Serão definidos alguns termos de utilização do frente de caixa:
Usando as definições acima, iremos explicar a utilização do sistema de frente de caixa(PDV).
O frente de caixa é usado principalmente para fazer vendas e também consegue fazer recebimentos/pagamentos de contas do retaguarda.
Portanto são descritas as operações realizadas pelo PDV, e como devem ser feitas:
As formas de pagamento serão agrupadas:
Movimento dos PDVs
Esta ferramenta tem a função de relizar a digitação em valores do caixa.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Gerenciamento→Financeiro→Tesouraria→Movimento dos PDVs |
O responsável pelo fechamento digitará apenas os totais de cada FPG que foram conferidos dos caixas. Nesta tela o usuário irá selecionar a Data do fechamento, PDV, Operador e Turno do caixa a ser digitado.
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
Fechamento de caixa
Permite realizar a confirmação dos dados enviados pelo frente de caixa, lançandos no contas e caixas convenientes ao estabelecimento.
Além da conferencia esta tela permite realizar o remanejamento de cupons que por ventura tenham sido lançado errados pelas operadoras do frente de caixa.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Nesta tela o usuário irá selecionar a Data do fechamento, PDV, Operador e Turno do caixa a ser conferido.
Gerenciamento→Financeiro→Tesouraria→Fechamento de Caixa |
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
O sistema mostrará o Valor Digitado (campo Valor), Valor do Sistema (campo Valor Sis.) e Diferença (campo Diferença). Caso haja alguma diferença na FPG, o usuário poderá acessar a tela de detalhes dando um duplo clique na FPG em questão.
Na tela de detalhes o programa mostrara os detalhes de cada forma de pagamento, haja vista que todos os níveis serão totalizados, os níveis de detalhamentos serão:
- Dinheiro
Tipo(venda,sangria,suprimento) Cupom(numero do cupom)
Banco(Itaú, Real, Brasil, etc) Cliente (nome do cliente),Cupom(numero do cupom),Cheque(numero do cheque)
- Cheque Pré
Banco(Itaú, Real, Brasil, etc) Cliente(nome do cliente),Cupom(numero do cupom),Cheque(numero do cheque)
- Convenio
Empresas (nome das empresas conveniadas) Cupom (numero do cupom)
- Funcionários
Funcionários (Nome do Funcionário) Cupom (numero do cupom)
- Clientes
Clientes (Nome do cliente) Cupom (numero do cupom)
- Cartões - Cartão de Crédito
Operadora (Visa, Máster, etc) Cupom (numero do cupom)
- Cartão de Débito
Operadora (Visa Electron, Rede Shop, etc) Cupom (numero do cupom)
- Outros
Tipo(vale troca, troca de mercadoria) Cupom(numero do cupom)
Caso haja diferença, os valores poderão ser remanejados para a forma de pagamento correta selecionando o cupom, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção Remanejar….
Para fazer a confirmação parcial dos caixas basta clicar no botão OK.
Ao fazer a confirmação parcial o sistema irá validar a configuração 303 - Valor Máximo para Diferença de Fechamento de Caixa com o campo Quebra de Cx. Se o valor da Quebra for maior que o permitido na configuração, será lançado como vale para o Funcionário em questão.
Também será permitido a impressão desta diferença e irá ocorrer automaticamente após a confirmação parcial do caixa quando a configuração 5403 - Imprimir Diferenças do Fech. de Caixa estiver em Sim e o valor do fechamento ter uma diferença (Quebra de Cx.) maior que a configuração 303 - Valor Máximo para Diferença de Fechamento de Caixa.
Logo após a mensagem do lançamento da diferença ocorrerá a impressão.
O usuário também terá a opção de imprimir a diferença selecionando o caixa em questão na parte dos PDVs Digitados, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção Imprimir Diferença.
Logo após a confirmação parcial o botão Confirmar ficará hablitado no canto inferior esquerdo da Tela. Para confirmar em definitivo clique em Confirmar.
Nos detalhes da forma de recebimento do cheque no Fechamento de Caixa existem campos que exibem os dados do cheque no grid que mostra os cupons.
Também existe a possibilidade de alterar os dados de um cheque selecionado. Para fazer isto basta selecionar um cheque, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Alterar Cheque….
Na tela de alteração o usuário poderá alterar o Banco, Agência, Conta, Número, Dt. Vencimento e Emitente do Cheque.
Nos Detalhes da Forma de Recebimento CARTÕES do Fechamento de Caixa temos os campos NSU TEF e NSU POS no grid que mostra os cupons que compõe o cartão selecionado.
Nestes campos são mostrados o NSU de acordo com o meio que o cartão foi passado no frente de caixa.
Se o cartão foi passado no TEF o sistema não permitirá sua alteração. Agora se o cartão foi passado no POS o sistema permitirá que se Cadastre, Altere ou Exclua o NSU informado (para realizar este procedimento basta selecionar o cupom em que se deseja realizar um procedimento e selecionar a opção NSU POS).
Algumas falhas foram detectadas e assim criadas formas de corrigir essas exceções (do ponto de vista do sistema):
Obs1.: só será permitido troco em dinheiro Obs2.: toda venda do tipo carteira deverá entrar para algum cliente, caso não seja cadastrado, a compra deverá ser lançado para o funcionário que autorizar a venda.
Soluções para problemas encontrados:
(1) o sistema permitirá remanejar os cupons para a forma de pagamento correta e pedira os dados quando necessário.
(2) Com o documento de cancelamento em mão, será possível cancelar o cupom no fechamento.
(3) O recebimento deverá ser feito através do botão Recebimento do EasyCash.
