Vesão GNFe: 2.0.10.12 <Consulta CT-e>
Versão DLL: 1.09 <Não foi modificado>
Versão UDF: 1.00 <Não foi modificdo>
Ao pressionar CTRL+Y com um grid selecionado, o Intellicash irá exportar esse grid para um arquivo .XLS.
Existem alguns casos na Industria que apesar da nota ser dado entrada ou saida como Substituição Tributária, deve apurar o valor de ICMS, para esse caso foi criado uma configuração a nivel de CFOP.
Em Gerenciamento → Cadastros→CFOPs, foi adicionado uma coluna(Crédito ICMS ST) que indica se o CFOP irá ou não apurar o ICMS nos produtos tributados por ST. Para configurar o o CFOP, clique em “Alterar” e marque a opção de “Apurar ICMS quando Tributado com ST”.
Caso um CFOP esteja marcado configurado com essa opção, então ao dar entrada em uma produto com CST 10 e o CFOP configurado, o Intellicash irá destacar o valor de ICMS na NF, mesmo sendo de entrada.
Esta versão traz uma nova funcionalidade que permite ao usuário exportar tabelas de produtos já cadastrados para os formatos Excel(*.xls) e Texto(*.txt) com a formatação “csv”. Além disso é possível fazer o caminho inverso, ou seja, importar arquivos nestes mesmos formatos para sua base de dados, sendo restrito, evidentemente, aos dados já existentes em seu banco de dados. Sendo assim para que a importação seja executada com sucesso, é necessário que os dados estejam coerentes com os já cadastrados como por exemplo o fabricante, unidade, seção, grupo, etc. Outra característica importante é que o usuário poderá configurar a ordem em que as colunas serão lidas nos arquivos ou serão exportadas. Caso a ordem das colunas não estejam coerentes com os arquivos lidos, a importação não sucederá com sucesso.
Se na importação o código do produto ainda não estiver cadastrado no banco de dados, um novo produto será cadastrado com os dados da tabela, por isso é importante verificar a consistência dos dados da tabela.
A ferramenta é acessível em Gerenciamento → Ferramentas → Exportar/Importar Produtos.
Esta é uma caixa de opções que se diferencia entre as abas Importação e Exportação, onde para Exportar podemos selecionar tanto o formato “*.xls”, quanto o formato “*.txt”, enquanto que para Importar só podemos escolher um dos tipos de cada vez.
A opção de Exportar para Texto permite escolher o sinal separador de colunas, sendo eles ”;” ou “|”.
Na aba de Exportação podemos ainda definir se queremos carregar produtos Ativos, Inativos ou Ambos.
Caso não haja um Layout de Tabela configurado, uma mensagem é exibida: “Não há Layout de Exportação/Importação!” e em seguida vemos a aba de Configuração, que será a primeira aba, onde podemos criar os “Layouts” de importação e exportação. Estes “layouts” servem para definir a ordem de leitura dos campos nos arquivos a serem importados ou quais campos do banco de dados serão exportados.
Exemplo:
Supondo que temos uma planilha do Excel com a seguinte configuração:
Neste caso devemos configurar as colunas de importação selecionando a aba Configuração e dentro dela a aba Importação. Então podemos criar um novo layout clicando no botão Novo.
A janela de configuração se abrirá conforme a imagem abaixo mostra.
Após darmos um nome ao nosso layout e definir se ele será padrão, ou seja, se ele será carregado preferencialmente sempre que eu abrir a ferramenta, podemos registrá-lo, e a partir deste ponto podemos inserir as colunas selecionando-as no box “Nome do Campo” e em seguida pressionando Adicionar.
A opção “Campo Editável” permite que edições sejam feitas na interface do software antes de fazer a importação.
O Índice das colunas é quem define a ordem em que estas aparecerão. O índice das colunas ainda não inseridas é mostrado no campo índice abaixo do nome das colunas. Podemos alterar o índice de uma coluna inserida utilizando as setas “para cima” e “para baixo” no canto superior direito da janela.
