Essa é uma revisão anterior do documento!
Ferramenta que permite lançar uma nota fiscal de entrada ou saída. Lembrando que na nf de saida é necessario ter o Gnfe para transmitir para a receita.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Gerenciamento→Estoque→Notas Fiscais→Nota Fiscal de Produto |
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
Nesta interface ficam os dados principais da nota, nela contem os dados sobre o destinatário, o endereço do mesmo, os valores da nota, sua tributação. É também onde faz as principais operações da nota fiscal.
Dados da Nota relacionada à natureza e valores:
Dados relacionados à capa da nota:
Atentar-se com a configuração de “ID 4503 Máximo de dias da emissão da NF de Saída”. Nesta configuração deve-se informar o máximo de dias que a nota será trnasmitida.
Como padrão o sistema usava 3 dias e agora vai usar o número de dias informado na configuração para fazer a validação da data na tela de cadastro de Nota Fiscal (Data Emissão e Saída) e na tela de Nota Fiscal (botão direito nas Data de Emissão e Saída).
Nesta parte irá exibir o entereço do destinatário da nota fiscal. Lembrando que esta informação deverá devidamente cadastrada no cadastro do agente.
Nesta interface há as seguintes informações:
Filtrar por fornecedor:
Exibir Apenas produtos em estoque:
Cód. Forn.: Para informar do código do fornecedor;
Tipo Trib.: Para informar o tipo de tributação do produto;
CFOP: para infromar o CFOP do item;
Trib.: Para informar qual o tipo da tributação do produto;
IPI Incide Sobre a Base de Cálculo do ICMS: Para indicar se o IPI irá incidir sobre a base de cálculo;
Pauta:
Red. B.C.S.T: Redução de Base de Cálculo de Substituição Tributária.
ICMS
CST: Código de Situação Tributária;
V. Alíq.: Valor da Alíquota do CST do ICMS;
R.B.C: Rede de Base de cálculo do CST;
Alíq. Final: Alíquota Final do CST do ICMS;
Pis
CST: Código de Situação Tributária;
V. Alíq.: Valor da Alíquota do CST do Pis;
R.B.C: Rede de Base de cálculo do CST;
Alíq. Final: Alíquota Final do CST do Pis;
Cofins
CST: Código de Situação Tributária;
V. Alíq.: Valor da Alíquota do CST do Cofins;
R.B.C: Rede de Base de cálculo do CST;
Alíq. Final: Alíquota Final do CST do Cofins;
IPI(Contribuintes)
CST: Código de Situação Tributária;
V. Alíq.: Valor da Alíquota do CST do IPI;
R.B.C: Rede de Base de cálculo do CST;
Alíq. Final: Alíquota Final do CST do IPI;
Nº de Cx.: Para informar o número de caixas do produto;
Qtde/Cx: Para informar o a quantidade de produtos por caixa;
Qtde: para informar a quantidade de produtos (Caso preencha os dois campos anterior este se autopreencherá);
Valor: Para informar o valor total do produto na nota;
Desconto %: Para informar o valor do desconto do total do produto em %;
Desconto: Para informar o valor do desconto do produto em valor real;
IPI %: Para informar o IPI do produto em %;
IPI: Para informar o IPI do produto em valor real;
B.C.: Para informar a base de cálculo;
M.V.A. %: Margem de Valor Agregado;
Alíq. Saída ST:
B.C.S.T: Base de Cálculo de Substituição Tributária;
S.T: Substituição tributária;
Valor Bonificação: para informar o valor da bonificação recebida;
Outros Custos%:
Outros Custos:
Custo Unit.: Custo unitário do produto;
MarkUp: Markup do produto;
Preço: Preço de venda do produto;
Validade: validade do produto;
Class. Fiscal(NCM): código NCM do produto;
Controlar Saldo de Beneficiamento:
Nº Pedido:
Item:
Custo Anterior:
Preço Anterior:
CMV Anterior:
Na janela de Nota Fiscal, o botão Importar exibe as informações de importação para Nota Fiscal disponíveis no Intellicash:
No submenu Entrada são exibidas as opções de importação disponíveis apenas para nota fiscal e entrada, e para isso é preciso lançar os dados da capa da Nota Fiscal. Disponiveis para entrada temos: Pedido, Coletor(Intellistock) e Recebimento.
No submenu Saida temos a opção de importação de Orçamento de Venda, para disponibilizar essa opção é preciso lançar os dados da capa da Nota Fiscal.
A opção Cupom Fiscal, é utilizada para emitir Nota Fiscal a partir de cupons fiscais, que podem ser tanto para entrada como para saída, por isso é preciso lança os dados da capa da Nota Fiscal.
