Essa é uma revisão anterior do documento!
Este manual reúne todos os tipos de descontos e promoções que podem incidir na venda, influenciando no valor do item ou no subtotal do cupom.
São os que alteram o valor final da venda, sendo aplicadas durante a finalização da venda e que são rateados em todos os itens:
Descontos ou bonificações que podem incidir no item:
Quando mais de uma promoção incide no mesmo item, o sistema aplica algumas regras para conceder vantagens ao cliente e para que não se incida mais de um tipo de desconto no mesmo item, gerando problemas ao estabelecimento. Mais detalhes aqui.
Na tela de finalização da venda, basta chamar os atalhos “F5” ou “Alt+D” para conceder desconto e “F6” ou “Alt+A” para conceder um acréscimo.
Pelos atalhos “F5” ou “F6”, é possível também conceder desconto ou acréscimo percentual. Importante destacar que, para permitir desconto ou acréscimo, a forma de pagamento deverá estar configurada para tanto:
Como se trata de um desconto manual, o operador de caixa precisa possuir permissão para usar esta funcionalidade:
É possível ainda definir um percentual máximo de desconto que cada operador de caixa pode conceder ao cliente:
Para cada forma de pagamento, é possível conceder um desconto ou acréscimo automático no subtotal do cupom. O valor de desconto ou acréscimo, configurado no cadastro da forma de pagamento, será proporcional ao valor pago com ela. Mais detalhes sobre esta categoria de desconto encontram-se aqui.
No cadastro de cliente no IntelliCash, é possível definir um percentual máximo de desconto para algum determinado cliente. Sempre que esse cliente por identificado no caixa, será automaticamente concedido esse desconto percentual em cima do valor da venda. Mais informações sobre este desconto encontram-se aqui.
Com o objetivo de criar um modo de fidelizar o cliente, o sistema viabiliza meios automáticos de coletar, gerenciar e conceder descontos ou benefícios, sem a dependência de terceiros. Basicamente o programa de pontuação permite que o cliente identificado no processo de venda acumule pontos, seja adquirindo um produto especifico, seja pelo valor gasto, podendo trocar esses pontos por descontos ou brindes. Mais detalhes aqui.
O sistema permite integração com o Crescevendas. Nessa integração, está prevista a concessão de descontos no subtotal. Mais detalhes aqui.
O sistema permite integração completa com a API da dmCard. Nela, há bonificações que incidem no subtotal. Mais informações aqui.
O sistema permite integração completa com a API da Mercafacil. É possível que alguma bonificação seja abatida do total da venda em forma de desconto. Mais informações aqui.
Para as situações em que se deva adicionar o valor do frete na venda, o mesmo entrará de forma semelhante ao acréscimo no cupom de venda e também será rateado entre os itens. Para NFCe, Se houver consumidor identificado com um endereço válido, a taxa de entrega constará no extrato da venda. Caso ao contrário, o valor do frete constará como um acréscimo normal. Já para o SAT, o valor de frete sempre constará como acréscimo. A inserção de frete no EasyCash é feita do ato do cadastro da entrega. Há, entretanto, uma configuração para ativá-la: