Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:intellicash:configuracao:easycash:configuracao_easycash

Configuração


O sistema possui alguns parâmetros de configuração. A tela de configuração foi dividida em quatro abas principais: PDV, Cadastro, Dav/Pré-Venda e Troca de Mercadoria. Cada aba foi subdividida em outras abas que iremos especificar cada uma delas. Uma vez exportado as configurações, todos os caixas receberão a mesma configuração. Se for alterada alguma configuração em algum caixa específico devido a sua peculiaridade como, por exemplo, leitor serial, se exportar novamente as configurações da retaguarda, as configurações que foram feitas no caixa serão subscrita.


Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:

Gerenciamento→Configuração→EasyCash→Configuração EasyCash

Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:

Tela de Configuração

Aba PDV

Geral

Essa aba contém todas as configurações necessárias para o funcionamento do sistema.

  • Descrição do produto: Informa se a descrição do produto na venda será Sucinta ou completa;
  • Ind. Arred. Ou Trunc(IAT): Indica se você deseja que o sistema faça o arredondamento dos valores ou faça o truncamento;
  • Preço Máx.: Valor máximo permitido por item no cupom fiscal;
  • Qtde. Máxima: Quantidade máxima permitida por item no cupom fiscal;
  • Tam. Descr. Prod.: Qual o tamanho da descrição do item no cupom fisal;
  • Troco Máx: Foi acrescentado uma configuração onde possa ser informado o valor máximo de troco permitido.

Caso o troco exceda o máximo configurado no campo, será necessário utilizar senha(permissão de usuário) para que o mesmo seja autorizado a ser dado. Caso o valor máximo do troco seja '0,00' então significa que não há valor máximo para troco. Por padrão essa configuração vem sempre como '0,00' e a permissão 'Permite liberar troco máximo' por padrão nenhum usuário terá permissão, sendo assim poderão devolver apenas o troco permitido.

  • Formato código balança KG: Formato que o sistema lê o código de barras geradas pela balança quando o código é por peso;
  • Formato código balança Unid: Formato que o sistema lê o código de barras geradas pela balança quando o código é por unidade;

Se houver diferença no tamanho do código de Unidade e de Peso o sistema não permitirá abrir o PDV, mostrando uma mensagem ao usuário.

  • Mensagens: Esse é um campo onde você poderá personalizar algumas frases promocionais que sairão no rodapé do cupom fiscal. Pode ser configurada até duas frases, por isso você visualiza dois campos para digitação, cada uma sairá em uma linha do cupom fical.
  • Aniversário: Quando configurada exibirá uma mensagem de aniversário quando um cliente é identificado no cupom fiscal na data do seu aniversário.

Para a mensagem de Aniversário é possível configurar o tamanho da mensagem, podendo ser Grande, Pequena ou ainda desativada caso o cliente não deseje utilizá-la.

Uma vez marcada a configuração grande ou pequena ao fazer a venda em crediário, cheque, troca em um cliente que está fazendo aniversário no dia, uma mensagem será exibida. Além disto a mensagem também será apresentada quando vendido um DAV e quando realizado um recebimento de conta.

Mensagem de aniversário grande

Mensagem de aniversário pequena

A mensagem pequena será exibida no campo inferior direito da tela.

Para que a mensagem seja exibida é necessário ter no cadastro do cliente na retaguarda a data de nascimento.

Atualmente o sistema trata somente os clientes de varejo e crediário assim se for realizada a venda para funcionário a mensagem não irá aparecer.