Além dos botões “Adicionar” e “Remover” podemos utilizar o facilitador clicando com o botão direito na tabela de campos onde termos três opções:
O campo “VAZIO” é muito importante para fazer importação de tabelas que possuem colunas que não fazem parte do nosso banco de dados. Como no exemplo acima, temos os campos CÓDIGO(1) que poderia ser um código de catálogo, e o segundo campo que se refere ao CÓDIGO de barras, fundamental para a importação de um produto. Neste caso, o primeiro campo “Código” não nos interessa e por isso, ao colocar uma coluna “VAZIO” em sua posição este campo será ignorado no momento da importação.
Podemos observar o mesmo com o campo “COR”, que não existe nos registros do sistema.
O Botão “Editar”, assim como o botão “Novo”, abrirá a janela de “Configuração de Tabelas” onde podemos fazer a devidas modificações utilizando os mesmos recursos disponíveis para se criar um novo layout.
A função deste botão (Dupl.) é permitir a reprodução de um Layout de Exportação na aba de Importação e vice-versa. O propósito é facilitar a troca de dados respeitando um determinado padrão. Sendo assim, quando duplicamos um layout de Importação, este mesmo layout estará disponível em Exportação, com o mesmo nome seguido do numero 1, indicando que se trata de uma cópia.
Esta função possibilita excluir um layout selecionado, logo que a mensagem de confirmação é aceita.
Para exportar uma tabela, uma vez que já temos configurado nosso layout de Exportação configurado, podemos carregar uma lista de produtos selecionando um filtro de produtos:
Podemos também definir o diretório onde será salvo o arquivo de exportação.
Os botões “Aplicar” e “Recarregar” fazem o mesmo papel de aplicar os filtros e recarregar a lista de produtos de acordo com as configurações.
Antes de Exportar podemos definir quais produtos serão exportados selecionando a coluna “Expt.” como mostra a figura abaixo:
Há ainda um facilitador de seleção que pode ser utilizado clicando com o botão direito na tabela onde teremos três opções: -Marcar Todas; -Desmarcar Todas; -Inverter Seleção.
O botão “Exportar” abrirá uma caixa de dialogo perguntando qual será o nome do arquivo a ser salvo e o diretório, que a princípio será o escolhido na barra Destino que se encontra na parte superior da janela de exportação.
Após termos configurado um layout de Importação e o formato do arquivo, podemos escolher um diretório de arquivo que será chamado quando clicarmos no botão Recarregar. Caso não tenha sido escolhido um arquivo especificamente, ao clicar em Recarregar a caixa de diálogo abrirá perguntado qual arquivo deseja-se abrir. Ao carregar o arquivo de importação a barra de “Origem” será limpa.
É fundamental que a configuração da tabela que escolhermos seja condizente com o arquivo que estamos importando, pois caso tenhamos uma coluna de “Preço” no arquivo e na configuração a coluna correspondente for de “Descrição” por exemplo, o preço será carregado como a descrição do produto. No sentido oposto, quando temos uma coluna com um texto no arquivo e a coluna correspondente for uma coluna numérica como o preço o seguinte erro será disparado:
O que significa que um campo de texto tenta ser importado numa coluna de valor numérico. Para corrigir este problema é necessário que o usuário revise a ordem das colunas do arquivo e configure os índices do layout de acordo com esta ordem.
Quando tentamos importar uma tabela com campos preenchidos com valores desconhecidos pelo banco de dados, a linha correspondente ao produto ficará destacada em vermelho, e podemos ler qual foi o erro encontrado no campo de texto que surge na parte inferior da tela, como mostra a figura abaixo.
Caso queiramos que a importação tenha sucesso, devemos cadastrar o campo referido no programa para que ele reconheça o tipo a ser importado.
No exemplo acima tentamos importar um produto de tamanho “Inexiste” que não está cadastrado no banco de dados. Sendo assim a inconsistência é destacada e, caso queiramos corrigi-la, será necessário que o tamanho “Inexiste” seja cadastrado no programa antes da importação.
O botão Imprimir permite tanto imprimir o que está na tela, ou seja, a aba selecionada, quanto exportar este conteúdo para um arquivo no formato *.pdf.
Foi corrigido a importação das tabelas do SPED PIS/COFINS que não estava atualizando os dados quando havia alguma alteração.
Ajuste de layout na tela de cadastro de “Nota Fiscal de Serviço” destacando os dados do cabeçalho, bem como reorganizando a posição dos botões para seguir o padrão da tela de “Nota Fiscal de Produtos”.
