Essa é uma revisão anterior do documento!
Essa ferramenta possibilida a Conciliação de Extrato Bancário via arquivos bancários (solicitados ou baixados do banco).
Para ter acesso a todas as funcionalidades da Conciliação do Extrato Bancário basta acessar a interface que se encontra em (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Conciliação de Extrato Bancário).
No sistema já vem cadastrado previamente 2 layouts:
Se desejar realizar um cadastro para um novo layout, basta clicar no botão “Novo” (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Conciliação de Extrato Bancário, com as abas Layout do Extrato, Layout Retorno e Identificação selecionada).
Logo após ser clicado o botão “Novo”, o sistema liberará uma nova tela para a descrição do layout.
Logo após ser clicado o botão “OK”, a aba “Identificação” estará habilidata para ser montada a estrutura de identificação do extrato de acordo com seu respectivo manual.
O grupo Cabeçalho geralmente traz o resumo do extrato (saldo inicial/data).
O grupo Detalhes geralmente traz o detalhamento de cada operação ocorrida no período.
O Grupo Trailer geralmente traz o resumo do extrato (saldo final).
No Grupo Diretório será configurado o Diretório dos Arquivos onde o sistema irá sugerir quando for importar o retorno.
Já na aba Categorias de Lançamento serão cadastradas as categorias referentes aos lançamentos que irão compor o extrato.
Para cadastrar uma categoria basta clicar no botão Nova Linha, o sistema abrirá uma interface onde será colocado o código da categoria e sua descrição. O usuário poderá também alterar e excluir os registro que foram cadastrados incorretos atráves dos botões Excluir Linha e Alterar Linha. Tais categorias e respectivos códigos constaram no manual cedido pelo banco.
Com todas as configurações já preenchidas o sistema está apto para importar os arquivos arquivos. Para tal procedimento deveremos selecionar o Tipo de Extrato e clicar no botão de Importar Retorno.
O sistema abrirá uma inteface para que o usuário possa escolher o arquivo que recebe do banco.
Após esse procedimento o sistemas começará a ler o arquivo do banco e comparar com o que está no movimento de caixa da respectiva conta contida no arquivo. Nesse processo o sistema já está conciliando os registros do extrato que foram enviados do banco com os existentes no movimento de caixa. Decorrido esse período se abrirá uma interface com os dados do Banco e do Cliente.
Com a interface já disponível na tela o usuário poderá realizar os seguintes filtros Todos (todos os registros que estavão no arquivos), Conciliados (todos os registros já conciliados pelo sistema) e Não Conciliados (todos os registros que não foram conciliados pelo sistema).
O usuário poderá tentar Conciliar os registros selecionados na grade que se refere ao Banco com a grade de Cliente. Esse processo poderá também ser feito para Desconciliar.
Para conciliar basta selecionar o registro desejado, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Conciliar.
Ao conciliar o sistema exibirá uma interface onde mostrará os registros que ainda não foram concilidados e os mesmos provém dos dados pertinentes ao registro selecionado (filtro baseado em data e valor). O Usuário deve selecionar o registro que correspondente.
Também na tela de comparação o usuário poderá Lançar Movimento que não encontrar (o sistema já irá conciliar o novo lançamento) e poderá acessar os Detalhes Financeiros de um registro conciliado.
Na abas Conciliação - Extrato, o usuário poderá selecionar o tipo de Extrato, Início, Término e Conta para que o sistema mostre os registros que foram conciliados de acordo como os dados informados.
Análogo a interface de comparação o sistema monstrará os filtros Todos (todos os registros que foram processados), Conciliadose os Não Conciliados .
Clicando com o botão direito do mouse o sistema apresentará um menu onde o sistema demonstrará Detalhes da Baixa, Mostrar Diferenças e Baixa Cartão (esses dois só serão habilitados se o resgistro selecionado estiver em vermelho).
Em Detalhes da Baixa o sistema demonstrará os detalhes financeiros pertinentes ao registro selecionado.
Em Mostrar Diferenças o sistema constatará as diferenças que provocaram a causa da diferença demonstrada.
Em Baixa Cartão, o sistema abrirá a interface de para o usuário realizar a baixa manualmente conforme o extrato bancário que estiver em posse se o sistema não conseguiu dar a baixa automaticamente no regisro em questão.
Em Forçar Baixa o sistema irá baixar o valor de acordo com o valor informado pelo operadora de cartão.
Após o fechamento da interface de baixas o sistema voltará para tela inicial de Conciliação de cartões, para visualização das baixas realizadas o usuário deverá selecionar a aba Pagamentos e realizar o processo igual para a efetuado na aba vendas.
Com a grade preenchida o sistema demonstrará cartão por cartão que foi baixado, dando também a opção para os mesmos filtros que foram demonstrados na interface da baixa (que antes era por montante).
Ao clicar no menu Detalhes do Retorno o sistema abrirá uma interface para para descrever particularidades relativas ao registro selecionado.
Em Detalhes Financeiros o sistema exibirá a qual montante financeiro o registro selecionado pertence.
E por fim em Ir para Arquivo voltará para interface de Conciliação de Cartoes - Baixas.
Já na aba Arquivos, para ter acesso ao conteúdo o usuário deverá selecionar o Tipo de Cartão (operadora cadastrada), as datas de Início e Termíno em que os arquivos de Vendas e Pagamento foram importados.
Já com os dados exibidos na tela (como por exemplo na tela acima), ao selecionarmos a opção Mostrar Detalhes do Arquivo, o sistema apresentará os detalhes do arquivo sendo ele de Vendas ou Pagamentos conforme o registro que esteja selecionado. Essa seria uma descrição detalhada do arquivo que foi importado outrora.
E por fim, ao clicar no botão Mostrar Conciliação o sistema abrirá a interface de Conciliação de Vendas - Comparativo, se o mesmo estiver selecionado no registro referende a Vendas e Conciliação Cartões - Baixas caso o registro esteja em Pagamentos.