(4) Diferença ocorrida por troco errado, normalmente valores insignificantes, que poderá ser ajustado, desde que seja dentro de um valor pré-estipulado
(5) Cliente simplesmente não pagar a compra, será qualificado como perda, a compra será excluída do financeiro, produto será baixado do estoque como perda. (necessário numero do cupom, ou alguma forma de identificar-lo)
(6) Troco de outra forma de recebimento, será dado sempre em dinheiro, e caso não seja registrado, no movimento da compra, deverá ser feita uma sangria e identificar como sendo troco do cupom X forma de pagamento X.
(7) Em caso de não permitir troco, esse valor será feito uma sangria, como visto no item (6), e poderá ser incluído no valor bruto e no troco do cupom
(8) Caso de perder comprovante do funcionário, será conferido se o funcionário teve vale-compra aprovado e isso irá compensar a falta do comprovante físico.
(9) Poderá redirecionar a sangria do vale dinheiro para comprovar que o funcionário retirou o dinheiro.
1. Puxar Movimento do dia Ao finalizar o turno do Caixa no EasyCash o sistema já importa os dados do fechamento (se não vier fazer a reimportação na tela de conferência de vendas).
2. Digitar totais por forma de pagamento Somar os totais do fechamento de cada turno por operador, agrupados por forma de pagamento. Digitar esses totais no sistema por turno (Digitação).
3. Conferir totais Será apresentada uma interface com os totais puxados pelo sistema e os totais digitados, para conferir pode-se obter mais detalhamento dando dois cliques em cada forma de pagamento, até chegar a forma mais detalhada que seria por cupom (Conferência).
4. Ajustar diferenças Caso tenha alguma diferença do real e do sistema, deverão ser apuradas essas diferenças, de forma que cada cupom seja remanejado para a forma correta em que foi pago. Caso a diferença não seja corrigida por meio do remanejamento, este poderá lançar uma correção de caixa.
5. Confirmar caixa por turno Confirmar quando tiver certeza que está tudo correto. Pois o processo de estorno é custoso, uma vez que toda movimentação financeira feita posterior e que tenha algum vinculo com o fechamento, deverá ser estornado manualmente antes.
6. Lançar Movimento do dia Após confirmar todos os turnos, é feito o lançamento financeiro, para concretizar o fechamento, esse lançamento poderá ser feito turno por turno, ou agrupados vários turnos do mesmo dia.
Através do botão Recebimento do EasyCash o frente irá acessar uma tela semelhante ao do recebimento do retaguarda, selecionando o cliente o sistema permitirá que o usuário selecione as contas a serem baixadas.
Após a baixa os valores informados irão entrar no caixa como suprimento nas respectivas formas selecionadas.
Para visualizar os recebimentos no retaguarda basta acessar Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Fechamento de Caixa, selecionar a Data do fechamento, PDV, Operador e Turno do caixa a ser visulizado e clicar no botão Recebimentos.
O sistema irá mostrar uma tela com os valores recebidos, os agendamentos/espécies/cupons correspondentes ao recebimento.
Ao acessar a tela de detalhes dando um duplo clique na FPG em questão o sistema mostrará os recebimentos em Negrito e o campo PG marcado.
Outra tela que conseguiremos visualizar os recebimentos se encontra em Gerenciamento → Relatórios → Gestão Financeira → Acompanhamento Fechamento de Caixa. Nesta tela tem uma coluna chamada recebimentos que mostra o total de recebimentos e se desejar visualizar detalhes basta clicar com o botão direito do mouse e clicar em Recebimentos.
Foi adicionada a possibilidade de se fazer a sangria em cheque no EasyCash possibilitando assim o seu controle no fechamento de caixa.
Quando a sangria for feita no EasyCash o mesmo irá solicitar quais cheques terão sua sangria efetuada e logo após a conclusão já irá enviar estes cheques selecionados para o retaguarda.
O controle de cheques dentro do contas e Caixas exibirão todos os cheques que foram resgistrados a sangria pelo frente de caixa. Entretanto quando se tratar de cliente novo que ainda não possui na retaguarda o cadastro, pois o mesmo foi realizado pelo frente de caixa, aparecerá apenas após o fechamento de turno.
Na tela de confirmação do fechamento de caixa o cheque com sangria aparecerá em vermelho e se clicar com o botão direito do mouse o sistema dara a opção Detalhes Financeiros… (para verificar onde está o cheque no retaguarda) e a opção Cancelar Sangria… (para cancelar a sangria no fechamento de caixa antes do caixa ser confirmado parcialmente).
O sistema também irá fornecer a opção para que se faça a sangria de um cheque na tela de confirmação do fechamento do caixa. Para realizar está operação basta selecionar o cheque que deseja fazer a sangria, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Mudar Cupom para Sangria…*.
Também é permitido realizar o tratamento de Cliente e Funcionário de forma separa no Fechamento de Caixa (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Movimento dos Pdvs) e em (Gerenciamento → Financeiro → Tesouraria → Fechamento de Caixa).
Para tal foi criada a configuração 5903 - Controle de Fechamento de Caixa por Funcionário que vai padronizada como SIM e funciona como é atualmente o sistema (dando prioridade ao Funcionário).
Se desejar tratar o Cliente e Funcionário de forma separada deve-se mudar a configuração 5903 para NÃO e ao alterá-la o sistema irá rodar uma função que irá pegar todos os Funcionários ativos e transformá-los em Clientes independentes, permitindo o controle via EasyCash pelo Cliente.
Para vender no EasyCash como Cliente basta fechar o cupom na forma Clientes e selecionar o agente desejado. Todo o processo online de validação e envio de dados se baseará no cadastro do Cliente e não do Funcionário se a configuração estiver marcada em NÃO.