  • URL para baixar tabela código de Identificação do ECF: Esse é o site onde o sistema automaticamente irá buscar a tabela nacional de identificação de ECF quando o caixa possui internet. Esse campo já vem preenchido por padrão com o endereço http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/ecf/files/Tabela_CNIEE.bin
  • Saldo insuficiente/Cliente Bloqueado: Mensagem que será exibida quando o cliente não tiver saldo disponível.
  • Atualizar preço dos produtos Online: Quando esta configuração estiver marcada, assim que atualizado o preço de algum produto na retaguarda (intellicash) será exportado para o frente automaticamente.
  • Pedir motivo de cancelamento: Se marcada, quando ocorrer um cancelamento seja de item ou de cupom, será aberto uma nova tela para que seja digitado o motivo pelo o qual o operador está realizando aquele cancelamento.
  • Identificar Operador CF: Identifica o nome do operador que abriu o turno no rodapé do cupom fiscal.
  • Suprimento automático na abertura caixa: Quando essa opção está marcada logo que for abrir o caixa/turno será aberta uma tela para realizar o suprimento no caixa. Entre com o valor a forma de pagamento e dê Ok. Começará a ser emitido na impressora o comprovante não fiscal de suprimento conforme mencionado no item ‘Caixa’ no menu principal.
  • Segunda Via do Cupom compacta: Quando a opção estiver marcada e for realizada uma venda em alguma forma de pagamento que tenha 2ºvia por exemplo Clientes, mostrará apenas o valor, os dados do cliente e o campo assinatura não mostrando assim os itens que contém o Cupom Fiscal.
  • Relatório de caixa ao fechar Turno: Quando a opção estiver marcada será impresso o Relatório de Fech.Caixa com os valores e as formas de pagamento que foram feitas naquele turno, será impresso toda vez em que o caixa for fechado.

→O relatório de fechamento de caixa somente será impresso se houve alguma movimentação, se por acaso o cx foi aberto, mas não teve movimentação nenhuma não será impresso, apenas fecha o cx.

Na forma de recebimento Dinheiro será informado o detalhamento de Vendas, Suprimento, Sangria, Pagamento, Recebimento e Troco, destacando os sinais de (+) e (-) indicando a entrada ou retirada respectivamente do dinheiro em caixa fazendo com que o usuario tenha a informação do saldo em dinheiro contido no caixa.

  • Efetuar conferência ao fechar turno: Quando a opção estiver marcada, ao fechar o turno é exibida uma janela onde deverá ser informado os valores contabilizados de cada forma de pagamento.
  • Imprimir mensagem de promoção: Esta configuração quando selecionada imprime no rodapé do cupom fiscal uma mensagem informando quanto o cliente economizou em sua compra, levando em consideração os produtos que estão na promoção e foram exportados para o frente de caixa.
  • Informar saldo devedor na impressão: Quando esta opção estiver marcada, ao fazer o recebimento ou venda em cliente/credário, na impressão da segunda via será informado o valor do saldo devedor do cliente. Lembrando que o juros/multa/correções não compõe o saldo devedor.
  • Imprimir Nota informativa: Configuração onde é possível informar um texto que deseja ser impresso na segunda via do cupom fiscal.

Imprimir nota informativa

Esse texto permite no máximo 1024 caracteres. Quando configurado para a impressão da nota informativa ao finalizar o cupom é questionado se deseja imprimir a nota com o foco no botão 'Não'. Essa nota informativa sempre será impressa após segunda via ou comprovante de crédito e débito.

A nota informativa sai em relatório gerencial, logo se imprimir essa nota após de cartão de crédito não será permitido o cancelamento do cupom fiscal.

  • Pedir Vendedor do Cupom Fiscal: Quando habilitada, esta configuração permite informar o vendedor no cupom fiscal, para os clientes que desejam fazer o controle de comissão. Assim, ao realizar a venda e chamar a finalização o botão Vendedor estará habilitado.

Quando essa configuração é habilitada, tenho a opção de marcar como sendo Obrigatório a identificação do vendedor no cupom fiscal. Estando como obrigatório a identificação o operador não conseguirá finalizar o cupom enquanto não informado o vendedor.

  • Pagamento- Nº vias: Aqui você informa quantas vias você deseja imprimir quando ocorrer um pagamento (Fornecedor ou Outros) no caixa.
  • Recebimento: Ao registrar um recebimento no EasyCash, o usuário irá escolher se será impresso ou não o recibo, e se este será ou não compactado. Em resumo, quando é feito um recebimento é emitido um comprovante não fiscal informando o pagamento, e um relatório gerencial com os títulos que o cliente pagou, como recibo. É necessário que o usuário escolha se deseja ou não imprimir esse recibo, e se o recibo detalhará os títulos ou apenas o total pago.

