Esse relatório é usado para consultar as Notas Fiscais emitidas contra o CNPJ da empresa, e tomar ações relacionadas a esses documentos.
Para abrir esta ferramenta basta entrar no menu em:
Gerenciamento→Relatórios→Gestão fiscal→NF-e Destinadas |
Ao clicar nesta opção aparecerá a seguinte interface:
Para alimentar esse relatório, é preciso do certificado digital, e a empresa pode fazer de duas maneiras.
Pode instalar o programa NfeDestinadas, que automaticamente consulta o servidor nacional das NF-e e alimenta o IntelliCash; ou
Pode clicar no botão Notas Fiscais Destinadas para fazer a consulta ao servidor nacional da NF-e.
É preciso ter o certificado digital da empresa instalado onde for realizado a consulta ao servidor do Sefaz Nacional.
O usuário poderá consultar as Notas Fiscais pela data que foram emitidas ou pela data que foi capturada pelo IntelliCash, para isso basta escolher entre Emissão ou Verificação.
Ainda é permitido localizar as notas fiscais pela sua situação da NF-e emitida contra a empresa, Autorizado, Denegado ou Cancelado. A opção padrão marcada é sempre a de Autorizado.
Por fim ainda deve ser escolhido o Tipo da NF-e, lembrando que o tipo é do ponto de vista do emissor, pois consiste a informação contida na NF. Pode ser uma nota fiscal de entrada ou de saída.
Além dos filtros relacionados a consulta do Sefaz, é permitido realizar filtros cruzando com informações das notas fiscais lançadas no IntelliCash.
Os Filtros são:
NF-e Destinadas: exibe todas as notas fiscais consultadas no servidor do SEFAZ;
NF-e Consultadas não Registradas: exibe as notas fiscais consultadas no servidor que ainda não foi dada entrada no IntelliCash
NF-e Registradas não Consultadas: exibe as notas fiscais registradas no IntelliCash, mas que não foi consultada no servidor do SEFAZ.
NF-e Importadas: exibe as notas fiscais consultadas e que já foram importadas.
Outra funcionalidade inserida nesse relatório é a “Manifestação do Destinatário”, essa funcionalidade que foi criada pela NT 2012/002, serve a empresa se manifestar ao SEFAZ em relação a um documento emitido contra ela. As manifestações podem ser as seguintes:
Confirmação da Operação: confirma a ocorrência da operação, e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria);
Desconhecimento da operação: declarando o desconhecimento da operação;
Operação não Realizada: declarando que a operação não foi realizada (com recusa do recebimento da mercadoria e outros) e a justificativa por que a operação não se realizou;
Ciência da operação: declarando ter ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva, como as acima citadas. Este evento não configura a manifestação final do destinatário, portanto cabe ao usuário se manifestar posteriormente sobre a situação final da operação.
Ao Confirmar uma NF de entrada o IntelliCash automaticamente manifesta a confirmação da operação caso a maquina em questão tenha certificado digital instalado.
Outra funcionalidade dessa interface é permitir o download do XML da NF-e, e até mesmo a importação da NF-e.
Para realizar o download do XML da NF-e é necessário que o usuário tenha manifestado a confirmação ou a ciência da operação.
Ciente das informações acima, o usuário pode utilizar as funcionalidades encontradas ao clicar com o botão direito do mouse sobre um documento.
As funcionalidades são:
”Verificar Devoluções” : usado para identificar se há outra nota fiscal emitida pelo mesmo fornecedor revertendo a operação;
”Copiar Chave”: Copia a chave da NF-e e pergunta ao usuário se deseja ir para o site de consulta da NF-e;
”Manifestação do usuário”: permite o usuário se manifestar em relação a operação acobertado por um documento fiscal;
”Download XML”: permite fazer o download do XML da NF-e (para isso é preciso que o documento tenha tido alguma manifestação);
”Importar NF-e”: realiza a importação da NF-e pelo XML (mesmo processo feito pela interface de entrada de Nota Fiscal).
Na aba Devoluções são exibidas as notas fiscais que o usuário identificou como devolução, que pode ter sido feito pela função Verificar Devoluções.
Nessa aba o usuário pode localizar as Notas Fiscais de devolução pela data de emissão ou pela data que foi verificado no IntelliCash a sua devolução.
Outra funcionalidade muito interessante é o botão Similares, que exibe todas as notas de saída que não foram registradas no sistema, e ao selecionar a NF, exibe ao lado as notas fiscais de entrada do mesmo fornecedor que tenha o mesmo valor. Ao clicar em confirmar será associado as duas notas como sendo uma a devolução da outra.