Obs.: Antes de qualquer configuração certifique-se que exista um contrato com a operadora de cartões para que a mesma disponibilize os arquivos necessários para a conciliação.
Para ter acesso a todas as funcionalidades do Intercâmbio Bancário basta acessar a interface que se encontra em (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Conciliação de Cartões).
Para dar início ao processo de conciliação é necessário que crie o tipo de operadora que desejada.
Para realizar o cadastramento da operadora, basta clicar no botão “Novo” (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Conciliação de Cartões, com a aba Layout do Cartão e Layout Retorno selecionada).
Logo após ser clicado o botão “Novo”, o sistema liberará uma nova tela para a descrição do layout.
No campo “Descrição” o usuário preencherá com o nome da operadora que deseja cadastrar.
Logo após ser clicado o botão “OK”, a aba “Identificação” estará habilidata para ser montada a estrutura de identificação da operadora de acordo com seu respectivo manual, lembrando no exemplo a seguir as cofigurações se referem a operadora “Cielo”.
O grupo Cabeçalho é reconhecido pelo caracter 0 (zero), refere-se a primeira linha do arquivo onde identificaremos se o arquivo que foi importado está relacionado as “Vendas” ou “Pagamentos” os mesmos se identificam como sendo 3 e 4 respectivamente, encontrados na posição 48 com o tamanho de 2 caracteres.
O grupo Resumo de operações - RO é distinguido pelo caracter 1 (um), como o próprio nome diz está agrupando as vendas de acordo com o produto (cartão) que foi enviado pela Cielo. Neste seguimento podemos identificar qual foi o meio de captura da venda ou seja se foi efetuado via “PDV”, “POS” ou “e-Commerce” assinalado pelos números 2, 1 e 3 respectivos, os mesmos serão encontrados na posição 223 com o tamanho de 2 caracteres. Outro campo que não se pode esqueçer e o Núm. da Op. que faz ligação entre o resumo de operação com o comprovante de venda está localizado na posição 188 e contém 22 caracteres de tamanho.
O Grupo Comprovante de Venda - CV é reconhecido pelo caracter 2 (dois) e como já mencionado no resumo de operações ele faz o detalhamento do RO, nele estará contido o BIN a sigla se refere à expressão em inglês Bank Indetification Number, que significa “Número de Identificação Bancária”, ele corresponde aos 6 primeiros números do cartão, localizado na posição 19 com o tamanho de 6 caracteres. O campo NSU número sequencial, também conhecido como número do documento, que identifica a transação no dia em que ela foi realizada, loacalizado na posição 93 com tamanho 6. Dt da Venda identifica a data em que a venda foi realizado, localizado na posição 38 e com o tamanho 8 e com o formato aaaammdd e Núm da Op. como já relatado no resumo da operação esse número fará o vínculo do comprovante de venda com o resumo de operação, está localizada na posição 189 e com o tamanho de 22 caracteres.
No Grupo Diretório será configurado o Diretório dos Arquivos onde o sistema irá sugerir quando for importar o retorno.
Já na aba Produtos o usúario cadastrará onde se localiza os produtos que foram enviados no arquivo fornecido que fica na posição 233 com o tamanho 2 e na linha 1 (linha que identifica o resumo da operação), após preenchidos os campos basta clicar no botão atualizar, em outras palavras esses produtos que estão sendo cadastrados nada mais é do que códigos dos cartões que constarão no arquivo importado.
Para cadastrar um produto basta clicar no botão Nova Linha o sistema abrirá uma interface onde será colocado o código do produto a descrição dele e se houver necessidade vinculá-lo a outros cartões, o usuário poderá também alterar e excluir os registro que foram cadastrados incorretos atráves dos botões Excluir Linha e Alterar Linha. Tais produtos e respectivos códigos constaram no manual cedido pela operadora.
Processo semelhante se dará na aba Status do Pagamento, o usuário identificará a posição, tamanho e linha em que se encontra no arquivo, isto serve para identificar a situação em que se encontra os créditos enviados ao banco, no nosso caso está localizado na posição 123 com tamanho 2 e na linha 1 (Linha que identifica o resumo de operação), Ao clicar no botões Nova Linha, Excluir Linha e Alterar Linha, poderá ser cadastrado os status que constarão no manual da operadora e a ação que deverá ser tomada.
Na aba Rejeição serão cadastrados os motivos de rejeição e será igualmente preenchida a Status de Pagamento, exceto pela ação, pois se trata apenas de informações.
Finalizando com a aba Validação, teremos que preencher os dados necessários para podemos concluir o processo de configuração. Començando com o campo Dt. de Pagamento (data prevista de pagamento) esse com o formato aammdd, Valor Bruto (somatório dos valores de venda), Valor Desc. (valor da comissão descontada sobre as vendas), Valor Líquido (valor das vendas descontado o valor da comissão) e Taxa do Cartão (percentual de comissão aplicado no valor da transação) todos esses campos localizados na linha 1 (Linha do RO) com as respectivas posições 32, 45, 59, 87 e 210 e suas posiçoes em 6, 13, 13, 13 e 4. E por último dos campos que estão localizados na linha 2 (Linha do CV) Valor da Compra (valor da compra ou da parcela que foi liberada, no caso de venda parcelada na loja) e Parcela Liberada (no caso de venda parcelada, será formatado com o número da parcela que está sendo liberada. No caso de venda à vista, será formatado com um), esse dois campos com os tamanhos 47 e 60 e na posição 13 e 2.