Para essa funcionalidade, deverá existir uma configuração que terá os seguinte valores:

0 - Imprimir Sempre Recibo Detalhado
1 - Imprimir Sempre Recibo Compacto
2 - Perguntar se Deseja Imprimir <Detalhado>
3 - Perguntar se Deseja Imprimir <Compacto>
4 - Perguntar se deseja Imprimir e Qual Imprimir

No caso das configurações 2 e 3 deverá ter o foco no SIM, no caso do 4 deverá ter o foco no IMPRIMIR e COMPACTO. caso escolha a opção 4, e escolha não imprimir na primeira pergunta, não deve ser feita a segunda.

Integração

Essa aba contém as configurações referente a integração com a retaguarda, ou seja, como o sistema de frente de caixa vai enviar os dados.

Configurações - PDV - Integração

  • Exportação Online de Vendas: Se marcada, todas as vendas serão exportadas para a retaguarda e a cada fechamento de turno as vendas já estarão disponíveis para realizar o fechamento de caixa.
  • Exportação de Venda de Cliente Online: As vendas realizadas em Cliente, Funcionário e Convênio são exportadas para retaguarda assim que finalizar o cupom fiscal. Essas vendas já estarão disponíveis no cadastro do respectivo agente.
  • Saldo Cliente Online: Verifica se o cliente tem saldo disponível diretamente na retaguarda. Caso não tenha e o usuário não tenha permissão para realizar a venda bloqueada será pedido a autorização do responsável. Quando ocorrer problemas na rede, ou seja, o sistema perder a comunicação com a retaguarda, a seguinte mensagem será exibida:

AVISO: Nenhuma conexão detectada com o IP: 192.168.0.100/3050
IMPOSSÍVEL EFETUAR A VERIFICAÇÃO DO SALDO ONLINE!
Deseja fazer a verificação do saldo LOCAL?

Se marcar Sim, o sistema irá verificar o saldo desse cliente localmente e com isso será pedido uma nova autorização, isso significa que você autoriza fazer a venda mesmo que esse cliente esteja com saldo bloqueado na retaguarda. O Saldo é sempre atualizado quando é feito uma venda no frente de caixa para um determinado cliente, funcionário e ou convênio naquele PDV, então se por coincidência não ocorreu venda para um determinado cliente em um PDV específico esse PDV está desatualizado quanto ao retaguarda, logo se não há conexão de rede, o saldo desse cliente nesse PDV pode ser positivo, mas na retaguarda não. Se marcar Não, o cupom não será finalizado e voltará para a tela de fechamento para inserir uma nova forma de pagamento.

Quando essa configuração está marcada, permite também o sistema de Frente de Caixa buscar as informações cadatrais de Clientes, Funcionário e Convênio diretamente na retaguarda não havendo a necessidade de exportar esses dados a medida que é cadastrado na retaguarda. Lembrando que isso só é possível se houver uma comunicação de rede. Ou seja, caso tente finalizar uma venda em uma forma de pagamento que exige localizar um cliente, por exemplo, que não possui cadastro no Frente de caixa, o sistema irá exibir uma mensagem com os seguintes dizeres:

Não foi encontrado no FRENTE DE CAIXA! O cadastro será realizado apartir do RETAGUARDA.,

Quando der Ok o Frente localiza esse cliente na retagurada e insere automaticamente no Frente já fazendo a validação de Saldo.

Importante: Para que consiga Localizar um cliente, funcionário ou convênio é necessário que seja informado qual é o tipo desse agente na retaguarda. Ou seja, quando cadastrar um cliente de crediário no Intellicash você deverá informar no campo Tipo Tabela o tipo Crediário. Cliente Convênio o tipo Convênio. No caso de Funcionário, este deverá ser cadastrado como Funcionário e não como cliente.

