Ferramenta para se criar relatórios através de consulta SQL, onde o usuário pode configurar os tipos de dados de entrada e de saída, importação e exportação de relatórios, incluindo a configuração de impressão (*.rtm). Nessa interface, o usuário pode criar um novo, alterar, configurar parâmetros de entrada ou saída, importar ou exportar um relatório.
Para entrar nesta ferramenta basta entrar no menu em:
Configuração→Gerador Relatório |
Ao clicar neste botão aparecerá a seguinte interface:
Na coluna à esquerda há as seguintes abas:
Para se fazer a publicação de um relatório, é necessário selecionar o relatório no módulo Não Publicado e arrastá-lo para um dos subitens criado no módulo Gerador.
Na coluna à direita há as seguintes abas:
É o local onde se coloca a consulta SQL, tanto quando se estiver criando ou alterando um relatório.
Neste novo Gerador de Relatório, não é necessário utilizar o “AS” para renomear os campos, pois o sistema permite que cada campo seja configurado.
É onde o sistema irá retornar o resultado do teste do relatório que está sendo criado.
Há também os seguintes botões:

: Importa um relatório de um arquivo gerado pelo sistema. Caso já exista um relatório ou uma configuração de impressão com o mesmo nome, o sistema irá perguntar se deseja sobrepor o relatório e a configuração de impressão. Caso seja sobreposto, as configurações anteriores não poderão ser recuperadas e o relatório irá continuar no mesmo módulo onde estava. No caso de um novo relatório, o sistema irá salvar no módulo “Não Publicado”.

: Exporta o relatório pai selecionado no caminho indicado, incluindo o relatório filho configurado, as configurações dos parâmetros de entrada e saída e configuração de impressão “rtm”.
Para exportar um relatório, é necessário selecionar o relatório pai desejado e informar o caminho onde se deseja exportar o arquivo.
O sistema faz a exportação de quatro arquivos, sendo:
Parâmetro de Entrada;
Parâmetro de Saída;
Consulta SQL;
Configuração de Impressão (RTM).
E no final, o sistema exporta um arquivo compactado, que é o arquivo que o sistema irá importar para poder criar o relatório.
A descrição do item para armazenar os relatórios deve ser apenas de caracteres válidos.

: Serve para alterar o nome do subitem do módulo que foi selecionado.

: Serve para excluir o subitem do módulo que foi selecionado.

: Criar um novo relatório. Ao clicar neste botão, o sistema irá pedir um nome para o relatório, o relatório pai, a consulta SQL e as configurações de parâmetros de entrada e saída.
Descrever o nome do relatório a ser criado, apenas com caracteres válidos.
No caso de relatório filho, escolher o relatório pai dele. Caso seja um relatório pai, escolher a opção “0.Sem Relatório Pai”.
Esta interface de configuração aparecerá apenas para relatório configurado como pai. Ela permite a configuração de um relatório filho, sendo que:
Apenas com o Duplo Click: Abrirá o relatório filho com o duplo click conforme configurado em parâmetros de saída deste relatório pai;
Na mesma interface deste relatório pai: Caso exista algum relatório filho que tenha sido configurado na Figura 19 com este relatório pai que será aberto, o sistema irá exibir o relatório filho nesta mesma interface, além de abrir o relatório filho com o duplo click conforme configurado em parâmetros de saída deste relatório pai.
Na utilização de relatório filho, deve-se criar o parâmetro de entrada do relatório filho, com o mesmo nome do parâmetro de saída do relatório pai, podendo ser do tipo Numérico, Texto ou Data.

: Para se alterar o relatório selecionado.

: Para se excluir o relatório selecionado.

: Para se cancelar a criação ou alterações que não foram salvas de um relatório.

: Para se salvar a criação ou alterações de um relatório.

: Limpa os parâmetros de teste.

: Utilizado para se testar um relatório no momento em que está sendo criado ou alterado. Durante o teste o sistema permite configurar os parâmetros de entrada e saída, mas antes será exibida uma mensagem ao usuário:
Se o relatório ainda não foi salvo o sistema não salva os parâmetros configurados, por isso antes de abrir a tela de configuração dos parâmetros de saída, o sistema permite o usuário escolher entre configurar ou não os parâmetros de saída.
Esta mensagem irá aparecer para o usuário, quando o relatório já estiver salvo, quando os parâmetros de saída já estiverem configurados corretamente o usuário não precisa reconfigurar todos os campos novamente, é só clicar no botão No. Mas caso queira fazer a configuração clique no botão Yes.
Se clicar no botão Yes, o sistema permite ao usuário fazer uma configuração padrão, pois normalmente podem existir muitos parâmetros de saída, neste caso o sistema salva o “Display” com o mesmo nome do “Nome” do campo e o “Tamanho” de todos os campos como zero, sendo assim todos os parâmetros estarão configurados como invisíveis, ou seja, não será mostrado no relatório, mas aí depois de salvar as alterações, basta o cliente selecionar o relatório e ir à aba Parâmetros e reconfigurar apenas os campos desejados.
Se clicar no botão No, o sistema exibe a tela de configuração de parâmetros de saída para cada um dos campos.
Nome: Nome do campo, não permite alteração. Quando não for utilizado o “AS” na consulta SQL, o sistema considera o nome idêntico ao nome do campo na tabela do banco de dados.
Display: Nome que será exibido ao abrir o relatório (nome da coluna).
Formato: Formato configurável para os campos de valores, deverá ser colocado como ,0.00
Tamanho: Tamanho da coluna que será apresentada ao abrir o relatório, no caso de zero, o sistema considera que o campo será invisível.
Tipo de Dado: É a configuração para duplo click que é configurado para cada um dos campos, sendo que um relatório pode permitir chamar mais de uma tela, dependendo do relatório e da sua configuração.
Sem Link: Para os campos configurados com esse tipo, o sistema não irá abrir tela utilizando o duplo click sobre ele.
Link Fixo: Se marcada esta opção, o usuário deverá escolher a Interface e o Campo. A interface é fixa, podendo ser Cadastro de Fornecedor (tabela FORNS), Cadastro de Produto (tabela PRODUTOS) ou Nota Fiscal (tabela NFSINTEGRA) e o campo normalmente será o ID referente a interface escolhida.
Relatório: Se marcada esta opção, o usuário deverá escolher o Relatório e o Campo, onde o relatório tem que ter sido feito no gerador de relatório, e o campo é o que será passado como parâmetro de entrada dele para que seja aberto quando for dado o duplo click neste campo que foi configurado neste parâmetro.
Tipo de Dado: Pode ser Texto, Numérico, Chave (consulta SQL), Data, Data/Hora, Lógico. Para cada tipo de dado o sistema permite inserir um complemento.
Tamanho: Será exibido quando o tipo de dado escolhido for Texto. Para configurar o tamanho do texto do parâmetro.
Decimais: Será exibido quando o tipo de dado escolhido for Numérico. Para configurar os decimais numéricos do parâmetro.
Consulta: Será exibido quando o tipo de dado escolhido for Chave. Neste campo é colocada uma consulta SQL que retorne os parâmetros de entrada desejados.
Dias(-): Será exibido quando o tipo de dado escolhido for Data ou Data/Hora. Que a quantidade de dias a menos a partir da data atual que o sistema irá salvar para abrir preencher este parâmetro depois de pronto.