As últimas opções, Importar XML e Capturar XML pela Chave, são métodos que independem da capa da Nota Fiscal, e por isso já ficam habilitada. Os dois métodos são similares, e servem para importar um arquivo XML de NF-e para o Intellicash. A diferença é que na opção Capturar XML pela Chave o Intellicash consulta a página da Receita Federal (http://www.nfe.fazenda.gov.br) e realiza a consulta da chave, se estiver disponível no site da Receita Federal, o Intellicash monta o XML com as informações disponíveis no WebSite.
Importar Pedido
Para habilitar este campo é necessário antes criar uma capa da nota, ou localizar uma nota, que não esteja confirmnada. Após isso ao clicar em Importação / Entrada / Pedido irá abrir a seguinte interface:
Nesta interface é necessário localizar um pedido para fornecedor (Geralmente são pedidos criados na interface de pedido para fornecedor ”Cadastros→Fornecedores / Pedido”), e nesta interface são listados todos os pedidos criados, após selecionar um pedido aparecerá a seguinte interface:
Nesta interface basta confirmar os dados e clicar no botão ”Importar Produtos” e após isso os itens já estarão inseridos na nota fiscal, para confirmar basta abrir a aba ”Itens da Nota”.
Importar do Coletor
A opção de Importar Coletor é utilizada caso tenha feito recebimento pelo Intellistock, pois irá exibir quais os produtos foram coletados para essa Nota Fiscal e permitirá associar os itens que serão lançados na NF com os itens devidamente recebidos.
O botão Coletor é usado para localizar a nota coletada ou importar do arquivo caso ainda não o tenha feito.
Nessa janela, é mostrado o caminho da pasta onde são despejados os arquivos com a coleta das Notas Fiscais, para localizar uma coleta realizada em outra data, basta mudar a data e clicar em carregar. Para mostrar todas as notas coletadas nessa data, marque a opção Exibir Todas as Notas Coletadas Na tabela de baixo, são exibidos os itens coletados para a Nota Fiscal, também utilizando o artificio de cores:
Nessa janela, ainda existem algumas opções para continuar o processo de importação:
Após todos os itens estiverem tudo ok aparecerá a seguinte interface para indicar os valores e a tributação.
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após isso basta clicar no botão ”Confirmar”. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
Importar do Recebimento
A opção de Importar do Recebimento é utilizada caso tenha feito recebimento pela ferramenta Recebimento de Mercadoria. Para isso é necessário criar a capa da nota, com as informações correspondente ao recebimento de mercadorias realizado. Feito isso ao escolher a opção de importar o sistema irá associar as informações da capa da nota com o recebimento de mercadorias e abrirá a seguinte interface:
Nesta interface é necessário a quantidade e a data que foi realizado o recebimento de mercadorias e após clicar em ”Localizar” o sistema irá buscar os dados referentes as informações preeenchidas. Após realizada as pesquisa basta selecionar a nota fiscal desejada e selecionar os itens que serão importados no checkbox ”Insere” e em seguida clicar no botão ”Inserir”, feito isso abrirá uma nova interface:
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após isso basta clicar no botão ”Confirmar”. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
Importar de Orçamento
Ao oprtar pela opção de importação por orçamento, antes é necessário criar uma nova nota, com natureza de saída. Feito isso ao clicar na importação por orçamento aparecerá a seguinte interface:
Nesta interface basta selecionar o orçamento desejado para fazer a importação dos produtos e após isso clicar no botão abrir. Feito isso os itens ja serão importados.
Importar de Cupom Fiscal
Ao optar pela opção de importação por cupom fiscal, antes é necessário criar uma nova nota, e em seguida preencher os dados da capa da nota e preencher o CFOP com o código ”5929 - Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF”
Somente após criada a capa nota é necessário clicar no botão de importação e após isso aparecerá a seguinte interface:
Após isso é necessário escolher os cupons que serão importados e para isso basta localizá-los nessa interface preenchendo os campos na parte superior da tela.
Após localizados todos os cupons desejados irá abrir uma nova interface para confirmar os valores:
Nesta tela é necessário informar os valores dos produtos e a sua tributação nas tabelas corretamente para prosseguir e após confirmar. Feito isso os itens estarão inseridos na NF.
Importar XML
Ao escolher a opção Importar XML será exibido uma interface para buscar o arquivo XML. Escolha a pasta onde os arquivos enviados pelo fornecedor serão armazenados. Por exemplo (“C:\XML”).
Para facilitar a localização da NF-e serão informados Razão social, CNPJ, Serie, Numero e Chave
da NF-e.
Importar XML Pela Chave
Caso escolha Capturar XML pela Chave, será exibida a janela para informar a chave de consulta contida no DANF-e. Será preciso também informar o Captcha (imagem de validação).