  • Cadastro de Cliente de Cheque: Essa opção quando marcada, permite o Frente de caixa buscar cadastro de cliente de cheque na retaguarda e inserir automaticamente no Frente. Para que isso ocorra é necessário também que no cadastrado no Intellicash seja informado o Tipo de tabela como Varejo assim como ocorre nos casos de cliente de Crediário e Convênio. O mesmo tratamento que o ocorre para cliente, Convênio e Funcionário, ocorre para o cliente de cheque. O sistema irá buscar na retaguarda e inserir no frente. Caso não tenha uma conexão de rede, aparecerá a mensagem que o cadastro deverá ser local e se o operador de caixa não tiver permissão para esta operação, aparecerá uma tela para que o administrador dê a autorização. Após finalizado a venda essa venda será exportada para a retaguarda e quando ocorrer a Confirmação do financeiro desse turno na retaguarda esse cadastrado será realizado na retaguarda com o Tipo varejo e com isso fica disponível para que os outros caixas possam buscar essas informações quando necessário.
  • Estoque Online na Venda: Quando esta configuração está marcada, ao fazer uma venda no frente de caixa de um produto é verificado na retaguarda se há o estoque do mesmo, caso haja ocorre a baixa assim que o cupom é finalizado. Se não há estoque é emitida uma mensagem e a venda só é liberada mediante permissão de venda. Se o sistema estiver com problemas de rede será feita a validação no frente de caixa informando ao usuário qual a ultima vez que foi atualizado estoque e se o mesmo deseja continuar, a venda também só é liberada mediante permissão de usuário.
  • Estoque Online na Pré-Venda:O estoque Online na PV funcionará da mesma forma que na Venda, assim como explicado anteriormente.

Quando se trata se Cesta(Kit), produção manual e produção autmática, a validação de estoque funciona da seguinte maneira:

Produção automática, independente de estar ou não com estoque, não será pedido permissão no momento da venda.

Produção manual, só pede permissão quando o produto estiver com estoque zero/negativo. Obs: Quando seus insumos estão negativos e o produto que compõe estes está positivo não pede permissão.

Para Cesta, onde há até 5 insumos sem estoque, estes serão listados e exibidos ao operador. Se mais de 5 insumos estiverem sem estoque, irá exibir apenas qual a quantidade de itens estão nesta situação. Caso o usuário aceite continuar com a venda mesmo sem estoque, será pedida a permissão.

A verificação é realizada no momento da venda e no Pré-Venda.

  • Falta de Estoque: Essa configuração serve para se seja escolhido em que botão o cliente prefere que venha o foco da mensagem de falta de estoque e questiona se deseja vender mesmo assim 'SIM' ou 'NÃO'

Entrega

Aqui iremos configurar o cupom de entrega. Essa configuração deverá ser realizada no sistema de retaguarda 'Intellicash' e exportado para os caixas.

  • Obter Endereço – Na finalização do cupom Fiscal: Se marcada, a cada cupom fiscal finalizado a tela para digitar endereço de entrega será aberta automaticamente e o ícone da entrega ficará habilitado no rodapé da tela de venda.
  • Geral – Nº vias: Se estiver marcada apenas 1, sempre será impresso apenas uma via do cupom de entrega, se tiver marcada acima de 2, quando pedir para imprimir o endereço de entrega abrirá uma nova tela para que seja informado quantas vias deseja imprimir, vindo como padrão a quantidade 1.
  • Geral – Nº linhas vazias no rodapé: Se colocado um valor maior que zero, no cupom de entrega será gerado um espaço em branco para descrever alguma informação extra.
  • Imprimir valor total do Cupom Fiscal: Quando esta configuração está marcada saíra em todos os cupons de entrega o valor do cupom fiscal original.
  • Texto do cupom: Configuração de Entrega criada para expandir fonte de impressão. Por padrão esta virá marcada e quando marcada a impressão do cupom de entrega deverá vir expandida, mantendo então os padrões atuais. Porém, caso haja quebra de linha e acabe cortando palavras e deixando muito espaço em branco e for de preferência do cliente que a fonte fique menor, deverá ser configurada como “Normal”.

Lembrando que no caso da reimpressão será impresso conforme a via foi emitida e não como a configuração está no momento.

Tela de Configuração de Entrega

Parametrização

Foi adicionada nas configurações da entrega a parametrização de dados a serem preenchidos no cupom de entrega a fim de otimizar esse processo, pois, existem alguns dados que devem ser informados nas observações, por exemplo, caixa de leite, vassoura ou botijão de gás, enfim esses dados devem ser informados na entrega e para facilitar é possível criar alguns parâmetros para que facilite no momento de preencher.

Esses parâmetros podem ser de três tipos: Textual, Numérico ou Seleção (check box).

