O Intellicash permite realizar pagamentos de funcionários em lote. Essa funcionalidade permite que o usuário realize os pagamentos dos funcionários da empresa com um único arquivo.
O arquivo a ser importado deverá ser Excel. A planilha deverá ter como padrão a primeira coluna com o CPF do funcionário, as demais colunas deverão conter os proventos do funcionários, conforme a imagem abaixo.
Para começar a utilizar esta funcionalidade o usuário deverá ir em Gerenciamento → Cadastro → Funcionários → aba Pagamento em lote, nela o usuário deverá clicar no botão Importar arquivo. Com ele acionado abrirá uma interface para que seja inserida a data relativa ao mês em que será realizado o pagamento.
Após a escolha da data referênciada o usuário importará o arquivo excel para que o sistema possa realizar a associação dos proventos constantes no arquivo com os cadastrados no sistema.
A associação se dará pelo nome do provento. Sendo que quando o provento do arquivo é igual ao cadastrado no sistema, o sistema mostrará uma mensagem informando que Existem coincidência entre nomes de proventos com o arquivo importado. Deseja Associar?, neste caso se o optar por sim o sistema automaticamente fará está associação. Caso contrário o usuário fará associação manualmente.
Para realizar a associação basta o usuário verificar os proventos que estão no sistema e associar aos que estão na planilha. Caso exista algum provento que contenha na planilha e não consta no sistema o usuário poderá cadastra-lo na opção Novo Provento clicando com o botão direito do mouse nos proventos listado no sistema.
Após concluída a associação dos proventos o sistema importará para a interface todos os funcionários com seus respectivos proventos.
Com a interface já carregada o sistema mostrará os funcionários com seus proventos a serem pagos. Como apresentado na imagem a seguir.
No primeiro registro vimos que ao carregar o arquivo não mostrou alteração na cor e nem apresentou o campo Sel. marcado no registro. Isso significa que o salário base e o vale que constava no arquivo apresentavam valores iguais ao do sistema, não necessitando de qualquer tipo de ajuste. No segundo caso, o registro apresenta a cor vermelha mas o campo Sel. permanece desmarcado, significando que apenas o salário não possui alteração em relação ao sistema mas o valor do vale não bate com o sistema para tal caso basta dar dois cliques no registro e selecionar os valore(s) do(s) vale(s) a ser descontado.
No último caso verificamos que a cor do registro está vermelha e o campo Sel. está marcado. Isso demonstra que o salario base e o vale do arquivo divergem do sistema. Para tal ajuste o usuário deverá ajustar os dois casos dando duplo clique no registro.
Neste caso o usuário poderá ajustar pelo que veio no arquivo ou que está apresentado pelo sistema. Nos casos em que o usuário já sabe que há divergência de valores de salários e tenha a convicção que o arquivo esteja certo, ele poderá clicar na tela principal que lista todos os funcinários e utilizar a função Ajustar Salário pelo Arquivo (botão direito do mouse) que o ajuste de todos os funcionário que estão selecionados.
Para efetuar o pagamento não deverá existir nehuma divergência de valores ou seja os registros deverão estar com a cor padrão do sistema, em seguida o mesmo deverá selecionar de qual caixa deverá sair o dinheiro para o pagamento, o dia que será pago e clicar no botão Pagar. Realizado esse procedimento o sistema apresentará mensagem informando que a operação foi realizada e em seguida irá perguntar se deseja imprimir o comprovante de pagamento.