Essa é uma revisão anterior do documento!
O laboratório Fiscal é um serviço desenvolvido e mantido pelo Grupo Imendes, cuja finalidade é a classificação tributária online no seu cadastro de produtos, no que diz respeiro à ICMS, PIS e a COFINS.
O serviço é executado em 3 etapas
Análise dos dados atuais na base do cliente
1- Recebimento dos dados do Cliente; 2- Entendimento do contexto e cenário do cliente; 3- Entendimento sobr possiveis benefícios fiscais.
Realizar o cadastramento tributário
Atualizar os dados referentes à:
1- NCM; 2- Classificação de PIS e Cofins; 3- Natureza de Rec. Isenta PIS/COFINS(Código EFD); 4- Classificação e Alíquota de ICMS; 5- MVA ICMS.
Análise dos dados obtidos
Após a conclusão do estudo, realizar um comparativo entre os dados atualizados x dados anteriores.
Graças a integração do IntelliCash ao Laboratório Fiscal, é possivel automatizar o processo, facilitando a atualização e manutenção, além de reduzir o custo operacional.
A integração com o IntelliCash é feita usando o arquivo “LabFiscalIMendes.dll” que deve estar junto ao arquivo IntelliCash3.exe. Caso esse arquivo esteja corretamente instalado será exibido o menu IWS→Cadastros→Produtos→Laboratório Fiscal.
Ao acessar o menu, será exibido a janela abaixo
Antes de qualquer coisa é preciso fazer as configurações da comunicação com o Laboratório Fiscal, para isso vá a aba Configurações
Serão exibidas as informações do cadastro da empresa, caso possua mais de uma empresa cadastrado no banco de dados, deverá informar qual a empresa que possui cadastro no Laboratório Fiscal junto a Imendes.
Ao clicar em Alterar será exibida a janela abaixo
note que estão disponivel para edição apenas o campo Empresa, que é permitido apenas selecionar uma das empresas cadastradas no banco de dados, caso haja mais de uma, e os campos Versão e Qtde de Itens/Arquivo.
O campo Versão deverá ser informado de acordo com as intruçoes da Imendes, sendo a versão atual a 2.0.
O campo Qtde de Itens/Arquivo é usado para informar quantos itens serão enviado por vez para o servidor do Laboratório Fiscal. Quanto mais itens, maior o tamanho do arquivo, e isso pode impossibilitar a comunicação dependendo da velocidade da internet. Segundo a Imendes, não é aconselhado a quantidade ser superior a 10.000 itens. Segundo testes realizados na IWS, constatamos que para internet pouco veloz o ideal é não exceder 2.000 itens.
Após feitas as configurações é possivel realizar a integração com o Laboratório Fiscal. Primeiramente é preciso definir quais produtos devem ser analisados. Podem ser selecionados Itens não enviados - Gera uma lista de todos os produtos que ainda não tenham sido enviados ao Laboratório Fiscal; Itens já enviados, mas sem retorno - Alguns itens podem demorar um pouco mais para serem analisados e por isso não ter a resposta imediata, nesse caso será preciso reenviar os itens, essa opção serve para enviar todos os itens que já foram enviado, mas que ainda não obtiveram retorno ; Todos os itens - Caso queira fazer uma consulta completa de todos os itens ativos; Personalizado… - Essa opção deve ser usada caso queira faezr a consulta em um grupo especifico de produtos, pode ser usado um ou mais dos critérios abaixo:
__Cadastrado entre__ - Para enviar apenas produtos que foram cadastrados no intervalo de data solicitado; __Filtrar por__ - Caso queira enviar apenas os produtos pertencentes a um atributo do produto, por exemplo, os produtos de uma determinada seção; __Não retornado desde__ - caso queria selecionar produtos que foram enviado, mas que não teve retornado desde um certa data. Esse caso é um complemento para a opção de "Itens já enviado, mas sem retorno", pois podem ocorrer de um item precisar de um tempo maior para analise, porem já teve algum retorno tempos atrás.