para que as colunas referente ao custo possam ser editadas é necessário selecionar a opção “Alterar Custo”, acessível ao clicar com o botão direito sobre o grid. Quando estiver selecionada os campos serão editáveis. Há também uma outra opção “Recalcular Custo” que, quando estiver selecionada, ao alterar as colunas referentes à quantidade o sistema recalculará o custo de acordo com a porcentagem(%) ou Valor colocados nos campos.
Os campos que se encontram em negrito são campos editáveis.
Ao editar o campo “Proporção Qtde Real” o sistema automaticamente aplicara o calculo na coluna “Qtde Real”, o mesmo acontece ao editar o campo “Proporção Custo Real” o sistema ira calcular o campo “Custo Real”. O campo “Custo Total” é composto pelo “Custo Real” + “Custo Adicional”.
Segundo alguns contadores, o valor aproximados de impostos incidentes nos produtos é obrigatório apenas para venda ao consumidor final. Devido a essa interpretação, foi disponibilizado uma configuração no GNF-e para que seja escolhido se deseja ou não exibir os impostos aproximados (IBPtax).
Para acessar essa configuração, deve-se ir a aba configuração, do GNF-e e desmarcar a opção “Exibir Impostos Aproximados (IBPTax)”.
Devido ao maior volume de Notas Fiscal serem do modelo 55, foi alterado para o padrão do sistema sugerir o modelo 55 ao lançar uma Nota Fiscal de terceiros.
Exibir a logomarca da empresa emitente do DACTe. Para isso deve ser colocado na pasta junto ao executável do GNF-e (gnfe2.exe) uma arquivo chamado logo.bmp. Esse será o arquivo que será exibido como logomarca da empresa no DACTe.
Relatórios de Pagamento de Autônomo
Empresa: Caso existam mais de uma empresa cadastrada, o usuário poderá escolher qual a empresa pertence o lançamento; Serviço: Qual serviço o autônomo prestou, por padrão vem a descrição “Serviços de Transporte”; Placa: A placa do veiculo usado na prestação do serviço. Deve estar cadastrado no sistema préviamente;
Descontos Renda Fonte: é calculado automaticamente usando o Subtotal; INSS: é calculado automaticamente usando o Subtotal; Outros Descontos: Outros valores que abateram no valor do serviço prestado, ao informar esse valor é pedido a descrição desses outros descontos; Valor Liquido: o Total a ser pago para o Autônomo, sendo o resultado do Subtotal subtraido dos descontos; RG e Orgão: RG e Orgão expedido do autonomo, meramente informativo; Cidade: por padrão é exibido a cidade onde a empresa está estabelecida, pode ser alterada; Data: por padrão vem a data atual, pode ser alterada.
Também foi criado uma Aba para verificar os RPAs emitidos em um intervalo de datas, e se necessário, re-imprimir. Imprimir: usado para imprimir a lista de RPA que foram impressos; Re-imprimir RPA: usado para imprimir um ou mais RPAs já impressos, para isso é necessário selecionar todos os RPAs que deseja imprimir.
Imprimir: o botão imprimir, alem de realizar a impressão, também valida se existe a placa do veiculo no cadastro e se o INSS foi preenchido.
Para fins de controle, toda importação realizada na área Gerenciamento → Estoque → Vendas → Força de Vendas irá gerar um número de registro no qual poderá ser usada para filtrar a busca das importações no relatório de Força de Vendas.
Podemos saber qual é o ultimo Log registrado em uma caixa com o rótulo Log de Importação.
Para filtrar as importações do relatório de força de vendas, Gerenciamento → Relatórios → Gestão de Vendas → Força de Vendas, temos que indicar o intervalo que nos interessa, caso o valor final seja igual a zero, este filtro não terá validade, ou seja, todos os resultados enquadrados nas outras características serão retornados.
Foi alterado o cadastro de equivalência no sistema para permitir cadastrar também a equivalência de produtos. No cadastro de produtos dentro da aba de Equivalência agora terá duas abas:
Essas abas tem as mesmas funcionalidades, porem são coisas distintas. Os botões de ação Criar Nova é o mesmo para as duas abas, porem dependendo da aba que estiver ativa (Equivalência de Preços, Equivalência de Produtos) ele vai cadastrar a grade, o mesmo para os botões Remover desta Grade, Inserir outros itens. O botão Novo Prod. nesta grade só funciona para a aba Equivalência de Preço.
O Intellicash permite criar listas de equivalencia de preços, ou seja, configurar para que 2 ou mais produtos tenham sempre os mesmos preços. Complementando essa funcionalidade, agora o Intellicash permite o usuário escolher se deseja imprimir as etiquetas de acordo com o produto ou a sua lista de equivalência, fazendo com que não seja mais preciso imprimir uma etiqueta para cada produto, que possuem o mesmo preço.
Ao selecionar a opção de Usar Descrição de Semelhantes, o Intellicash irá entender que ao invés de pegar as informações dos produtos, deverá pegar as informações da sua lista de semelhantes, quando houver.
Foi corrigido o erro que se dava ao importar o cadastro de fornecedor e cliente na exportação de matriz e filiais.
Foi adicionado um contador de registro na confirmação de preços, que ira listar a posição do registro selecionado e o total de itens que estão para confirmação (independente de está selecionado ou não).
Corrigido o bug que deixava a lista de tributações em branco quando a Nota Fiscal era de Exportação.