Após importar o XML seja pelo arquivo ou pela chave, será iniciado o processo de importação, primeiramente será verificado se o Fornecedor já existe, caso não exista este será cadastrado automaticamente, em seguida é criada a Capa da NF com seus totais. Então será exibida uma interface com os itens da NF.
As informações contidas nessa interface são as mesmas que estão no arquivo XML. Para dar seqüência a importação é preciso que todos os itens sejam cadastrados ou associados a algum produto que esteja em seu cadastro. Para facilitar a identificação foi feito um esquema de cores:
Nesta tela há os seguintes botões:
Na janela de comparação exibirá do lado esquerdo os itens contidos no XML, e do lado direito serão exibidos os itens coletados. Nessa janela também são usadas cores para identificar a situação dos itens:
Na tabela do lado direito, o campo # XML exibe o número do item que está associado a ele no XML.
Para associar manualmente um item é preciso selecionar o item do lado direito e do lado esquerdo e clicar sobre o botão Associar que fica na parte inferior da janela.
Na parte inferior há uma terceira tabela que exibe os itens associados que estão selecionados para facilitar a comparação. No XML existem as informações Comerciais e as informações Tributárias, para alternar entre elas na comparação da tabela basta clicar com o botão direito do mouse sobre a tabela esquerda e selecionar a opção desejada.
Caso alguma associação esteja incorreta, é possível desassociar clicando com o botão direito do mouse sobre a tabela da direita e clicar em Desvincular.
O botão Coletor é usado para localizar a nota coletada ou importar do arquivo caso ainda não o tenha feito.
Nesta tela há os seguintes botões:
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre algum produto aparecerá as seguintes opções de acordo com seu status:
Atualmente na Consulta Pública da NF-e tanto o destinatário, quanto o próprio emitente, podem efetuar o download do XML da NF-e, desde que identificados com seu certificado digital (conforme critério da SEFAZ). Idem para o Transportador citado na NF-e.
Foi criado um novo grupo de informações para que a empresa emitente possa indicar outras pessoas autorizadas a ter acesso ao arquivo XML da NF-e. Nesta alternativa, a empresa emitente poderá indicar o seu Contador, outras pessoas envolvidas no transporte da mercadoria, etc.
É possivel cadastrar os CNPJ e/ou CPF autorizados a realizar o download do XML em 2 situações:
Cadastro Empresa
”Cadastros→Empresa→Matriz e Filiais/Aba Cadastro/Sub Aba Dados”
Cadastro de Ciente
”Cadastros→Cliente/Aba Cadastro/Sub Aba Dados”
Cadastro de Fornecedor
”Cadastros→Fornecedores/Aba Cadastro/Sub Aba Dados”
Nota Fiscal
”Estoque→Notas Fiscais→Nota Fiscal de Produto/Aba Dados da NF”
Ao clicar sobre o botão Autorizar NF-e serão listados os documentos autorizados a realizar o download do XML da Nota Fiscal. Para inserir um novo documento, pode localizar dentre os agentes cadastrados. caso não esteja cadastrado, basta fechar a interface de busca, que será aberta uma interface para cadastrar o novo autorizado.
Ainda há a opção de imprimir para imprimir a auditoria da nota fiscal.
Nesta interface há os seguintes campos:
Emitente / Destinatário: Para informar o CNPJ do emitente/destinatário.
Número: para informar o número da nota fiscal;
Série: para informar a série da nota fiscal;
Início e Término: para determinar um período de datas a ser pesquisado;
Modelo: para informar o modelo da nota fiscal;
NF Própria: marcar esta opção irá pesquisar apenas notas fiscais próprias;
Quando a configuração de “ID 2601 Alterar preços imediatamente ao confirmar NF” estiver como ”SIM”, ao emitir uma NF com o preço do produto diferente do preço que está no cadastro, o sistema automaticamente irá alterar o preço de custo do cadastro do produto, caso escolha ”NÃO”, o preço do produto manterá mesmo emitindo uma nota com preço diferente do cadastro.
Quando a configuração de “ID 1002 Emitir NF sem estoque” estiver marcada como ”SIM”, o sistema irá emitir notas fiscais de saída mesmo sem estoque, se estiver marcada como ”NÃO” o sistema não permitirá emitir notas fiscais sem estoque.
Em caso de dúvidas, veja o manual sobre Etiquetas
Nesta tela pode se colocar qualquer tipo de observação desejar e após isso basta confirmar a operação.
