O INTELLISTOCK ANDROID trabalha em um ambiente de rede local (LAN) e por isso é necessário que alguns parâmetros de rede sejam definidos para que a comunicação entre o serviço e a aplicação ocorra sem problemas.
O primeiro pré-requisito para a utilização do ISA é a disponibilidade de um aparelho que opere o Sistema Operacional Android 6 ou superior.
O equipamento (seja um smartphone ou um coletor de dados), precisa estar conectado a uma rede WI-FI, que SEJA A MESMA rede do ambiente cabeado. Por exemplo, se a rede WI-FI tralha na rede 192.168.0.1 e o servidor do ISA esta em uma máquina com o IP 192.168.1.1 e as redes forem isoladas, não haverá comunicação entre o serviço e a aplicação.
Além desse requisito básico, há os requisitos de regurança da rede que precisam ser averiguados antes da intlação do ISA.
Se houver bloqueio de IPs ou Portas na rede, estas pecisam ser liberadas. Por padrão o ISA sugere a utilização da porta 8033, mas pode ser outra qualquer. Além disso, é recomendável que UTILIZE IP FIXO no equipamento móvel para evitar perda de comunicação com o serviço.
Faça a verficação de PING entre o servidor e o equipamento móvel.
O ISA, assim como o IS, possui uma página onde são disponibilizados os instaladores das últimas versões.
Além dos instaladores, existem dois links diferentes para se fazer download dos Apps. O primeiro é no texto Download APK próximo a cada imagem dos Apps. Este link permite baixar para o computador ou diretamente no smartphone o arquivo de instalação para Android.
O Segundo link é no logo de cada aplicação que direciona para a página da Play Store.
Execute o intalador NO MODO DE ADMINISTRADOR e siga as etapas de Instalação para iniciar a utilização do ISA.
Conecte o Samrtphone no cabo USB e habilite a opção de Transferência de arquivos
Copie os arquivos .apk para do computador para o samrtphone.
Em seguida, abra o gerenciador de arquivos no Samartphone e execute os arquivos .apk para a instalação.
A partir da versão 1.0.1.9 o ISA faz a conexão com o banco de dados utizando o Enterprise Server.
Mas para isso funcionar o Enterprise deve permanecer na página de instalação do ISA/ESServer/ES_ISA.exe
Uma versão recente do ES está modificada para alterar a cor do ícone para ver se o parâmetro do ES_ISA.INI estiver configurada par ao isa:
[Produto] Tipo=ISA
No menu superior encontram-se 3 opções: Servidor, Configurações e Sobre.
Exibe o log de comunicação entre um terminal e o servidor.
Neste menu estão disponíveis as opções de configuração da conexão com o banco de dados, opções de configuração de uso do programa e configuração de etiquetas.
Dados de Liberação Nesta seção são informados os dados para a liberação do produto pela nova versão do IntelliWeb. O link de liberação não precisa ser alterado e é o valor padrão do programa. O Token é uma chave obtida no perfil do usuário IntelliWeb, associado a um cliente, que dá acesso às informações disponibilizadas pela API.
Dados de Conexão Nesta seção são informados os dados de conexão com o Banco de dados do IntelliCash.
Exibe uma interface que permite configurar o diretório de destino dos arquivos enviados pelos smartphones, como arquivos de recebimento de notas, coletas de inventários e impressão de etiquetas.
Além disso, é possível visualizar quais são os usuários do IS cadastrados no IC por meio do botão Usuários e ainda os dispositivos cadastrados no IS.
A configuração da PORTA HTTP é a mesma que deve ser indicada nos Apps. Dependendo das configurações de rede do ambiente em que o sistema estará operando, será necessário incluir no firewall uma exceção para a porta. Isso pode ser feito por meio do botão ADD FIREWALL EXCEPTION.
Depois de efetuar as alterações nos campos, é necessário SALVAR.
Esta opção permite que as configurações de impressão das etiquetas sejam alteradas, assim como no IC.
Algumas vezes a impressora de etiquetas pode ser de um modelo antigo, o que torna o envio do template de impressão como “imagem” muito lento para elas. Dessa forma, a IWS criou um servidor de impressão que envia para a impressora os dados no formado de linguagem de impressora. Como explicado nesse manual.
O Aplicativo do ISA - Controle de Preços na versão 1.0.3.1 permite a escolha de um template para impressão, que pode ser o template de impressão do servidor de impressões.
Mas para que a impressão ocorra de fato, o ISService.ini precisa esta configurado para isso ([CFG] PRINTSVR=1).
... [CFG] empresa=1 HTTPPORT=8033 FDIR=C:\IWS\COLETAS PRINTSVR=1 PRT_TEMPLATE=Etiqueta Svr [DBCONNECTION] ...
Mas isso não é o suficiente. O banco de dados do IC também deve estar configurado corretamente:
1º - Tabela SERVER_ETQ_PRINT id 1; host <ip_maq_impressora>; port 5075 (padrão para porta mas é configurável)
2º - Tabela MODELOS_IMPRESSAO
INSERT INTO MODELOS_IMPRESSAO (ID, DESCRICAO, DESCRICAO_PRINT, P_ID, ATIVO, ID_SERVER_ETQ_PRINT) VALUES (gen_id(newidgeral,1000), 'Etiqueta Svr', 'Etiqueta Svr', 1, 1, 1);
3º - Tabela REPORTS
INSERT INTO REPORTS (ID, CLASSE, NOME, DESCRICAO, NIVEL, DLL) VALUES (gen_id(newidgeral,1000), 151, 'Etiqueta Svr', 'Etiqueta Svr', '5', NULL);
4º - Template
INSERT INTO REPTEMPLATE (ID, IDREP, LOCAL, TEMPLATE) VALUES (gen_id(newidgeral,1000), <id_tabela_reports>, 'Svr', 'txt;N;2;2;2;3;3;<@cdsLabels.Descricao@>;0;1; txt;N;2;2;1;8;3;<@cdsLabels.Obs@>;0;0; br;N;0;2;2;13;5;<@cdsLabels.ean@>;10;1; cx;10;32;56;13;1;1; txt;N;3;3;2;16;35;R$; txt;N;3;4;4;12;50;<@cdsLabels.Preco[2]@>;');
Configurações gerais referen-se as configurações que são iguais para todas as aplicaçoes do ISA, seja Recebimento de Notas, Inventários, Impressão de Etiquetas, Consulta de Preços Concorrentes e Sugestão de Preços.
Normalmente a primeira tela apresentada é a tela de Login.
Os usuário são carregados automaticamente toda vez que o App é executado. Mas para que isso seja possível, as configurações de conexão precisam estar preenchidas de forma correta.
Para acessar a tela de Configurações, clique no botão Voltar na tela de Login.
No campo Nome deve ser informado um nome que identifique o samrtphone para o sistema.
No campo IP deve ser informado o IP da máquina onde o Servidor do ISA está instalado, seguido da Porta de Conexão (”:8033”).
No menu principal do App de Inventário são apresentadas opões para a contagem de situações específicas como: Inventário, Troca, Devolução, Perda e Consumo. Cada opção irá gerar um arquivo próprio, facilitando a identificação de cada contagem.
Na parte inferior, existem três opções: Enviar Arquivos, Atualizar Produtos e Voltar.
Enviar arquivos: envia para o Servidor as contagens em aberto. Constagens em aberto deixarão o botão correspondente na cor roxa.
Atualizar Produtos: busca no servidor a relação de todos os produtos cadastrados, seja no IC ou no próprio ISA. Essa ação permite que a consulta de produtos possa ocorrer de forma offline.
Voltar: volta para a tela de login.
A tela de contagem apresente um Título indicando qual é o tipo de contagem que está sendo realizada. O toque no título abre uma tela de Produtos Contados
Abaixo do Título, são exibidas as informações do último item contado.
Na parte inferior, são exibidos os campos para a contagem atual: Código Ean e QTDE (quantidade).
O botão LER CÓDIGO abre a câmera do samrtphone para a captura do codigo de barras. Ao ler o código do produto, suas informações são consultadas e a quantidade é solicitada.
O botão confirmar Insere o Item no inventário.
No menu principal do recebimento de notas há botões para Receber Nota,Nota Cega,Enviar Arquivo,Backup do Banco,Atualizar Produtos e Voltar.
Receber Nota: Preenchendo a data do recebimento,será encaminhado para uma tela onde os dados da nota devem ser informados.
A captura da chave do DANFe pode ser feita pela opção LER CÓDIGO que irá ativar a câmera do samrtphone.
Ao capturar a chave, os outros dados serão preenchidos automaticamente.
Também é possível iniciar o recebimento informando apenas o CNPJ e o Número da nota.
Na tela de recebimento há um Título que corresponde ao número da nota que está sendo conferida. Um toque nesse título abre uma tela com os produtos já conferidos.
A contagem dos produtos pode ser realizada pela captura do código de barras, quantidade de itens e a validade, de acordo com configurações do ISA e do IC.
Se faz possível a alteração da quantidade de um produto clicando sobre ele, e inserindo a nova quantidade.
OBSERVAÇÃO: -Ao incluir um produto que já consta como coletado, aparecerá uma caixa de dialogo perguntando qual ação o usuário quer tomar:
-DESCARTAR o produto: a nova coleta será descartada. Mantendo assim intacto o registro do produto realizado na coleta anterior.
-SUBSTITUIR o produto: a coleta anterior do produto será descartada.
-SOMAR o produto: a nova coleta será somada a coleta anterior.
Foi incluído no campo do EAN um botão que lista os itens de código interno, definidos no IC. Por eles é possível realizar o lançamento na nota diretamente pela lista.
A opção de O.R. Exibe a lista de Ordens de Recebimento disponível para o dispositivo. Há um botão para editar e um botão para enviar em cada uma das opções.
A partir da versão 1.0.2.1 o app de recebimento de notas permitirá realizar o recebimento de O.R.s em mais de um aparelho simultaneamente.
A nova função é chamada de Cooperar.
O botão do canto superior direito permite que outros usuários visualizem a O.R.
Após a ação de abrir para recebimento cooperado, o “proprietário” da O.R. vai exibir a tela de conferência com o botão desabilitado.
Entende-se “proprietário” o aparelho que abrir a O.R. primeiro.
Os dispositivos que estão auxiliando a coleta da O.R. não irão alterar o status do recebimento, e irão apresentar uma mensagem informativa.
O aplicativo está disponível na Play Store. Clique em “Instalar” para que seja instalado no seu dispositivo.
Ao iniciar o aplicativo pela primeira vez, uma janela com os termos de uso será exibida. É necessário clicar em “Li e Aceito” para concordar com os termos de uso.
Em seguida, uma janela informando que você aceitou os termos de uso será exibida. Clique em “OK” e depois em “Permitir” para autorizar o acesso aos diretórios do dispositivo.
O aplicativo estará em modo de demonstração, portanto, é necessário realizar a ativação do aplicativo para acessar todas as funcionalidades disponíveis. Para ativar o aplicativo, selecione o ícone da engrenagem laranja no canto superior direito da tela e, em seguida, insira o endereço IP do servidor do programa ISA.
Se a ativação foi bem-sucedida, uma janela aparecerá informando que tudo ocorreu corretamente.
Após essa notificação, é preciso inserir o nome de usuário e senha, e prosseguir para a próxima tela, que é a tela de seleção de veículos. Nesta etapa, você deve escolher o veículo que será usado para as entregas.
Menu Principal:
Botão “Abrir Lista”: Ao selecionar este botão, você será direcionado para iniciar a criação do itinerário das entregas. Isso envolve adicionar os cupons que serão carregados pelo entregador.
Botão “Lista de Entregas”: Nesta opção, você encontrará as entregas que já foram adicionadas ao itinerário. (As informações nesta tela só serão exibidas quando o botão “Abrir Lista” estiver definido como “Confirmar Entregas”; este tópico será abordado mais adiante.)
Enviar Pendentes: Caso existam entregas que ainda não foram enviadas ao servidor e estão armazenadas no celular, você pode reenviá-las através deste botão.
ABRIR LISTA:
Nesta tela, você encontrará o campo onde os cupons adicionados ao itinerário serão exibidos, juntamente com quatro botões:
Ler Cupom de Entrega: Utilize esta opção para fazer a leitura do QR code do cupom de entrega.
Digitar Cupom: Se não for possível ler o QR code no cupom de entrega, o aplicativo permite que você insira manualmente as informações do cupom.
Limpar Lista de Entrega: Este botão apagará todas as entregas adicionadas à lista.
Pronto para Entrega: Selecione este botão somente após inserir todos os cupons das entregas na lista, a fim de iniciar a rota de entrega.
Após a inclusão dos cupons de entrega, é essencial clicar no botão 'PRONTO PARA ENTREGA' para que o usuário retorne ao menu principal.
Se estiver usando o aplicativo pela primeira vez, será preciso conceder duas permissões de localização. A primeira permissão é para a localização em primeiro plano, e após aceitá-la, será necessário conceder a permissão para a localização em segundo plano, como ilustrado na imagem.
