Para instalar o programa basta executar o arquivo PatrimonioDesk.exe.
Primeira etapa: Informações do programa. Clique em “Avançar”;
Segunda etapa: Seleção de diretório para instalação. Clique em “Avançar” ou selecione a pasta desejada e clique em “Avançar”.
Terceira etapa: Lista de operações a serem executadas. Clique em “Instalar”.
Quarta etapa: Conclusão. Clique em “Concluir”.
Para instalar o programa no coletor abra o programa instalado PatrimonioDesk e conecte o coletor ao computador.
No campo de texto “Pasta Coletora” é possível definir em que diretório da coletora será instalada a aplicação. Por padrão o caminho indicado é “Program Files/PatrimonioMob/”.
Após ser definida a pasta onde será instalado o programa basta clicar no botão “Instalar Aplicação na Coletora”. O programa transferido da pasta “coletor” que se encontra juntamente com o programa para a coletora e em seguida um atálho é criado a área de trabalho do dispositivo.
Uma mensagem informará se o programa foi instalado na coletora.
Ao instalar o programa na coletora pela primeira vez, será solicidata a liberação do produto.
No campo Chave digite o número de série que acompanha o produto e em seguida clique no botão Associar. Certifique-se de que esteja conectado a internet. Caso a comunicação ocorra de forma correta, o código de liberação aparecerá automaticamente no campo Liberação. Em seguida basta clicar no botão Liberar que ficará habilitado. Se a comunicação com a internet falhar, a liberação poderá ser feita através de solicitação via e-mail, enviando o arquivo gerado pelo próprio programa para liberacao@iws.com.br.
Ao executar o arquivo “PatrimonioDesk.exe” será solicitado imediatemente que se defina o diretório de destino, ou seja, onde os arquivos alterados pela coletora serão descarregados, pois caso uma coletora esteja conectada com arquivos para descarregar a descarga ocorrerá automaticamente.
Com o diretório definido para receber arquivos o programa é exibido:
Podemos observar se existe algum dispositivo conectado corretamente ao computador pelo texto no canto inferior esquerdo que exibe:
“COLETORA ON: Nome do Dispositivo”, para o estado de dispositivo detectado; “COLETORA OFF”, para o estado de dispositivo desconectado;
Para alimentar a coletora com dados é necessário apontar o diretório onde se encontram os arquivos gerados pelo sistema SIPAT e em seguida clicar no botão “Enviar Coletora”.
Caso tudo ocorra de forma correta uma mensagem será exibida:
Para efetuar o recebimento dos arquivos alterados pela coletora existem duas formas:
- Ao se conectar a coletora ao computador, caso o programa desktop esteja em execução, ou vice versa, caso a coletora já esteja conectada e o programa desktop seja executado. Se o diretório de destino estiver selecionado a descarga ocorrerá automaticamente, do contrário o diretório de destino será solicitado e então a descarga ocorrerá.
- Ao clicar no botão “Receber Coletora”.
Em ambos os casos, ocorrendo tudo corretamente uma mesagem será exibida
Para utilizar o aplicativo mével basta executar o arquivo “PatrimonioMob.exe” que foi copiado para a coletora na instalação.
A tela principal apresenta um campo de texto que diz o que está ocorrendo com a aplicação, além disso ha ainda três botões:
Continuar: Encaminha para a etapa em que o processo está executando. Inicialmente a etapa ativa é a seleção do Operador.
Relatório: Abre a lista de Locais em aberto e ao selecionar o local desejado, uma lista com as descrições dos materiais não conferidos é exibida. Além disso ao final da lista os materiais inseridos são apresentados como “N - ” + descrição do material.
Fechar Aplicação: Encerra os processos.
Quando a aplicação encontra os arquivos a primeira tela a ser exibida é a de seleção de Operador:
No campo de Código do Operador espera-se um numérico de 6 dígitos. Com o código digitado é necessário precionar o botão “Entar” do coletor, então é verificado se o código digitado existe no arquivo “OPERADORES.TXT”, se existir o nome do operador será exibido e o botão “OK” fica habilitado para a continuação do aplicativo.
Se o código não corresponder com nenhum encontrado no arquivo é exibido o texto “Código não encontrado.” onde haveria o nome.
Caso nenhum operador seja encontrado ou o arquivo não tenha sido encontrado uma mensagem é exibida: “Não há lista de operadores.”
Nesta área pede-se o código contido nas plaquetas. O código possui 12 dígitos, portanto caso um número inferior a 12 dígitos seja digitado o restante será completado com “0”(zero) à esquerda até inteirar 12 dígitos. A partir deste momento 4 situações podem ocorrer:
Material não Verificado: Quando o material existe no arquivo “BENS.TXT” mas não está verificado;
O nome do material é exibido e é necessário pressionar o botão “Enter” ou pressionar o botão “OK”, para efetuar a verificação.
Material Verificado: Quando o material existe em “BENS.TXT” mas já foi verificado anteriormente;
É exibida a data (da verificação) e a hora juntamente com a o estado de conservação escolhido e a descrição do material já conferido.
O campo de código fica vazio aguardando uma nova entrada e o botão “Sair” se torna o botão “Desfaz” que remove as informações da verificação para o estado não verificado.
Uma mensagem de confirmação é exibida antes da alteração ser efetivamente executada.
Esta opção está habilitada somente para materiais que já existiam na lista, ou seja, materiais adicionados pelo operador não podem ser revertidos.
Material Novo: Quando o material necessita de mais informações para completar a coleta. Para um material não existente na lista será necessário informar uma descrição e em seguida o estado de conservação deste item.
Material de Outro Local: Quando o material exite em “BENS.TXT” mas está vinculado a outro local diferente do selecionado atualmente.
Para adicionar um novo material à listagem é necessário informar uma descrição para este item antes de especificar seu estado de conservação.
O botão “Abortar” retorna para a tela de coletagem e cancela a inclusão do novo item.
Para a verificação de um material, seja novo ou existente na lista, é preciso escolher o estado de conservação deste material. A lista de estados de conservação é carregada do arquivo “CONSERVACAO.TXT”.
Quando todos os itens existentes na lista com o código da área selecionada são verificados, uma mesagem é exibida perguntando se o usuário deseja encerrar a coletagem daquele local.
“Yes” - Encerra a coletagem do local e o remove da lista de locais em aberto.
“No” - Continua a coletagem caso exista itens a serem adicionados à lista.
O botão “Sair” da tela de coletagem verifica se todos os arquivos já foram coletados ou não:
Se ainda existir algum material do local atual que ainda não foi verificado, este local permanece em aberto.
Do contrário é sugerido o encerramento do local:
Na tela inicial do aplicativo exite um botão chamado Relatório que nos mostra a lista de áreas abertas para que seja possível veriricar quais materiais faltam ser verificados e quais foram adicionados, como descrito anteriormente nas função deste botão.
Abaixo vemos a lista de materiais que ainda não foram verificados além dos que foram adicionados.
A apresentação consistem em ”(código)descrição” para materiais conhecidos e ”(codigo)N - descrição” para novos materiais.