Capa da Nota
NF Própria?: Para informar se é uma nota fiscal própria ou não;
Cancelada?:
Serviço:
Modelo: Para informar o modelo da nota fiscal;
Série:
Número: Para informar o número da nota fiscal;
Data Emissão: Para informar a data de emissão da nota fiscal;
Data Entrada/Saída: Para informar a data de entrada/saída da nota fiscal;
Endereço: Para informar o endereço do destinatário;
Entrega:
Tipo NF: Qual a finalidade da Nota Fiscal, pode ser:
Presença: Indicador de presença do comprador. No caso de venda, indicar sobre a presença do comprador. Valores válidos são:
Consumnidor Final: Se o destinatário for consumidor final, é necessário marcar esta opção;
CFOP (Emitente): Para informar o CFOP do emitente;
CFOP (Receptor): Para informar o CFOP do receptor;
Base Cálc. ICMS: Para informar o valor da base de cálculo do ICMS;
Valor ICMS: Para informar o valor do ICMS;
Frete na Nota: Para informar o valor do frete na nota;
Frete à Parte: Para informar o valor do frete à parte na nota;
Base cálc. ST: Para informar o valor da base de cálculo ST;
Valor ST: Para informar o valor do ST;
Seguro: Para informar o valor do seguro;
Outras Despesas Acssórias: Para informar o valor de outras despesas acessórias;
Valor IPI: Para informar o valor de IPI;
Valor Líq. Prod.: Para informar o valor líquido do total dos produtos da nota;
Valor Bruto Prod.: Para informar o valor bruto do total dos produtos da nota;
Descontos: Para informar o valor de descontos;
Total Contábil: Mostra o total contábil da nota;
Acréscimo Fin.: Para informar o valor de algum acréscimo financeiro;
Outros Custos: Para informar o valor de outros custos da nota;
Out. Custos Itens: Mostra o valor de outros custos nos itens;
Total Real: Mostra o total real da nota;
Nota Especial Sem Itens: Esta opção é para dar entrada em notas que não tem valor, como por exemplos notas complementares;
Empresa: Para selecionar uma empresa, caso tenha mais de uma cadastrada no sistema;
Chave NFe: Ao clicar neste botão será mostrado uma interface com a chave da nota fiscal;
Nas notas fiscais próprias esses campos são obrigatórios e já são sugeridos seguindo as seguintes regras:
Faturamento
Nesta tela há os seguintes campos:
Sacado: para informar o agente na qual será responsavel pela divida gerada pela nota;
Alterar: Para alterar quem é o sacado.
Valor: Para informar o valor da nota fiscal;
Multa: Para informar se esta nota tem algum tipo de multa;
Juros/Dia: Para infomar o juros por dia da nota;
Juros%/Mês: Para infomar o juros por mês da nota;
Desc. Pt.: Para informar o desconto da nota fiscal em porcentagem;
Centro de Custo: Para informar o centro de custo desta nota fiscal;
Forma de Cobrança: para informar a forma de cobrança da nota fiscal para o cliente;
Nº Documento: Para informar o número do documento da nota fiscal;
Nº Boleto: Para informar o número do boleto, caso escolha boleto como forma de pagamento;
Descrição: Para informar a descrição do lançamento financeiro da nota;
Nº Parcelas: Para informar o número de parcelas de pagamento da nota fiscal;
Vencimento: para informar a data de vencimento da nota fiscal;
Lançar: para lançar no sistema os dados e o faturamento da nota;
Nesta tela é onde fica as informações dos produtos da nota fiscal, nela é possivel inserir, alterar ou excluir os produtos. Para isso é habilitado os botões ”Excluir Item” e ”Alterar Item” na parte inferior da tela.
Esse tipo de venda tambem pode ser feito através de orçamento e transformado em nota fiscal.
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre esta tela há algumas opções:
Nesta aba sera exibido um resumo das informações que irão para o sintegra em relação a nota aberta.
Nela mostra na primeira coluna todos os CFOPs da nota fiscal e os valores do imposto e tributação.
Na segunda coluna mostra os itens referentes ao CFOP na primeira coluna e os seus valores de imposto e tributação.
Esta interface mostra a parte financeira do pagamento, decorrente da operação que realizar em ”Faturamento”
Na primeira coluna mostra todos os agendamentos financeiros de pagamento desta nota fiscal e seus dados, e na segunda coluna mostra os agendamentos de centro de custos.
Esta interface tem a função de realizar ajuste de valores na nota fiscal.
Nesta tela há os seguintes campos:
Nesta tela há os seguintes campos:
Esta aba apresenta as informações de transmição e xml da nota fiscal.
Nesta tela há os seguintes campos:
Nesta aba ficam as referências da nota fiscal. Caso a nota que você criou dependa de outra nota fiscal, como o exemplo de devolução, que para se devolver uma coisa é necessário tê-la primeiro, ou uma nota fiscal de cupom fiscal, que para criá-la é necessário informar qual o cupom será referência.
Nesta tela há os seguintes botões: