Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:servidor_impressao_etq

Essa é uma revisão anterior do documento!


Servidor de Impressão de Etiqueta

Impressoras de etiqueta possuem uma linguagem especifica para impressão, a PPL (Printer Programming Language), porem vários fabricantes de impressoras passaram a desenvovler suas próprias linguagens, criando assim uma grande variedade. As mais famosas são a PPL-A, PPL-B e a ZPL.

Antigamente a unica maneira de imprimir era enviando os comandos nessas linguagens para a impressora, entretanto atualmente quase todos os modelos trabalham com Drivers que fazem o trabalho de emulação, permitindo assim que seja tratada como uma impressora convensional. Entretanto dependendo do modelod a impressora, essa emulação pode causar uma grande lentidão, e dessa forma prejudicar a operaçãod e emissão de etiquetas.

Considerando que a principais impressoras do mercado atualmente tem um bom desempenho com seus Drivers, a IWS tem como padrã a impressão via driver, que permite ao usuário maior flexibilidade na criação do layout da sua etiqueta, entretanto para os modelos que mais antigos, é possivel configurar o Servidor de Impressão de Etiqueta.

Configurano o Servidor de Etiqueta

O servidor de impressão é responsavel pela impressão em PPL, portanto deve existir um servidor de impressão de etiqueta por impressora.

Ao iniciar o servidor de impressão o usuário deverá definir a porta de comunicação (o padrão é 5075) e as configurações da impressora.

Como pode ser visto, a porta pode ser alterado, mudando o campo porta e clicando no ok (botão ao lado). Caso queira mudar a porta, é preciso desativar o servidor, para isso clique no menu Arquivo e clique em “Desativar Servidor”, poderá notar que o LED verde da seção Servidor ficará apagada, após salvar a alteração, deve reativar no mesmo lugar.

Para alterar a impressoa, o usuário deverá escolher a porta em que a impressora está conectado, selecionar o modelo (ppla, pplb, zpl entre outras) de acordo com o firmware da sua impressora. Os demais parametros devem ser seguidos de acordo com o manual de cada fabricante a fim de prmitir imprimir corretamente a etiqueta. Após todas as alterações realizadas, é preciso Salvar as configurações e reiniciar o servidor. (o LED vermelho ficará aceso caso alguma alteração seja feita e não seja reiniciado o servidor).

Caso queria testar a impressão, o servidor possui um layout padrão, basta clicar em “Testar Impressão Generica”.

O servidor possui um “Banco de Dados” para fazer a SPOOL de impressão, e esse banco por padrão se encontra na mesma pasta do executavel sob o nome de “DBPRINTETQ.FDB”. Caso precise alterar o arquivo de lugar, será necesário desconectar do banco de dados no meno Arquivo, e após realizar a alteração, reativa-lo.

Na seção Banco de Dados, é possivel verificar o conteudo do SPOOL de impressão

manuais/servidor_impressao_etq.1696358930.txt.gz · Última modificação: 2023/10/03 18:48 por rsobreiro