Devido às limitações de espaço, os campos serão mostrados dinamicamente, mas com algumas restrições. Foram disponibilizadas 8 linhas, sendo que cada linha permite apenas um tipo parâmetro. Caso o parâmetro seja do tipo “Numérico” ou “Seleção”, cada linha permitirá até dois itens. Caso o parâmetro seja do tipo “Texto”, será permitido apenas um parâmetro por linha. Sendo assim, o sistema permitirá no máximo 16 parâmetros numéricos ou “check-box” e apenas 8 textuais.

Parametrização da entrega

Equipamentos

Nesta tela é possível fazer algumas configurações específicas para cada caixa como leitor, balança e até mesmo o TEF. Esta tela de configuração se subdivide em 5 abas, detalhadas a seguir.

Caixa

  • Possui balança no Caixa: Esta configuração deve ser marcada quando possuir balança integrada no caixa, para que o sistema consiga se comunicar e ler corretamente o peso. Quando essa opção é marcada, será habilitado também a aba Balança onde terá que realizar as configurações da mesma. Para maiores informações veja o item 'Balança'.
  • Possui gaveta: Informa se existe uma gaveta conectada na impressora.
  • Possui leitor serial no Caixa: Caso o leitor que está no caixa seja do tipo serial, é necessário marcar essa opção e depois ir até a aba Leitor para configurações detalhadas além de fazer o teste de comunicação.

TEF

Essa aba contém as configurações para o funcionamento do TEF.

Em Gerenciador Padrão:

  • Tipo GP: São os tipos de TEF que o sistema pode utilizar. Caso o sistema não trabalhe com TEF deverá ser selecionado a opção gpNenhum e as outras configurações abaixo não precisarão ser configuradas.

Caso seja do tipo dedicado, deverá selecionar a opção gpCliSiTef. Se for do tipo discado a opção deverá ser gpTefDial e as configurações do SITEF(Endereço IP e Loja) não precisam serem inseridas.

  • Nº máximo de cartões: Quantidade de cartões que o sistema permite passar por cupom fiscal. Nosso sistema permite no máximo 6 cartões, mas o recomendado é no máximo 4 devido o tempo de resposta das impressoras para emitir os comprovantes.
  • Consulta de Cheque: Se marcada, permitirá consulta de cheque TEF.
  • Pedir Taxa Embarque e Serviço: Quando marcada irá aparecer a tela com essas opções no fluxo do TEF.
  • Somente Cartão Magnético: Quando marcada não irá aparecer a opção de cartão digitado para selecionar no fluxo do TEF.
  • Somente Pagamento á Vista: Quando marcada não irá aparecer a opção de parcelado.

Na aba SiTef:

  • Endereço IP do servidor: Endereço IP do servidor TEF, ou seja, para onde o TEF irá apontar.
  • Loja: Essa é a configuração que foi configurado no servidor TEF do número do estabelecimento com 8 dígitos, ex.: 00000001.

Som

  • Emitir som em caso de ERRO: Uma vez marcada esta configuração ao acontecer algum erro um som de ‘Bipe’ será emitido pelo sistema. Está sendo utilizado uma função específica da API do Windows em conjunto com uma determinada frequência para poder emitir o 'Bipe' o mais alto possível.
  • Emitir som para PRODUTOS PESÁVEIS: Uma vez marcada essa configuração ao fazer a venda de um produto pesável sem informar a quantidade será emitido o som para alertar ao operador de que a quantidade deverá ser digitada.

Essa configuração não está disponível no Intellicash por se tratar de uma configuração particular de cada caixa sendo possivel personalizar a frequência e a duração do bipe.

Configuração de Som

Tela

São configurações para que o usuário possa personalizar o sistema com algumas de suas características que serão exibidas na tela de venda. Por isso dividimos em duas partes: Títulos e Logomarca.

  • Título Superior: É sugerido colocar o nome do estabelecimento.
  • Título Inferior: É sugerido colocar “slogan” da empresa.
  • Logomarca: Você poderá inserir a logomarca da empresa.