Após concluir as etapas anteriores, o aplicativo entrará no modo de entrega. Isso será evidenciado pela notificação do aplicativo e pela mudança do rótulo do botão “ABRIR LISTA” para “CONFIRMAR ENTREGAS”. Ao clicar em “CONFIRMAR ENTREGAS”, você será redirecionado para a tela onde os cupons de entrega são exibidos, permitindo que você confirme cada entrega no local correto.
Exemplo de confirmação de cupom, ao realizar a entrega ao cliente
Seguindo o fluxo de uso, uma vez que a rota de entrega é concluída e você retorna ao estabelecimento, é essencial enviar o arquivo de entrega para o servidor. Para fazer isso, basta selecionar o botão 'LISTA DE ENTREGAS' no menu principal. Ao fazer isso, você será redirecionado para uma tela que exibe o resumo do itinerário, contendo todos os cupons da rota, incluindo os que foram confirmados e os que não foram.
Para enviar o arquivo ao servidor, é fundamental escolher o botão 'ENVIAR ARQUIVO' localizado na parte inferior da tela. Após clicar em 'SIM' na janela de confirmação que aparecerá, um resumo da rota será exibido, incluindo informações como a distância percorrida, o tempo e um mapa. Na janela do mapa, é necessário selecionar 'CONFIRMAR' para tentar enviar o arquivo de entregas para o servidor.
“Se o envio for realizado com sucesso, uma mensagem de confirmação será exibida, informando que as entregas foram enviadas. Caso contrário, haverá a opção de selecionar 'Salvar as entregas'.
Uma mensagem será exibida na parte inferior do Menu Principal, indicando a presença de 'ENTREGAS PENDENTES'. Para enviá-las, basta clicar em 'ENVIAR PENDENTES'.
Observação: O aplicativo somente permitirá o início de outra rota após o envio ou a salvaguarda das entregas pendentes. Observe que o botão anteriormente rotulado como 'CONFIRMAR ENTREGAS' foi alterado para 'ABRIR LISTA NOVAMENTE' após o envio ou a salvaguarda das entregas.
Este aplicativo nasce da necessidade de verificar a integridade das mercadorias expedidas pelo depósito em relação à emissão de notas fiscais.
A tela inicial do aplicativo permite configurar o IP, porta e nome do dispositivo. Em “Opções Avançadas”, é possível ativar a “Leitura Automática”, que inicia a câmera para leitura de produtos automaticamente, e ajustar a velocidade de abertura da câmera.
Na tela de login, insira suas credenciais como em outros aplicativos.
Após o login, a lista de ordens de expedição disponíveis será exibida. As cores indicam o status: branco para “Aberto”, verde para “Recebendo” e vermelho para “Divergência”. Use o botão “Atualizar” para sincronizar as ordens.
Os botões “Editar” e “Enviar” aparecem para cada ordem. Ao clicar em “Editar”, você será direcionado à tela de leitura de produtos.
Clicando em “Leitura” abrirá a câmera para a leitura do código de barras. Se a “Leitura Automática” estiver ativada, basta clicar uma vez em “LER CÓDIGO”.
Após a contagem, clique em “Enviar”. Se estiver em conformidade, a ordem desaparecerá da lista.
Muitas vezes acontece do cliente reclamar que não está havendo comunicação entre a aplicação mobile e a aplicação servidora. Neste caso há um passo a passo para se identificar os possíveis problemas.
Antes de começar, tenha certeza de que a versão da aplicação servidora e do App são as mesmas!!!
