O laboratório Fiscal é um serviço desenvolvido e mantido pelo Grupo Imendes, cuja finalidade é a classificação tributária online no seu cadastro de produtos, no que diz respeito à ICMS, PIS e a COFINS.
O serviço é executado em 3 etapas
Análise dos dados atuais na base do cliente
1- Recebimento dos dados do Cliente; 2- Entendimento do contexto e cenário do cliente; 3- Entendimento sobre possíveis benefícios fiscais.
Realizar o cadastramento tributário
Atualizar os dados referentes à:
1- NCM; 2- Classificação de PIS e COFINS; 3- Natureza de Rec. Isenta PIS/COFINS(Código EFD); 4- Classificação e Alíquota de ICMS; 5- MVA ICMS.
Análise dos dados obtidos
Após a conclusão do estudo, realizar um comparativo entre os dados atualizados x dados anteriores.
Graças a integração do IntelliCash ao Laboratório Fiscal, é possivel automatizar o processo, facilitando a atualização e manutenção, além de reduzir o custo operacional.
A integração com o IntelliCash é feita usando o arquivo “LabFiscalIMendes.dll” que deve estar junto ao arquivo IntelliCash3.exe. Caso esse arquivo esteja corretamente instalado será exibido o menu IWS→Cadastros→Produtos→Laboratório Fiscal.
Ao acessar o menu, será exibido a janela abaixo
Antes de qualquer coisa é preciso fazer as configurações da comunicação com o Laboratório Fiscal, para isso vá a aba Configurações
Serão exibidas as informações do cadastro da empresa, caso possua mais de uma empresa cadastrado no banco de dados, deverá informar qual a empresa que possui cadastro no Laboratório Fiscal junto a Imendes.
Ao clicar em Alterar será exibida a janela abaixo
note que estão disponível para edição apenas o campo Empresa, que é permitido apenas selecionar uma das empresas cadastradas no banco de dados, caso haja mais de uma, e os campos Versão e Qtde de Itens/Arquivo.
O campo Versão deverá ser informado de acordo com as instruções da Imendes, sendo a versão atual a 2.0.
O campo Qtde de Itens/Arquivo é usado para informar quantos itens serão enviado por vez para o servidor do Laboratório Fiscal. Quanto mais itens, maior o tamanho do arquivo, e isso pode impossibilitar a comunicação dependendo da velocidade da internet. Segundo a Imendes, não é aconselhado a quantidade ser superior a 10.000 itens. Segundo testes realizados na IWS, constatamos que para internet pouco veloz o ideal é não exceder 2.000 itens.
Após feitas as configurações é possível realizar a integração com o Laboratório Fiscal. Primeiramente é preciso definir quais produtos devem ser analisados. Podem ser selecionados
Itens não enviados - Gera uma lista de todos os produtos que ainda não tenham sido enviados ao Laboratório Fiscal;
Itens já enviados, mas sem retorno - Alguns itens podem demorar um pouco mais para serem analisados e por isso não ter a resposta imediata, nesse caso será preciso reenviar os itens, essa opção serve para enviar todos os itens que já foram enviado, mas que ainda não obtiveram retorno ;
Todos os itens - Caso queira fazer uma consulta completa de todos os itens ativos;
Personalizado… - Essa opção deve ser usada caso queira fazer a consulta em um grupo especifico de produtos, pode ser usado um ou mais dos critérios abaixo:
Após escolher o tipo de envio, deverá clicar em Aplicar para gerar a lista de produtos a ser enviado. Após retornar os itens basta clicar sobre o botão Enviar, e será feita a comunicação. Caso a quantidade de produto seja maior que a quantidade por arquivo configurado, então o IntelliCash irá gerar automaticamente quantos arquivos forem necessários.
Caso seja necessário, o IntelliCash permite gerar o arquivo .xml pelo layout do Laboratório Fiscal.
A aba de Resultado serve para analisar o retorno da analise e aplicar as alterações, caso necessário.
Na aba Resumo, deve-se primeiramente escolher a data do resultado que pretende verificar, por padrão, será exibido a data do último retorno. Ao clicar em Aplicar, serão exibido as informações dessa data.
Na aba Produtos Retornados, são exibidos todos os produtos que foram retornados na data solicitada.
Na aba Produtos não Retornados, são exibidos todos os produtos que foram enviados na data solicitada, mas que não obtiveram retorno.
A aba Produtos Divergentes, é onde se concentram as ações, nela são exibidos todos os produtos que apresentam alguma divergência entre o cadastro e o retorno do Laboratório Fiscal, e também será nessa aba que o usuário poderá efetivar as alterações sugeridas.
Para uma análise mais detalhada, poderá ser feita a análise de acordo com o grupo de informações divergentes, para isso, basta escolher a aba desejada. A aba Todos exibem todas as divergencias.
Para aderir a sugestão feita pelo Laboratório Fiscal, basta selecionar o item desejado e clicar no botão “Alterar Selecionados”. Ao fazer isso serão alteradas as informações de acordo com a aba que estiver sendo visualizada, ou seja, mesmo que um produto possua divergência no NCM e no ICMS, se estiver na aba ICMS, só serão alteradas as informações de ICMS. Caso esteja na aba Todos, então serão alterados todas as divergências.