Configuração de Tela

Para inserir os Títulos e a logomarca clique em Alterar que será aberta uma nova tela. Nessa existe os campos onde você ira digitar os títulos que deseja ser exibido. Caso ainda deseja alterar a fonte dos textos é preciso clicar no botão que tem ao lado do campo de digitação com um símbolo de um lápis.

No caso da logomarca é necessário clicar no botão de localizar e inserir o local onde está o logo da empresa. Lembrando que essa configuração também está disponível na retaguarda.

O logotipo pode ser no formato .jpg e .jpeg. E as dimensões recomendada é de 465×465. Caso não consiga inserir um arquivo, abra ele no Paint e salve-o no formato .jpg ou .jpeg e tente novamente.

Ticket Presente

Ferramenta ideal para o estabelecimento que gostaria de emitir um ticket de presente para seu cliente.

Para utilizar esta ferramenta é necessário fazer sua configuração. Para isto entre em configuração –> Ticket de Presente.

Lembrando que recomendamos que esta configuração seja realizada na retaguarda e exportada para todos os frentes, para manter o padrão de todos os pdvs.

Configuração de Ticket presente

  • Habilitar funcionalidade na tela de venda: quando marcada permite que o usuário faça um ticket através da tela de venda. Caso o usuário não queira fazer pela tela de venda basta entrar em Utilitários –> Ticket de Presente;
  • Solicitar permissão ao usuário: Caso o estabelecimento queira restringir esta tela para apenas alguns funcionários é necessário habilitar esta configuração e não esquecer de entrar na tela de permissões de operadores de caixa e liberar a venda para os usuários chaves.
  • Nº Vias: Quando configurado é o número máximo de vias que o usuário pode emitir ou seja, se estiver configurada 6 vias o usuário ao fazer o ticket pode escolher de 1 a 6 vias para impressão.
  • Nº Linhas vazias rodapé: quando configurada é o numero de linhas que ficará em branco caso o usuário queira digitar uma observação.
  • Texto Padrão: É um texto que o usuário pode digitar e que saíra em todas as vias do ticket de presente.

Aba Cadastro

Aqui iremos configurar se o sistema de frente de caixa irá validar o código de barras do EAN,o código da balança e a sua quantidade de dígitos que por padrão virá marcada como 14, ou seja, o sistema de frente de caixa irá trabalhar com 14 dígitos estabelecidos pelas regras do PAF.

Se marcada a opção Checksum do código de barra, o código irá passar por uma validação, ou seja, o dígito verificador será calculado com base nos primeiros dígitos do código. Se o valor calculado pelo algoritmo bater com o último dígito do código significa que o código de barras segue determinado padrão, tipo GTIN-14.

Tela de Configurações Gerais de Produto

Aba Dav/Pré-venda

Aqui iremos configurar algumas opções referentes ao funcionamento do DAV (Documento Auxiliar de venda) e PV (Pré - Venda) que serão utilizados integrando à retaguarda. Portanto é necessário começarmos marcando a opção “Acesso direto a Retaguarda(Config.:2306)”. Caso essa configuração fique desmarcada não será possível realizar a venda do DAV e do PV no frente de caixa. No caso do PV o documento não será emitido pelo sistema de retaguarda Intellicash e sim em um terminal EasyCash específico que não tenha impressora fiscal conectada, no entanto, esse documento será gravado direto no Intellicash, portanto é uma regra ter rede para emitir um PV.

Caso falhe a rede no momento em que se está criando esse PV poderá ocorrer uma sequência de erros não permitindo inserir itens até que se estabeleça uma conexão.

A opção “Utilizar código interno(Config.:1807)“, atualmente está disponível apenas para o PV e será implementado futuramente para o DAV, por isso essa configuração encontra-se no campo Geral. Se esta configuração estiver marcada ao tentar inserir um item na pré-venda abrirá uma tela pedindo que insira o código interno, este poderá ser tanto numérico como letras com no máximo 50 posições.