Ao criar uma nova Nota, a tela de inserção de itens abre-se automaticamente para facilitar o preenchimento da nota. Além disso, foi aplicado melhoria de navegação em campos com o botão Enter. Há ainda um pop-up do botão direito do mouse na tela de Inserir Item que permite determinar quais campos serão selecionados automaticamente, como mostra a figura abaixo:
Referente a correção solicitada feita no Relatório de Vendas - Aba Por Vendedor (tratamento de casos de Devolução).
Referente a melhoria solicitada pelo Ticket 4463 (Andrade Elétrica) para que o sistema coloque o Acréscimo Financeiro da forma de cobrança do orçamento no campo “Out. Desp. Acess.” na Nota Fiscal (Está funcionalidade irá funcionar se a configuração “3203 - Mostrar Acréscimo Financeiro na Capa da Nota Fiscal” estiver em “SIM” e o financeiro final da Nota Fiscal será o valor Total de Produtos + Acréscimo Financeiro).
O relatório de vendas classificadas que se encontrava no caminho “Gerenciamento → Relatórios → Gestão de Vendas → Vendas Classificadas” foi desabilitado e sua funcionalidade foi consolidada ao relatório de vendas “Gerenciamento → Relatórios → Gestão de Vendas → Relatórios de Vendas” na aba Vendas Classificadas, por Seção. Ao acessa essa aba basta clicar com botão direito do mouse sobre o grid, ira exibir um menu com a opção Detalhe por Classe clicando nessa opção o sistema ira trazer o relatório de vendas classificadas.
Foi adicionado um novo filtro na interface de lista de presentes para permitir listar as listas vencidas. Anteriormente o sistema só mostrava as listas ativas.
O relatório de análise de rentabilidade tem como objetivo listar a rentabilidade individual de cada item, mostrando quanto ele representa no total de vendas e classificando-o de acordo com as famílias que se enquadra na sua participação.
Ao se cadastrar uma família nova deve-se observar as que já existem, pois o sistema não ira permitir cadastrar valores que já esteja em outra família e ira alertar com mensagem.
Ao gerar os pedidos de uma cotação era preciso sair da aba resultados e voltar novamente para habilitar o botão de exibir pedidos gerados. Foi corrigido para que ao gerar um pedido o botão já fique habilitado.
A fim de permitir gerar layouts personalizados para a contabilidade, foi criado uma interface que permite associar a um Cliente, Fornecedor, Convenio (Cartão de Crédito ou Débito) e Caixas (Caixa ou Conta Corrente)
Para inserir ou alterar um código deve apenas digitar na coluna “CONTA”.
para facilitar a busca, é possivel realizar uma busca, digitando no campo Localizar o “NOME” que deseja buscar.
essa ferramente estará disponivel em Gerenciamento→Contabilidade→Config. Conta Contábil, que deverá estar como invisivel inicialmente.
Quando um CT-e é cancelado no SEFAZ mas por algum problema técnico a resposta não chega ao GNF-e informando que o cancelamento foi feito, o CT-e continua como autorizado no Intellicash. Para Corrigir isso foi efetuada uma alteração na rotina de consulta do CT-e, em que ao detectar que no banco de dados a Conhecimento consta como autorizado, mas no retorno do SEFAZ indica que o CT já foi cancelado, então o GNF-e corrige a informação no Banco de Dados.
A intenção do Histórico de Relacionamento e que usuário do intellicash possa ter relacionamento com seu cliente especifico, dando a liberdade de verificar fatos ocorridos em determinado período. Para acessar a tela de Histórico de Relacionamento, basta ir a Gerenciamento → Cadastro → Clientes.
Após selecionar o cliente desejado, o usuário deverá ir até a aba Hist. Relacionamento que esta localizada na parte inferior direita da tela com forme exibido na imagem a seguir.
Ao iniciar essa tela o usuário poderá escolher determinado período e verificar os fatos ocorridos no mesmo, desde que o usuário tenha alimentado o sistema nesse período. A principal função dessa tela e guardar situações ocorridas entre o usuário e seu cliente. Funciona como se fosse uma agenda, aonde o usuário descreverá a Data, Assunto, Empenho (Documento), Descrição e o Anexo, do fato ocorrido. Ex.: Suponhamos que seu cliente te mande um e-mail com anexo e você queria guarda essas informações no sistema Intellicash.
Vejamos agora como alimentar seu Histórico de Relacionamento, na parte inferior a esquerda da tela existem dois botões, Inserir e Alterar, Clicando no botão Inserir o sistema exibirá uma nova tela aonde o usuário deverá preencher os campos Data, Assunto e Descrição do fato que se deseja ser registrado, caso exista algum anexo a ser registrado o usuário poderá coloca-lo também, para isto deverá clicar no botão que contém a imagem de um clips, ela habilitará um novo campo aonde será obrigado a colocar o número de Empenho (Documento) para o upload da imagem para o sistema Intellicash. Após digitado o número de documento apertando o botão enter de seu teclado o sistema librará a tela para procurar o arquivo que se deseja fazer o upload ou poderá fazer isso clicando em cima da palavra Número de Empenho. Após aberta a opção de anexo e o usuário não queira mais anexar o documento, basta clicar novamente no mesmo botão que foi clicado anteriormente.
Caso o usuário queria alterar algo que já esteja registrado, bata selecionar a linha que se deseja alterar e clicar no botão Alterar, que o sistema trará as informações contidas nesse registro. Outra funcionalidade dessa tela e a função localizar que se apresenta na parte superior da tela, ela faz a busca da linha selecionada de acordo com o número de Empenho, isso se torna útil caso o usuário possua muito registro em um determinado período.
Corrigido o problema ao enviar o CT-e para múltiplos emails. alterado o separador de emails para #13 em vez de ';'.
Ao gerar uma cotação de compras o sistema disponibiliza um relatório que possibilita identificar possíveis erros de lançamentos nos valores.
Ao acessar a aba resultados da cotação tem um botão chamado “Erros de Lançamentos”
quando clicado exibira uma interface com o relatório.
Essa Interface conta com um filtro para fazer a comparação, que pode ser feita se baseando no ultimo custo do produto ou no segundo colocado na cotação (segundo menor custo cotado do produto), e também tem a porcentagem (%) que será aplicada para identificar os possíveis erros nos lançamentos.
No grid superior da interface serão exibidos os dados refentes ao produto como código de barras, Descrição, Ultimo Custo, Custo Vencedor, Segundo Colocado (Segundo Custo Colocado) e a Diferença. O campo Diferença será a diferença aplicada sobre os custos comparado, essa pode ser feita de duas forma:
Repare que na interface acima o registro que está selecionado o custo vencedor está maior que o segundo colocado e que no grid de baixo o fornecedor Pastifício Santa Amália está com a opção Forçado marcado, isso se da por que foi forçado a cotação desse item para ele, ou seja o vencedor foi o fornecedor que teve o menor custo mais foi forçado a cotação para outro fornecedor.
Para forçar um item para outro fornecedor basta clicar sobre o registro do item com botão direito do mouse, será exibida uma interface para escolher dentre os fornecedores que cotaram o produto, ao escolher um fornecedor o sistema irá abrir uma janela para que seja informado uma descrição (motivo) pelo qual está trocando o fornecedor vencedor. Se não for informada nem uma descrição a troca não será feita.
Foi adicionado um campo “Exportar” na interface de exportação de produtos para o coletor, que permite o usuário selecionar os produtos que serão exportados. Clicando com botão direito do mouse sobre o grid tem a opção de marcar todos, desmarcar todos e inverter seleção.
Corrigido bug que fazia totalizar incorretamente quando clicasse várias vezes no botão aplicar.
Foi adicionado a opção de remanejar o item de fornecedor, adicionado uma coluna com o Custo Vencedor da cotação e corrigido a coluna Forçado do grid dos fornecedores.
Em Gerenciamento → Estoque → Devolução de Produtos é possível selecionar manualmente o fabricante a quem se emitirá a devolução dos produtos.
Entretanto é feita uma validação que verifica se o fornecedor escolhido tem alguma nota de entrada do produto antes de adiciona-lo à lista, caso não haja, uma mensagem é exibida:
Quando os dados da aba SPED são alterados, a aba é atualizada automaticamente.