Com todas as confugurações já preenchidas o sistema está apto para importar os arquivos arquivos. Primeiramente deveremos importar o arquivo de Vendas para que o sistema possa fazer a ligação das vendas junto ao fechamento de caixa (isso para que o sistema tenha o total rastreio das informações que foram transitaram pelo PDV). Para tal procedimento deveremos estar na aba Conciliação e clicar no botão de Importar Retorno
O sistema abrirá uma inteface para que o usuário possa escolher o arquivo que recebe da operadora.
Após esse procedimento o sistemas começará a ler o arquivo da operado e comparar com o que está no fechamento de caixa. Nesse processo o sistema já está conciliando os cartões que foram enviados da operadora com os existentes no fechamento de caixa. Decorrido esse período se abrirá uma interface com os dados da Adminstradora e do Cliente.
Com a interface já disponível na tela o usuário poderá realizar os seguintes filtros Todos (todos os registros que estavão no arquivos), Conciliados (todos os registro já cocnciliados pelo sistema) e Não Conciliados (todos os registros que não foram conciliados pelo sistema), navegar pelos cartões que foram enviados pela operadora e se desejar marcar a opção Mostrar somente registros com taxas diferentes.
Já com o filtro em Não Conciliados, o usuário poderá tentar Conciliar os registros selecionados na grade que se refere a Administradora com a grade de Clientes. Esse processo poderá também ser feito para Desconciliar quando ultilizando os filtros Todos (desde que esteja desconciliado, no caso o campo conciliado não esteja marcado) e Conciliados.
Para conciliar basta selecionar o registro desejado, clicar com o botão dieito do mouse e selecionar a opção Conciliar.
Ao conciliar o sistema exibirá uma interface onde mostrará os registros que ainda não foram concilidados e os mesmos provém dos dados pertinentes ao registro selecionado (filtro baseado em data e valor). O Usuário deve selecionar o registro que correspondente ao produto (cartão) cadastrado.
Ao fechar a interface de comparação o sistema voltará para interface inicial da Conciliação de Cartões, para ter acesso a informações nessa interface basta que o usuário selecione a aba Vendas, Tipo de Cartão (operadora cadastrada), Início (dia em que foi realizado as vendas e houve a concicliação de vendas) e Término (o mesmo processo do início).
Já com os dados preenchidos na grade, com o botão direito do mouse o usuário poderá como foi dito antes Conciliar, Desconciliar(esses dois já foram explicados anteriormente), Detalhes do Retorno e Ir para o arquivo.
Ao clicar no Detalhes do Retorno abrirá uma interface para demonstrar particularidades do registro selecionado.
Caso o usuário clique em Ir para o arquivo o sistema abrirá novamente a interface de comparativa de vendas.
O procedimento para importar o arquivo de pagamento é igual ao processo de de importação do arquivo de vendas, o sistema juntará os valores enviados pela operadora de acordo com produto (cartão) e comparará com os valores que foram agendados pelo sistema. O sistema abrirá uma interface para demonstrar as baixas realizadas se não houve diferenças ou que seja menor que a configuração 5203 - Valor Máximo da Diferença para Baixa na Conciliação de Cartões.
Análogo ao comparativo de vendas o sistema demonstrará filtros Todos (todos os cartões que foram processados), Baixados (os cartões que foram baixados se não existir diferença ou conforme a configuração 5203) e os Não Baixados, permitirá navegar através de Cartão e selecionar se deseja Mostrar somente registros com taxas diferentes.
Clicando com o botão direito do mouse o sistema apresentará um menu onde o sistema demonstrará Detalhes da Baixa, Mostrar Diferenças e Baixa Cartão (esses dois só serão habilitados se o resgistro selecionado estiver em vermelho).
Em Detalhes da Baixa o sistema demonstrará os detalhes financeiros pertinentes ao registro selecionado.
Em Mostrar Diferenças o sistema constatará as diferenças que provocaram a causa da diferença demonstrada.
Em Baixa Cartão, o sistema abrirá a interface de para o usuário realizar a baixa manualmente conforme o extrato bancário que estiver em posse se o sistema não conseguiu dar a baixa automaticamente no regisro em questão.
Em Forçar Baixa o sistema irá baixar o valor de acordo com o valor informado pelo operadora de cartão.
Após o fechamento da interface de baixas o sistema voltará para tela inicial de Conciliação de cartões, para visualização das baixas realizadas o usuário deverá selecionar a aba Pagamentos e realizar o processo igual para a efetuado na aba vendas.
Com a grade preenchida o sistema demonstrará cartão por cartão que foi baixado, dando também a opção para os mesmos filtros que foram demonstrados na interface da baixa (que antes era por montante).
Ao clicar no menu Detalhes do Retorno o sistema abrirá uma interface para para descrever particularidades relativas ao registro selecionado.
Em Detalhes Financeiros o sistema exibirá a qual montante financeiro o registro selecionado pertence.
E por fim em Ir para Arquivo voltará para interface de Conciliação de Cartoes - Baixas.
Já na aba Arquivos, para ter acesso ao conteúdo o usuário deverá selecionar o Tipo de Cartão (operadora cadastrada), as datas de Início e Termíno em que os arquivos de Vendas e Pagamento foram importados.
Já com os dados exibidos na tela (como por exemplo na tela acima), ao selecionarmos a opção Mostrar Detalhes do Arquivo, o sistema apresentará os detalhes do arquivo sendo ele de Vendas ou Pagamentos conforme o registro que esteja selecionado. Essa seria uma descrição detalhada do arquivo que foi importado outrora.
E por fim, ao clicar no botão Mostrar Conciliação o sistema abrirá a interface de Conciliação de Vendas - Comparativo, se o mesmo estiver selecionado no registro referende a Vendas e Conciliação Cartões - Baixas caso o registro esteja em Pagamentos.