Já no campo DAV temos as seguintes opções:

  • Impressão da confirmação da venda: Marcando essa opção, ao finalizar uma venda abrirá uma tela de visualização de confirmação, mas essa configuração só será válida se o turno for controlado pela retaguarda, pois no caso de turno controlado pelo frente de caixa, mesmo marcando essa configuração não abrirá a visualização. Nessa configuração poderá visualizar um botão () que permitirá confirmar a impressão da forma desejada. Esse botão só está disponível na tela de configuração do EasyCash, pois essa configuração deverá ser caixa a caixa
  • Processar ao Localizar: Se marcada, ao localizar um orçamento no frente de caixa, automaticamente começará a vendê-lo sem necessidade de dar Ok. Se desmarcada, quando localizar um orçamento ficará parado na tela até que você clique no botão Ok.
  • Destacar Vendendor no cupom fiscal: Quando marcada está configuração, ao imprimir o cupom fiscal, será informado quem foi o vendedor do DAV.
  • Turno administrado pela retaguarda: Se marcada, o frente de caixa irá trabalhar de forma limitada a venda proveniente de orçamento, não permitindo inserir itens pois o campo de busca de itens não ficará disponível.

Obs.: Caso o DAV tenha mais de um vendedor, será mostrado todos os nomes no cupom fiscal.

  • Retorno do DAV pelo Operador do frente: Esta configuração deverá estar marcada se o cliente utilizar o DAV controlado pela Retaguarda e quiser o retorno de caixa para um operador específico.

Para utilizar esta configuração deve-se ter alguns cuidados, como por exemplo a associação de operadores de caixa com os usuários do Intellicash. Para maiores informações de como fazer esta associação e outras configurações Clique aqui

  • Impressão do campo de observação do DAV:

Esta configuração permite imprimir ou não as observações do orçamento. Esta possui 3 opções sendo elas: Não imprime observação, Imprime ou Pergunta ao usuário.

Configuração de impressão das observações do DAV

Se configurado - não imprime: ao vender o DAV no frente de caixa os sistema não fará nenhum tipo de impressão.

Se configurada - imprimir: ao vender o DAV no frente de caixa será sempre impressa um relatório gerencial com as observações do DAV.

Se configurado - perguntar ao usuário: o sistema mostra a mensagem questionando o usuário se deseja ou não imprimir. Lembrando que neste caso o foco esta na opção Sim.

Para o campo PV, temos:

  • Cancelar Pré-venda pendente: Aqui iremos identificar qual caixa irá efetivar o cancelamento de PV que por algum motivo apresentou alguma falha na impressão do seu cupom fiscal, por exemplo, de falha de comunicação com o ECF, e não consiga finalizá-lo, somente o caixa cadastrado nessa configuração poderá emitir seu cancelamento através do Relatório de Pré-venda. O Campo “Atual” se for marcada permite com que aquele caixa possa também emitir o cancelamento de PV pendente através do relatório habilitando o botão cancelar. Mais detalhes sobre o relatório de Pré-venda consultar dentro do item 'Relatórios deste manual.

Tela de Configuração DAV/PV

Aba Troca de Mercadoria

Esta tela contém as configurações necessárias da Troca de Mercadoria para que funcione corretamente, sendo essas configurações:

Tela de Configuração de Troca de Mercadoria

Cliente Obrigatório para cadastrar troca: Essa configuração obrigatoriamente deve estar marcada para que o sistema funcione sem problemas. No momento em que é cadastrada uma troca no frente de caixa (sobre como cadastrar é falado em 'Troca de Mercadoria') é necessário que algumas informações sejam informadas sendo o nome do Cliente ou Documento uma destas.

Cupom Fiscal Obrigatório para cadastrar troca: Essa informação obrigatoriamente deve estar marcada também. No momento do cadastro da troca é necessário informar o número do cupom fiscal apresentado pelo cliente onde contém um ou mais itens que o mesmo deseja realizar a troca, portanto esta configuração deve estar sempre marcada.

Pedir Código Interno ao cadastrar troca: Essa configuração fica a critério do cliente, se desejar utilizar ou não. Quando marcada irá pedir para informar um código interno sendo este utilizado na hora em que for efetivar uma troca, explicado melhor em 'Troca de Mercadoria'.

Gerar impressão ao cadastrar troca: Essa configuração quando marcada será impresso em relatório gerencial um comprovante do cadastro da troca efetuada com o número da troca e o produto a ser trocado.

manuais/intellicash/configuracao/easycash/configuracao_easycash.txt · Última modificação: 2017/03/22 17:29 por bruno.silva