O controle de perda é semelhante ao controle de troca de fornecedor, entretanto tem a diferença de ser usado para controlar produtos de uso do próprio estabelecimento.
Antes de inserir os itens na perda é preciso cadastrar os motivo das perdas. Para isso basta acessar o menu Gerenciamento → Configuração → Motivo.
Será aberto a interface abaixo onde serão cadastrados os motivos.
Para cadastrar um novo motivo, basta selecionar o tipo e clicar em sub-item.
Para acessar o controle de perdas basta ir no menu Gerenciamento → Estoque → Controle de Perdas.
Ao acessar essa interface já serão carregados todos os itens inseridos para perdas. No primeiro grid será informado os itens somando o total de qtde e o total de custo, já no segundo grid (Informações adicionais) serão listados os detalhes de cada item, como, funcionario responsavel, data de vencimento, motivo e obervação.
Para adicionar um item na lista de perdas basta preencher os campos sitados abaixo:
Após preencher os campos basta clicar no botão inserir para adicionar o item na lista de perdas. Ao inserir o sistema já irá atualizar a lista de itens na perda e direcionar o foco para campo Produto para inseri um novo item.
Para confirmar um perda basta selecionar os itens que deseja confirmar (clicando bom botão direito do mouse sobre o grid tem a opção de Marcar Todos, Desmarcar Todos ou Inverter Seleção) e clicar no botão Confirmar, o sistema irá abrir um tela com todos os motivos cadastrados para o usuário escolher quais tipos de motivo ele deseja gerar a perda.
Após escolher quais motivos serão gerados (somente os produtos com os motivos selecionados irão para a Nota Fiscal) o sistema irá pedir qual CFOP o usuário deseja usar para gerar a nota e em seguida irá abrir a interface de Nota Fiscal com a nota que foi gerada.
No grid que de Informações Adicionais clicando botão direito é permitido alterar o Motivo, a data de Validade, o Funcionário, a Observação e Excluir um registro.