1 - Abra a aplicação servidora e clique na opção servidor para verificar os logs de comunicação. 2 - Abra o menu Configuração -> Opções e verifique a porta HTTP que está configurada e verifique qual é o ip da máquina em que a aplicação servidora está instalada. 3 - É possível realizar teste de consulta ao serviço do isa pelo navegador do PC. Abra o navegador e coloque o link da consulta (GET): http://<ip>:<porta>/iws/api/TControllerProduto/Ping retorna {"result":[{"CONNECTED":"TRUE"}]} se estiver comunicando Consulta de um produto pra gerar log no server: http://<ip>:<porta>/iws/api/TControllerProduto/Produto/0000000000001 retorna um Json com dados do produto. 4- Se não aparecer nada, verifique se a aplicação servidora está sendo bloqueada pelo firewall, tente usar a opção de "ADD FIREWALL EXCEPTION" em Configurações -> Opções. Pode ser tentado desativar temporariamente o Firewall para fins de testes. Pode tentar usar o Telnet para verificar a porta também. 5 - Peça acesso via Anydesk ao celular e verifique se a configuração de IP está apontando para IP:PORTA corretamente. 6 - Verifique se o celular está conectado no WI-FI da rede LAN. 7 - Salve as configurações do celular e verifique na aplicação servidora se há logs de consulta de Liberação e Download de Usuários. Se houver log de comunicação, pule para o passo 9. 8 - Verifique se o celular está com um IP da mesma rede em que está o pc da aplicação servidora (Ex. de erro: PC=192.168.0.30 Cel=192.168.1.128). Neste caso pode ser necessário configurar um IP Fixo no celular. (Peça para o responsável de Infraestrutura de Redes do cliente liberar este novo IP Fixo do celular. 9 - Se houver logs de comunicação entre o celular e o servidor (do ISA), verifique a conexão com o banco de dados em Configurações -> Conexão. Aqui a configuração é de conexão com o banco de dados do IC! Pode copiar de lá dele o ip. 10 - Se o App abre a tela de login no modo demonstração e no servidor retorna log com LIB:FALSE, verifique o limite de dispositivos permitidos para o cliente. Abra o menu Configurações -> Opções e veja se é possível remover algum dispositivo se for o caso de limite. 11 - Se retorna LIB:TRUE e mesmo assim o app entra no modo demonstração, tente reiniciar o app. 12 - Se o problema é etiqueta, abra a plicação servidora e acesse o menu Configurações -> Editar Etiqueta (Atacado). Configure os RTMs, verifique a imporessora, o DATA(fonte de dados), salve como arquivo com os nomes respectivos (EtiquetaProduto.rtm e EtiquetaProdutoAtacado.rtm). Faça testes configurando a impressora para PDF Printer e faça um Preview. Teste mandando imprimir pelo navegador: http://<ip>:<porta>/iws/api/TControllerProduto/Print/0000000000001. 13 - Verifique se a impressora está devidamente instalada. 14 - Os arquivos não aparecem na pasta correta: Verifique o caminho em Configurações -> Opções. Verifique se é uma pasta compartilhada e se usa o IP ao invés do alias da rede, se há permissão para gravação na pasta, se o programa está sendo executado como ADM.
Utilize programas que possibilitem o espelhamento da tela do seu smartphone no computador para que os técnicos do suporte possam acessar as funcionalidades do ISA durante o atendimento remoto.
Para a instalação do aplicativo Anydesk é necessário seguir os seguintes passos:
1-Procurar na Playstore o aplicativo Anydesk, após encontrá-lo clicar em instalar:
2-Após a instalação, abrir o aplicativo e clicar OK, em todas as telas que aparecerem:
3- Aparecerá uma tela informando que é necessário um Plugin para que seja possível o acesso remoto. Clicar em OK. Uma nova janela da Playstore irá aparecer. Basta clicar em instalar.
4- Será necessário habilitar o plugin, Para isso basta clicar selecionar Anydesk control service AD1, e depois arrastar o botão de ativação. Logo após clicar em Permitir na nova janela que abrirá.
5-Volte ao aplicativo Anydesk após esses passos. Uma mensagem de otimização de bateria irá aparecer, selecione Sim. Em seguida será exibido o número para acesso remoto. Esse número deverá ser informado ao analista!.
6- Depois de informado o número ao analista, Será exibido uma mensagem para aceitar o acesso. Clique em Aceitar. E em Perfil de permissão selecione Acesso integral. Aceite a solicitação de acesso remoto, e depois clique em Iniciar
https://fossbytes.com/android-screen-mirroring-apps-pc/
Para os programas que não requerem a instalação de um app no smartphone, o modo de depuração deve ser habilitado no aparelho.
1- Acesse as configurações; 2- Acesse a opção SOBRE O DISPOSITIVO; 3- Localize a informação "Número da versão" e toque 6 vezes rápidamente, ou até que a mensagem "Agora você é um desenvolvedor" apareça.
Ativar WebGL mp chrome
Ative o WebGL no Google Chrome Abra o Google Chrome. Na barra de endereço, digite chrome://flags/e pressione Enter; Role para desabilitar WebGL-ativar. Esta opção impede que aplicativos da Web acessem a API WebGL e clique em habilitar. Ir para chrome://settings Clique no botão Advanced na parte inferior da página; Na seção sistema, verifique se a caixa de seleção usar aceleração de hardware quando disponível está marcada.
O instalador cria um registro no windows para inicialização do programa com a chave IntelliStockA. As vezes são registrados em dois lugares diferentes:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StartupApproved
e
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run
Sendo assim, pode ser possível apagar um ou outro para evitar confitos de inicialização.