Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


intellicash:manuais:intercambio_bancario

Essa é uma revisão anterior do documento!


Intercâmbio Bancário

Obs.: Antes de qualquer configuração certifique-se que existe um contrato entre o banco e o cliente (contendo o número de carteira, o código de convênio e tipo da remessa/retorno “240 ou 400”) e o Manual com instruções para confecção dos Arquivos de Remessa/Retorno fornecido pelo banco.

Cadastro de uma Conta

Contas e Caixas

Realiza um gerenciamento entre contas bancárias e caixas, fornecendo um controle dos mesmos. Para criar uma nova conta, basta clicar no botão “Novo” quando estiver (Gerenciamento → Cadastro → Contas e Caixas).

Ao disponibilizar essa nova tela o usuário escolhera na opção “Tipo” (conta corrente), em “Descrição” será informado o nome do banco completo e na “Descrição Resumida” poderá ser colocado o nome que será apresentado na tela. Logo após ser clicado em “OK”, o sistema liberará uma nova tela que deverá ser preenchida com os dados da conta fornecida pelo o banco.

Logo após o preenchimento dos campos o usuário poderá clicar em “OK”. Caso seja necessário a visualização dos dados conta o usuário poderá clicar no nome da nova conta criada e selecionar a aba “Dados Conta Corrente”.

Parte do Intercâmbio Bancário

Acesso as Funcionalidades

Para ter acesso a todas as funcionalidades do Intercâmbio Bancário basta acessar a tela que se encontra em (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Intercâmbio Bancário).

Cadastro de Layout Bancário

Cadastrando Layout de Boleto (Remessa)

Logo após ser cadastrada a conta desejada o usuário poderá cadastrar o layout para confecção de boleto/remessa. Para ser realizado esse processo, basta clicar no botão “Novo” (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Intercâmbio Bancário, com as abas Layout Boleto e Layout Remessa - Boleto selecionadas).

Logo após ser clicado o botão “Novo”, o sistema liberará uma nova tela para a descrição do layout.

No campo “Descrição” o usuário preencherá com o nome do boleto/remessa que deseja, referenciando se será de 240 ou 400 posições, “Tipo” será preenchido A RECEBER, “Banco” será escolhido o que acabou de ser cadastrado, “Carteira” deverá ser preenchido com o número que o banco fornecer (os dois primeiros dígitos) e o campo “Cod. Cedente” deverá ser preenchido com o código de convênio entre o cliente e o banco também fornecido pelo banco. Logo após ser clicado o botão “OK”, poderá ser montada a estrutura do boleto, lembrando que caso haja a necessidade de alterar ou mesmo excluir tal boleto estará disponibilizado os botões “Alterar” e “Excluir”. Já na Estrutura do boleto o usuário clicará com o botão direito no espaço entre Estrutura e Definições de Campos, o sistema mostrará a opção de criar um “Novo”, “Alterar” e “Excluir” para que possa dar início ao processo de montagem.

O usuário escolherá “Novo” para criar a estrutura do arquivo que poderá ser Header de Arquivo, Header do Lote, Detalhe - P, Detalhe - Q, Detalhe – R, Trailer do Lote e Trailer do Arquivo. Todas essas informações estão contidas no manual fornecido pelo banco.

A “Descrição” será preenchida com Header de Arquivo, Header do lote, etc. No “Nível” será de acordo com a descrição sendo 1 para Header, 2 para Detalhes e 3 para Trailers, o “Tamanho” será 240 ou 400 posições de acordo com o contrato estabelecido entre o Cliente e o Banco. Para Definição dos Campos o usuário clicará com o botão direito do mouse no espaço reservado para definição, como segue a figura a seguir.

A definição dos campos segue o mesmo princípio da estrutura do arquivo, lembrando que ela está relacionada com a estrutura, cada linha da estrutura tem seus campos definidos, exemplo Header de Arquivo e suas Definições de Campos, Header de Lote e suas Definições de Campos, etc.

Os campos dessa tela são compostos por:

“Descrição” aonde será informada a descrição do campo;

“Posição” indica a posição inicial do campo na linha a ser gerada (cada linha da estrutura tem sua posição inicial com o número 1);

“Quantidade” será acrescentado o tamanho da descrição informada acima;

“Formato” deverá ser preenchido com as opções Alfanumérico (letras ou números) ou Numérico, Data com o formato devido, Hora e Sequencial (um contador interno do sistema);

“Alinhamento” Esquerda (alfanuméricos) ou Direita (numéricos);

“Preenchimento” zeros (numéricos) ou vazios (alfanuméricos);

“Tipo” deverá ser texto fixo (preenchido com dados que não são fornecidos pelo sistema), database (são dados que o sistema informa, Ex.: Endereço do sacado) e condição ( são dados que sistema fornece aonde pode conter duas informações. Ex.: numero de inscrição da empresa ou sacado “CNPJ/CPF”, o usuário deverá escolher o campo a ser comparado, tamanho, valor da condição, valor verdadeiro ou valor falso, logo abaixo terá uma figura com o exemplo citado);

“Valor” destinado para inserção de tipo texto fixo (dados fornecidos pelo banco, zeros ou vazios).

Esses dados acima informados estão contidos no manual fornecido pelo banco, lembrando que o valor da posição no final não deverá ultrapassar 240 ou 400 de acordo com o contrato estabelecido entre o cliente e o banco.

Cada linha de estrutura do layout deverá conter essas informações acima citadas para completa geração do arquivo de “Remessa”, caso necessário existe a opção de alterar ou excluir linhas tanto da estrutura quanto a definições dos campos do layout.

Cadastrando Layout de Boleto (Retorno)

Logo após ser cadastrado o layout remessa o usuário deverá cadastrar o retorno se for fornecido este serviço pelo banco.

Para ser realizado esse processo, basta selecionar a aba Layout Retorno - Boleto.

Com a aba selecionada o usuário deverá clicar no botão Localizar e digitar o boleto cadastrado para começar o cadastramento do retorno do arquivo.

Logo depois de selecionado o boleto desejado será habilitado às abas para o preenchimento da verificação do arquivo de retorno que será enviado pelo banco.

Já na aba de identificação, o usuário preencherá:

“Cabeçalho” (estrutura que identifica o lote), identificação (Ex.: 1 para Header de Lote), posição( Ex.: 8 para a posição em que se encontra na linha do Header de Lote) e tamanho ( Ex.: 1 para tamanho do campo do Header do Lote);

“Título” (estrutura que identifica os títulos do lote), identificação (Ex.: 3 para detalhe do arquivo), posição(Ex.: 8 para a posição que se encontra), tamanho(Ex.: 1 para tamanho do campo do Detalhe do arquivo) e linhas(Ex.: 2 número de linha que estão relacionadas com o detalhe do arquivo, geralmente segmento “T” e “U” de acordo com contrato entre estabelecido entre o cliente e o banco );

“Identificação do Documento”, (posição, tamanho e linha, esses campos poderão ser usados casos a identificação venha no retorno ‘opcional’);

“Identificação Alternativa do Boleto – Nosso Número”, posição (Ex.: 38 posições em que se encontra o nosso numero no detalhe do arquivo), tamanho (Ex.: 20 o tamanho desse campo no arquivo de retorno) e linha (Ex.: 1 para identificar em qual linha do detalhe do arquivo ele se encontra ).

Feito esse processo o usuário deverá clicar em atualizar para que o sistema possa armazenar esses dados preenchidos.

intellicash/manuais/intercambio_bancario.1407763853.txt.gz · Última modificação: 2014/08/11 13:30 por amaury.junior